1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

escolher entre lente canon ou tamron

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por nunoxad, 22 de Abril de 2012. (Respostas: 23; Visualizações: 2560)

1. nunoxad

nunoxad Power Member

ola malta, to a pensar comprar uma lente, mas to algo indeciso:
    tamron af 70-300mm f/4-5.6 di ld macro ou Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS, sera para fotos de animais (zoo, vida selvagem etc...) algumas fotos á lua, entre outras.
    Andei a ler e ver reviews mas ainda nao sei, a quem tiver experimentado uma ou outra, ou ate mesmo as duas, o que vos parece?

2. Wildstar

Wildstar Power Member

Comparando no DxOmark, a Canon é mais nítida. Também tem estabilizador, o que provavelmente é a coisa mais importante, e deve focar melhor. O único defeito da Canon é, em minha opinião, a falta de contraste.

A Tamron também é para full frame, logo tem vidro a mais :p

Última edição: 22 de Abril de 2012
  3. Eu ia para a Canon apesar de não ter tanto alcance a qualidade de imagem e melhor nem que tenhas de fazer crop

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

entre as duas a canon
    para baralhar a sigma 70-300 APO

5. nunoxad

nunoxad Power Member

A sigma nao ponderei por ter lido alguns comentários de avarias em vários foruns, daí ter colocado de parte essa opção

6. Wildstar

Wildstar Power Member

Nessa gama de preços e distancias focais, a Sigma APO é a que tem melhor qualidade de imagem. Fiabilidade é que já não sei. A focagem também não será tão rápida e certa como a Canon. Só que a Canon é a única que tem estabilizador.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

tenho uma que passou 2 anos quase montada na minha e n tenho grandes queixas.
    so tem o problema de de vez em quando a abertura bloquear (a maquina dispara, mas n abre o diafragma), mas com ums toques e disparos pro ar a gaja abre.
    poderia ter resolvido em garantia, mas fui preguiçoso e pronto...

qt à qualidade...

http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6814789
    http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=6746056

8. Wildstar

Wildstar Power Member

Não sei o que é isso.

Vai ao DxOmark e compara as duas na 7D. Parece-me bater certo com as fotografias que tenho visto pela 'net, bem como o preço.

Edit: sabendo como é com a Sigma, não me admirava nada que a amostra testada pela SLRgear tivesse defeito. Mais outra razão para não comprar Sigma.

Última edição: 24 de Abril de 2012
  9. Wildstar

Wildstar Power Member

Então afinal o DxOmark não é credível? Pá, não sou fotógrafo, não sei quem tem razão...

Aquilo do SLRgear não são gráficos de MTF, são gráficos de "blur index", que não sei o que é. Graficos de MTF é o que o DxOmark tem, e é neles que baseei a minha opinião.

10. o lens score que la colocam e tao credivel com o sensor score, acho que o strobe resumiu bem:

existem 2 sites de referencia para comparativos de lentes:

http://www.slrgear.com
    http://www.photozone.de

Compara as lentes em ambos os sites e chegas à mesma conclusão.

blur index = sharpness = MTF

11. Wildstar

Wildstar Power Member

1. Não ligo ao score da DxOmark, mas sim ao gráfico da MTF, como referi;
    2. "blur index = sharpness = MTF" é falso. Descobri o que é aqui; é aproximadamente proporcional à MTF50 (que é a frequência ao qual a MTF é metade do valor da mesma a frequência 0). Ou seja, é uma métrica subjectiva, tal como o score do DxOmark. Curioso que foi inventada precisamente pela DxO, e é obtida com software da DxO também.

Última edição pelo moderador: 25 de Abril de 2012
  12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a 55-250 tem melhor optica que a sigma e é estabilizada
    a sigma é mais barata e tem boa qualidade para o que custa. até aos 200/250mm e a f/8 tem uma qualidade bastanta boa, tendo em conta que me custou 140€

13. acho que de subjectivo o MTF nao tem nada. MF50 é MTF a 50%, ou seja qual o numero de linhas que consegues distinguir com um mínimo de 50% de contraste (ou seja perda de metade do contraste original para a distinção das linhas) por mm...

a Sigma 70-300 tem uma performance má a 300mm fora do centro, nesses casos mais vale pegar nos 250mm da canon e fazer crop.

parto do principio que quando alguem compra uma tele destas e para usar frequentemente no zoom maximo (pelo menos é o que acontece cmg), se tal nao for verdade, a performance da sigma é por exemplo superior no centro da 70mm... vai depender do uso que cada um lhe dá. depois entram os restantes factores como a estabilização, performance do AF, (esses sim subjectivos de avaliar) etc.

14. nunoxad

nunoxad Power Member

Pois possivelmente ira andar sempre nos 300mm ou la perto, a estreia dela sera possivelmente no zoo de lisboa, á cerca de 20 anos que la nao vou, e queria la ir ja com a nova lente.
    Penso que vou entao ficar mesmo por a da canon pois o estabilizador tambem é uma mais valia

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

16. Wildstar

Wildstar Power Member

Eu não disse que a MTF é subjectiva. Usar a MTF50 como métrica absoluta de nitidez de uma lente é que é subjectivo, já que nada diz sobre a evolução da função no resto das frequências.

17. http://www.normankoren.com/Tutorials/MTF.html

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

ja agr...
    é para montar em que maquina?

Partilhar esta Página