1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escrever e Ler "\n" para/de BD

Discussão em 'Web Development' iniciada por mpLopes, 3 de Janeiro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 665)

1. mpLopes

mpLopes Power Member

Boa tarde.

Tenho uma form para inserir uns dados numa tabela. Suponhamos que pretendo inserir o seguinte:
    isto
    é um
    teste.

Ao inserir isto na base de dados, é texto passa a "isto é um teste". O que eu pretendia era conseguir introduzir e ler os "\n". Desta forma, ao ler da base de dados, ao mostrar os dados, eles seriam mostrados tal e qual como são inseridos.

Alguém pode ajudar?
    Cumps.

2. OldMan

OldMan Power Member

só precisas de substituir os "\n" por "<br>", e isso faz-se no código da página.
    imaginando que a tua var se chamava txt usas:
    Código:
    <%
    txt="vais la buscar o texto à BD"
    txt=replace(txt,chr(10),"<br>")
    %>

como já deves ter percebido, o chr(10)=\n ;)

3. mpLopes

mpLopes Power Member

não experimentei ainda porque neste momento estou com uma net com proxy, que não permite o acesso ftp..não tenho os ficheiros localmente.

mas..surge uma questão: os dados quando escritos na form, tem os enters. e quando se faz o insert da textbox (exemplo.text) para a base de dados, os caracteres chr(10) são de facto guardados?

assim que testar amanha, aviso..dava-me imenso jeito mesmo!

edit: Ah! mas vou ter um grande problema. eu estou a executar o query, e a fazer o bind para uma datalist. como posso controlar dessa forma os chr(10)?

cumprimentos.

Última edição: 3 de Janeiro de 2007
  4. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Se estiveres a usar PHP tens uma função que te poderá ser útil - nl2br(), q basicamente faz o que OldMan sugeriu.

5. OldMan

OldMan Power Member

eu imaginei que estas a usar asp.net (pelos topicos que tens aberto), mas de asp.net nao te posso ajudar. eu uso aquilo em asp e funciona na perfeicao.
    nesse exemplo a tua variavel txt tem o texto já com os "enters", supostamente depois onde dizes que um caixa de texto ou outra coisa qualquer vai ter aquele texto ele deve assumir se onde estás a por o texto o permitir. nao tenho a certeza se em caixas de texto funciona, mas em tabelas/divs sei que sim.

6. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

depois guardas o "texto" na BD.

7. mpLopes

mpLopes Power Member

parece-me bem..dessa forma, mesmo depois ao fazer o bind directo para uma datalist, os <br> vêm também..é só fazer print.

obrigado juventude. amanhão digo algo em concreto, sobre se isto funciona ou não. á primeira vista parece-me que irá funcionar..

cumprimentos..

8. mpLopes

mpLopes Power Member

funcionou bem..
    o "\r\n" tem que ser chr(10) tal como foi referido pelo OldMan.

obrigado..mais uma vez..:)

Partilhar esta Página