1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escolher grafica Dicas...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por doriangray, 31 de Outubro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1871)

1. doriangray

doriangray Power Member

Boas, pessoal venho aqui abrir novo tópico com intenção de reunir/resumir varias informações acerca de um tema já mais que batido e também pedir varias opiniões…
    COMO ESCOLHER UMA PLACA GRÁFICA:
    Para quem não percebe muito disto, como eu (mas após ter lido uns fóruns e muitas horas de pesquisa em lojas e afins consegui ter uma noção mínima sobre o assunto)
    Resumindo…(corrijam tudo o que esta mal e opinem sobre o que esta bem)
    Temos 2 tipos de *****
    Nvidea e ATI – (as diferenças serão os preços e já á uns tempos a nvidea era superior (agora não creio que seja assim)
    Em relação a escolha de uma gráfica e partindo do principio que toda a gente compra gráfica para jogar ou edição imagem 3D temos que ter em consideração o seguinte:

Modelo do ***** – quanto mais recente melhor pois mais compatibilidades

Memoria – ao contrario do que se pensa 1GB nem sempre é melhor que 512mb

Tipo de memoria – DDR2 ou DDR3 ou ate DDR4 - aqui esta a “clave”. O facto de ser DDR2 ou DDR3 tem a ver com a velocidade da memória que quanto maior melhor, ou seja podemos ter uma gráfica 1GB ddr2 com 900mhz e uma 512MB dd3 com 1600mhz que a 1600 em principio é superior, agora temos que analisar o tipo de jogos que jogamos pois em alguns casos jogos com muitas imagens/cenários exigem mais memoria enquanto jogos mais rápidos como os FPS exigem mais velocidade.Em principio os 512mb devem dar.

Frequência do processador – não sei bem qual a influencia mas quanto maior suponho que melhor (podem ajudar neste ponto)

Interface memoria – 128bit ou 256bit? – já li por ai que isto tem a ver com as cores e também que não se nota muito a diferença entre um e outro por isso…

Direct x Support – em relação ao Direct x temos as que suportam 10.1 e as de 10.Li em algum sitio (não me lembro) que ainda não há aplicações para 10.1 mas vai haver não é? Por isso se for a pensar no futuro 10.1 será uma boa escolha.

Saídas: Ora aqui a minha duvida: todas as placas tem saídas DVI e HDTV e muito poucas tem HDMI, a minha televisão é HDMI será que a diferença de imagem é assim tanta, ou seja utilizar saída hdmi ou um adaptador dvi to hdmi? E o hdmi da som também certo?ou so em algumas placas?se da som e queremos usar o som da placa de som como se escolhe?

Marcas: as marcas para mim são todas do mesmo nível, claro que umas melhores que outras mas o pormenor a considerar é o da ventilação e do ruído (corrijam-me se errado).

Agora a Indecisão:
    No meu caso eu estou a fazer um pc as peças, e tava a pensar no processador (ou o core 2 duo 3000 ou o core 2 quad 2.4) já me lembrei (como é so para jogos) reduzir 50€ ao processador e gasta-los na gráfica assim ficava com um Core 2 duo 2.4 e uma gráfica 50€ melhor
    Estou indeciso entre estas placas:
    HD4850 Freq Pross:625; 256bit ; 512 ddr3 a 1986Mhz 150€(isto é muito caro mas se tiver que ser)
    8800GT Freq Pross:625; 256bit; 512ddr3 a 1900Mhz 107€
    HD3650 Freq Pross: 725; 128bit; 512ddr3 a 1600Mhz directx 10.1 56€
    Esta ultima pelas especificações é muito semelhante mas pelo preço não sei e ja li que não é grande coisa...:confused:

Obrigado espero a vossa ajuda….:007:

2. Nivrin

Nivrin Suspenso

1º nao e nvidea e nvidia :D

2º Hd4850... :P da rape a 8800GT

directX 10.1 so as hd4870 penso eu!!!
    se tiver errado digam :D

3º tens que dizer o resto do sistema...
    motherboard..
    PSU
    ram
    the works...
    monitor... (para saber a que resolucao vais jogar)
    ate para nos ajudar a escolher qual a placa mais apropriada...

mas pronto... assumindo que ja tens uma mobo razoavel... HD4850 sem duvida... e ja ta pronta para os HDTV´s e isso tudo ;)

ate porque se mais tarde pretenderes fazer crossfire ou sli tens que ter motherboard para isso

3. doriangray

doriangray Power Member

sorry pelo erro..:)pois é a maravilha da coisa...eu inda nao tenho nada ando a ver preços...e tava a pensar escolher tudo que batesse certo com td...tipo uma bord q dess para a grafica que eu kero e para o processador q eu quero mais a ram que eu quero:) tava a pensar nesta configuração:
    intel core 2 duo 3.0 ghz ou core 2 duo 2.4Ghz
    2gb de ram ddr2 1066mhz
    disco 500gb sata
    Board (inda nao vi assim nenhuma mas vai uma asus em que possa encaixar isto tudo de preferencia com 4 slots e baratitatipo ASUS M3N-H/HDMI GF8300 SK AM2/AM2+ HT3/VGA
    fonte 500 ou 420 W conforme seja preciso.
    e a grafica ,a qual essa é muito cara o que é um problema a menos que em vez do core 2 duo 3.0 comprasse um 2.4 ai ja punha essa na boa se nao tenho que ir para as outras 2...
    uso um monitor (televisao) LG 32pol hd ready com 1366 x 768 de resol e hdmi
    neste momento tenho um asus f3jc ligado por dvi e a imagem é impecavel mas quero agr uma torre pa dar uns joguitos.sistema operativo sera o XP.

ja agora qual a diferença entre as 3 se as caracteristicas sao semelhantes?
    e sim ja vi varias com suporte de 10.1 ao menos era o que dizia nas especificações.

obrigado

Última edição: 1 de Novembro de 2008
  4. Nivrin

Nivrin Suspenso

tens que ter em atencao que essa motherboard e para AMD´s... mas eu percebi a tua ideia ;)

em relacao as fontes tens mesmo que dizer qual o sistema final para te indicar uma boa fonte ;)

em quanto a grafica
    era preferivel comprares uma HD4850 ate porque vais ficar melhor servido a longo prazo...

enquanto nas outras se quiseres jogar... que e o teu caso vais ter que por outra placa ou fazer crossfire

mas isso tambem depende to teu orcamento... (podes indicar ja um :D)

5. doriangray

doriangray Power Member

por acaso vi qq coisa q a board era pa amd mas tava na secção intel buu.
    orçamento é assim:
    processador CORE 2 DUO E8400 3.00GHZ 165€ ou Core 2 Duo E7300 2.66GHZ 115€
    disco 500gb sata2 55€
    placa grafica: HD4850 150€ ou a HD8800GT 107€ ou 2xHD3650 2x56€ em cross-fire(nem sei se da lol)
    MBoard: do tipo MSI P45 Neo-F 80€ (tem 4 slots e aceita ddr2 ate 1066)
    Ram: Memória Kingston KHX8500D2K2/2GN DD2 Hyper X 2GB 1066MHz CL5 50€ ou 4Gb ddr2 800 por 60€ nao sei o que sera melhor mas com 800mhz ja desco a board para 50 ou 60€ uma que seja para 800mhz com 4 slots
    Fonte:ADVANCE Fonte de alimentação PC EA4G-750 750 W 46€
    Caixa: qualque uma bonita depois escolho...

isto tudo ronda uns 400€a mais baixa ou 580 a mais alta...
    inda é uma diferença....teno que pensar
    opinioes...
    obrigado

6. Nivrin

Nivrin Suspenso

HD8800GT? :P
    nunca ouvi falar

hummm
    eu por mim ia pela HD4850

de resto acho que ta bom...

7. doriangray

doriangray Power Member

lol nao é HD é a 8800Gt com 512ddr2 1800mhz e 600 de processador com 256bit e ja para directx 10.1.
    pelo preço axo que vai esta.

Entao fica assim: nota que é pa jogar e trabalhar em autocad, nao vou ter montes de programas abertos ao mesmo tempo nem faço ediçoes de video nem imagem.
    Processador: core 2 duo E7300 2.66Ghz 116€
    Memoria:"2GB ram ddr2 800mhz (so no inicio depois mais 2) 25€
    MBoard: Asus M2N4-SLI (visto optar por 800mhz vou pa esta board) 47€
    Grafica: ASUS GF8800GT 512MB DDR3 HDCP - EN8800GT G HTDP 512M 108€ ou POWERCOLOR HD4670 PCS 512MB DDR3 PCI-E 86€
    Caixa mais fonte Caixa LinkWorld Black Piano ATX 450W ou fonte Fonte Xilence 500W Black 30€
    Disco Sata 2: 500gb 55€
    TOTAL:395€

eu sei que devia por uma 4850 mas sao 50€ a mais talvez na hora de comprar mude de ideias.

8. RSC

RSC Power Member

Essa fonte é meio caminho andado para teres uma desilusão e fritares os componentes todos do pc...

9. doriangray

doriangray Power Member

é se calhar meto uma de confiança...
    ainda ando é as volatas com a grafica lol
    vi agora uma SAPPHIRE HD 3870 512MB DDR4 a 120€ q gostei das espec. e ha uma em 2mao a venda por 80€ era uma boa aposta? se nao entre a 8800gt e a 9600gt? qual ´q a melhor?
    nota que sempre joguei em resolosões baixas e nunca me preocupei com isso so quero é que de para jogar de tudo crysis, far cry 2 , cod4 com resoluçao alta (para experimentar):009:
    cumpz

10. RSC

RSC Power Member

11. doriangray

doriangray Power Member

ja tive a ver essa e parece-me muito bem mas mesmo assim sao 150€ os gajos levam mais 10 de portes. o ideal seria gastar ate 110€ mais barata que a 4850 e ligeiramente inferior qual arranjo?
    aposto na Powercolor ATI HD 3850 PCS 512MB GDDR3 PCI-E ja com OC de fabrica?fico mal servido com esta??

12. doriangray

doriangray Power Member

13. Nivrin

Nivrin Suspenso

14. doriangray

doriangray Power Member

bem ja andava a procura disso na net feito tolo e pumba ja ta...he he obrigado
    fikei cinvencido vou para a 4850:)
    agora na altura de fazer a lista direita com o que quero e preços fiquei com duvidas sobre a board.
    1º- vi uma caixa que adorei e queria saber se cabe tudo la dentro é uma Nox media na global data.
    2º a board pa por ati tem que ter ***** ati ou pode ser qq um?para fazer crossfire ou SLI tem que ser board propria nao é?vi esta que ja da para ddr2 1066 e cross fire: ASUS P5KPL
    3º- fonte:para um E7200 e uma 4850 e 2gb ddr2 1066 chega 420watt ou tem que ser 550w?

sao as ultimas perguntas:)
    obrigado

15. Nivrin

Nivrin Suspenso

quanto a caixa... isso fica ao criterio de cada um... depende dos gostos...

mas so que com esse sistem tens que ter um airflow bom... (circulacao de ar)

porque essas caixas estao mais desenhadas para micro ATX

quantos isso dos chipset´s qualquer um serve :D

mas o preferivel e o da intel

ten o P35, P45, X38 e o X48... se houver mais n sei :P (eu tenho o X48 ^^)

P45 mais aconselhavel para single card... e X48 para crossfire (mas o crossfire da na mesma na P45... so que na X48 da mais rendimento)

e sim... se quiseres fazer crossfire ou sli tens que ter board especifica para isso e ter atencao a socket do processador tambem... se e socket da intel (ex. socket LGA775) ou socket da AMD (ex. AM2+);)

nas caracteristicas de cada motherboard diz la se ta preparada para crossfire ou sli...

quanto a fonte... penso que chega... (mas fica mais limitada) mas com a hd4850 montada... penso que se fosses para uma de 550W ficavas com maior margem de manobra

Última edição: 5 de Novembro de 2008
  16. doriangray

doriangray Power Member

Obrigado pela dica
    Tudo bem...
    entao vamos ficar assim:
    Processador: E7300 2.66Ghz
    M. Board: ASROCK 4CORE1333-ESATA2 R5.0 1333 775C2D PCI-X CROSS DDR800
    Disco: Samsung 500Gb sata II
    Grafica: SAPPHIRE HD4850 512MB GDDR3
    Fonte: LC 420w (ainda tenho que ver mas a difrença de preço pra 550 é muita e tao cedo não acrescento nada)
    Caixa: nox media
    Ram: 2Gb ddr2 800mhz + 2Gb ddr 800mhz (futuramente)

Qualquer coisa a corregir digam...obrigado

17. ATI Radeon™ HD 4850 System Requirements
    • PCI Express® based PC is required with one X16 lane graphics slot available on the motherboard
    • 450 Watt or greater power supply with 75 Watt 6-pin PCI Express® power connector recommended (550 Watt and two 6-pin connectors for ATI CrossFireX™ technology in dual mode)
    • Certified power supplies are recommended. Refer to http://ati.amd.com/certifiedPSU for a list of Certified products
    • Minimum 1GB of system memory
    • Installation software requires CD-ROM drive
    • DVD playback requires DVD drive
    • Blu-ray™ playback requires Blu-ray drive
    • For a complete ATI CrossFireX™ system, a second ATI Radeon™ HD 4850 graphics card, an ATI CrossFireX Ready motherboard and one ATI CrossFireX Bridge Interconnect cable per graphics card (included) are required
    Acho que devias escolher uma fonte melhor, talvez esta. Se n puderes investir mais podes ir para esta, mas n recomendo.

18. Cage57

Cage57 Power Member

O que disse está a negrito, espero ter ajudado, agora tenta mesmo mas mesmo arranjar melhor board, porque asrock não inspira confiança e eu que o diga.

19. doriangray

doriangray Power Member

a Board em principio uma da Asus será ou uma GIGABYTE.
    o computador é para tudo (net 24hrs ligado, jogos e filmes mais autocad) mas porque que perguntas pela caixa??a caixa axo somente bonita mas se for pelo arrefecimento ....:)

a fonte da linkworld é porreira?é bem mais barata que a LC - tera de ser uma de 550w entao:)

Cump

Partilhar esta Página