1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Informação: A partir das 00:30 (hora de Lisboa) desta Terça-feira, 24 de Novembro, o fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc) estarão inacessíveis por alguns minutos.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Escornabot o carro galego com arduino, pcb... para projetos educativos.

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Minguno, 21 de Julho de 2018. (Respostas: 2; Visualizações: 1207)

  1. Minguno

    Minguno Power Member

    O Escornabot é um daqueles projetos da moda um robot que faz uso de código fonte e arduino IDE presente nas nossas queridas distros Linux.

    https://www.arduino.cc/en/Main/Software

    [​IMG]

    Devido ao código faz uso de movimentos passo a passo por ação táctil!

    O kit é económico, com ele aprendes a soldar e a conetar "pinchos" em placa. "Pinchemos" então...

    [youtube]

    Linuxeiros robóticos... para as férias.

    [youtube]

    https://escornabot.com/web/es/what

    Umas palavras da equipa Escornabot-

    "Es un projecto de open hardware y software libre, lo que significa que es abierto a la comunidad y a cualquiera (incluyéndote a ti) que pueda contribuir a su evolución. Si quieres aportar algún cariño a este projecto, en forma de nuevas funcionalidades, rediseño, documentación o lo que sea, estaremos encantados de leer tus ideas y sugerencias."

    Testemunhos -

    "As aulas de 1º de primaria empregan os "escornabots" para traballar educación vial e cálculo mental...
    Son uns pequenos "programadores" " ...

    [​IMG]
     
  2. Minguno

    Minguno Power Member

    Estou em vias de obter alguns destes amigos, se alguém depois quiser informação sobre estes robôs educativos e tiver dúvidas pode colocar aqui a ver se eu posso ajudar, tenho algum contacto com pessoas relacionadas com os projetos de impressão e montagem de placas e outros recursos.

    Para já o carro trabalha em modo autónomo por click, permitindo criar jogos para crianças, tem suporte a bluetooth para interface de movimento - frente, trás, esquerda , direita, aceita programação em Arduino IDE e aproveitando a aplicação mlink da mblock é capaz de aceitar programação estilo blocos.
    Depois far-vos-ei umas fotos dos meus pequenitos.

     
  3. Minguno

    Minguno Power Member

    O prometido é devido.

    Recebi os escornabots faz mais de um mês mas com a conta bloqueada não podia colocar aqui o que percebi deste pequeno robô, passou o tempo e hoje lembrei-me do tópico e fiz umas fotos a um dos meus, comprei alguns para montar e usar em atividades com as crianças do nosso centro.

    Antes de tudo se estiverem interessados nestes robôs para crianças digo-vos que o mais interessante deles é mesmo o montá-lo com elas acompanhando-as, óptimo será montá-lo com elas e com um dos educadores assim passam um tempo fenomenal juntos a construir algo que ficará com um marco tangível do gosto pela robótica , montá-lo assim então de fio a pavio ultrapassando os problemas que surgem aqui e ali, vão desenvolver um elo interessante com eles ao os montarem com a ajuda de uma adulto que saiba um pouco de solda e perceba mais ou menos os circuitos e locais de colocação de elementos.
    Uma coisa que resulta um pouco decepcionante é que depois acabam por não ligar tanto às atividades que com o robô podem fazer, no meu caso experimentei o típico quadrado de multiplicações e deslocação de resultados com o robô.

    Caso sejam makers e façam atividades com crianças e encarregados de educação para cobrir gastos que vão ter o preço por unidade será mais ou menos a rondar 70 a 100 euros, pelo menos eu teria que cobrar isso para me ser rentável (refiro-me a atividades em que as crianças e os pais queiram montar robô e levar consigo como atividade de introdução a robótica e Print 3D).

    De resto o robo em si tem um poencial enorme e é um passatempo muito bom se gostarem de cacharrear com coisas destas, ajudará se tiverem impressora 3D por causa do print das rodas e estrutura corpo para se houver que repor alguma peça.

    Deixo as fotos que acabo de fazer a um que deixei aqui junto ao PC →

    [​IMG]

    [​IMG]


    Espero gostem e apoiem os meus amigos Escornabots.

    Robô - Nota 10 em 10, fenomenal.