Escornabot o carro galego com arduino, pcb... para projetos educativos.

Minguno

Power Member
O Escornabot é um daqueles projetos da moda um robot que faz uso de código fonte e arduino IDE presente nas nossas queridas distros Linux.

https://www.arduino.cc/en/Main/Software

63fx7XAaFaRG.png


Devido ao código faz uso de movimentos passo a passo por ação táctil!

O kit é económico, com ele aprendes a soldar e a conetar "pinchos" em placa. "Pinchemos" então...

[youtube]

Linuxeiros robóticos... para as férias.

[youtube]

https://escornabot.com/web/es/what

Umas palavras da equipa Escornabot-

"Es un projecto de open hardware y software libre, lo que significa que es abierto a la comunidad y a cualquiera (incluyéndote a ti) que pueda contribuir a su evolución. Si quieres aportar algún cariño a este projecto, en forma de nuevas funcionalidades, rediseño, documentación o lo que sea, estaremos encantados de leer tus ideas y sugerencias."

Testemunhos -

"As aulas de 1º de primaria empregan os "escornabots" para traballar educación vial e cálculo mental...
Son uns pequenos "programadores" " ...

brivoi_0.jpg
 
Estou em vias de obter alguns destes amigos, se alguém depois quiser informação sobre estes robôs educativos e tiver dúvidas pode colocar aqui a ver se eu posso ajudar, tenho algum contacto com pessoas relacionadas com os projetos de impressão e montagem de placas e outros recursos.

Para já o carro trabalha em modo autónomo por click, permitindo criar jogos para crianças, tem suporte a bluetooth para interface de movimento - frente, trás, esquerda , direita, aceita programação em Arduino IDE e aproveitando a aplicação mlink da mblock é capaz de aceitar programação estilo blocos.
Depois far-vos-ei umas fotos dos meus pequenitos.

 
O prometido é devido.

Recebi os escornabots faz mais de um mês mas com a conta bloqueada não podia colocar aqui o que percebi deste pequeno robô, passou o tempo e hoje lembrei-me do tópico e fiz umas fotos a um dos meus, comprei alguns para montar e usar em atividades com as crianças do nosso centro.

Antes de tudo se estiverem interessados nestes robôs para crianças digo-vos que o mais interessante deles é mesmo o montá-lo com elas acompanhando-as, óptimo será montá-lo com elas e com um dos educadores assim passam um tempo fenomenal juntos a construir algo que ficará com um marco tangível do gosto pela robótica , montá-lo assim então de fio a pavio ultrapassando os problemas que surgem aqui e ali, vão desenvolver um elo interessante com eles ao os montarem com a ajuda de uma adulto que saiba um pouco de solda e perceba mais ou menos os circuitos e locais de colocação de elementos.
Uma coisa que resulta um pouco decepcionante é que depois acabam por não ligar tanto às atividades que com o robô podem fazer, no meu caso experimentei o típico quadrado de multiplicações e deslocação de resultados com o robô.

Caso sejam makers e façam atividades com crianças e encarregados de educação para cobrir gastos que vão ter o preço por unidade será mais ou menos a rondar 70 a 100 euros, pelo menos eu teria que cobrar isso para me ser rentável (refiro-me a atividades em que as crianças e os pais queiram montar robô e levar consigo como atividade de introdução a robótica e Print 3D).

De resto o robo em si tem um poencial enorme e é um passatempo muito bom se gostarem de cacharrear com coisas destas, ajudará se tiverem impressora 3D por causa do print das rodas e estrutura corpo para se houver que repor alguma peça.

Deixo as fotos que acabo de fazer a um que deixei aqui junto ao PC →

jg1aCmp.jpg


yZRBMz4.jpg



Espero gostem e apoiem os meus amigos Escornabots.

Robô - Nota 10 em 10, fenomenal.
 
Back
Topo