Escolher que zona do disco meter numa partição??...

gordonfreeman

Power Member
Boas pessoal.
tenho uma pequena dúvida/problema.
Aqui vai a explicação é um pouco longa, por isso peço desculpa.

Há uns tempos atrás o disco do portatil da minha namorada começou a marar. Antes de saber o que era "resolvia" sempre a situação com um format c: :P, mas passados uns dias voltava ao mesmo que era basicamente o disco para acções extremamente simples, tipo abrir uma janela, abrir o explorer ou firefox, ou minimizar uma janela era super leeeeeentooooooo. Um portatil que demorava qq coisa como 40segundos a arrancar para o XP, chegava a demorar 15minutos. O disco estava sempre com a actividade no máximo!! Tentei de tudo até que decobri que o disco, após um scan com um utilitário da marca, acusou "bad sectors"! Bolas! Eu sempre pensei que isso significasse disco para o galheiro, mas parece que não, pois em vez de ficarem ilegíveis essas zonas ficavam extremamente lentas. Não havia perda de dados, apenas uma lentidão inacreditável quer fosse a ler ou a escrever dados nessas zonas. Comprámos um disco novo para o portatil e problema resolvido.

Mas o gajo da loja disse que poderia resolver o problema com o disco velho, formatando-o com uma formatação lenta e depois fazer uma partição só com as zonas que tivessem lentas ou com bad sectors.

Ora o meu problema é mesmo esse. Quer dizer, formatar e criar partições não é o problema, o problema é mesmo como escolher que zona fica em que partição?? Já usei vários programas de partições e sinceramente nunca reparei em nada desse género.. Alguém me pode orientar? Como escolher que zona quero que fique numa partição? Ou entao criar uma partição com a zona boa e deixar as zonas com bad sectors de fora em espaço nao particionado, e assim nao se acede lá por engano. Isto se realmente isso for possível.

Agradecia muito que esclarecessem ou me orientassem para uma possível solução
cumps a todos
 
De momento não estou a lembrar-me de nenhum software em particular, mas penso que a maioria dos softwares de particionamento, tipo partition magic, consegues definir onde queres as partições, isto é, se um disco tem 20Gb dá para definir que queres uma partição de 5Gb entre os 10 e os 15Gb. Ficaria com uma partição de 15Gb que ia dos 0 aos 10 e dos 15 aos 20 e outra dos 10 aos 15Gb. Não sei se me fiz entender. O problema é que precisas de saber em que "zona" estão os bad sectores. Se souberes, é só criares uma partição nesses espaços.
Isto é o que me vem à cabeça agora....

cumps
 
pois isso eu sei. tenho usado o paragon partition, e dá pra fazer mta coisa. agora realmente tenho é k saber como "ver" que zonas estão más. Disseram-me que com uma formatação lenta ajudava, mas sinceramente não estou a ver em quê...
 
Penso que as aplicações existentes para recuperação de HD's devem dizer isso. Mas aconselho a que vás à página do fabricante do disco e tentes correr as aplicações que eles costumam disponibilizar para o efeito.
 
Back
Topo