1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Escrever em bom português é necessário. Acabar com os erros ortográficos e outros.

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Pedrocas, 9 de Maio de 2009. (Respostas: 51; Visualizações: 5063)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Por mais chamadas de atenção que se façam, a verdade é que cada vez mais e todos os dias surgem membros que escrevem de forma errada, com muitos erros ortográficos, como os famosos "estives-tes" e "fizes-tes" e outras barbaridades do género. Sendo este um fórum de renome e com alguma exposição, seria bom que o mesmo tomasse medidas para acabar com esta calamidade, nomeadamente na forma de correcção desses mesmos erros e chamadas de atenção para a forma correcta de como se deve escrever certas palavras.

    Como tal, proponho a criação de um provedor ortográfico, o qual faria a edição dos posts com erros ortográficos, corrigindo-os e deixando uma nota a alertar o membro para o erro que cometeu. Quem sabe desta forma a ZWAME comece a ensinar algo mais aos jovens do nosso país.

    Exemplo:

     
  2. xikituh2005

    xikituh2005 Power Member

    Concordo. E iria reduzir o pitês..

    Cumps'
     
  3. Frabex

    Frabex Power Member

    Concordo plenamente.
     
  4. redshot

    redshot Electromoderator
    Staff Member

    O problema é a carga de trabalho. Neste fórum são criados centenas de posts por dia, alguns bastante extensos, outros nem por isso.

    Uma alternativa seria criar um anúncio semelhante ao "Hi5 na Zwame" a promover o bom português.

    CUmps
     
  5. Melinha

    Melinha Power Member

    Mais uma de acordo, há quem já tenha o corrector ortográfico no mozilla, no entanto acho que às vezes nem isso ajuda.

    Em relação ao pitês acho que as há determinadas pessoas que já criaram um hábito em relação a isso e só quando começarem a levar carolos é que aprendem a deixar de o fazer.
     
  6. vascobailao

    vascobailao To fold or to FOLD?

    concordo totalmente!!
     
  7. brandao_21

    brandao_21 Power Member

    Concordo plenamente.
     
  8. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Compreendo o que dizes, mas não era necessário fazer uma vistoria extensiva a todos os posts de uma só vez e de seguida todos os dias. Bastava que o provedor ou provedores fossem corrigindo os posts que vão lendo ao longo do dia. Com o passar do tempo, tornava-se um hábito e os membros também vão corrigindo a sua forma de escrever ao ver exemplos espalhados pelo fórum.
     
  9. PMP1337

    PMP1337 Power Member

    Ou incorporar um spellcheck no forum.

    Eu escrevo estivestes de andastes mas é no gozo. Visto que isso é um regionalismo do sul. E eu gosto de gozar com os sotaques dos não lisboetas.
     
  10. Nivrin

    Nivrin Suspenso

    concordo totalmente

    todos os dias vejo barbaridades
    e muito "pitês"

    X´s a substituirem os s´s, k´s a substituirem os que´s, ou c´s

    etc etc.

    ps. eu tambem posso dar erros, se esse for o caso por favor avisem, 5€ :D
     
    Última edição: 9 de Maio de 2009
  11. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Se usarem o Firefox e fizerem o download do dicionário português (se tiverem instalado o Firefox em Português ele já vem por default têm metade do problema resolvido.

    É impraticável andar a corrigir respostas dos users pela sua dimensão.

    Também acho que os exemplos na resposta de abertura do tópico são ofensivos por terem o nick dos utilizadores. Eu próprio confesso a minha dificuldade com palavras com hífen. Ao ler tanta língua diferente é complicado.
     
  12. Meje

    Meje Power Member

    Mas o Report é uma excelente ferramenta para tentar implementar isso. Certamente não seria difícil (digo eu, leigo no assunto) criar um botão de report especifico para erros de ortografia, nem criar um conjunto de moderadores, colaboradores, brigada do Camões, ou qualquer outra designação, que tentaria dar resposta aos reports.

    É claro que a implementação de um sistema destes requer uma preparação muito cuidada, tendo em conta a abrangência e o tipo de sanção, que teria de ser ligeira, para os reeincidentes.

    Julgo que a administração não deveria ignorar esta sugestão sem pensar um pouco no assunto e numa forma de implementação viável.

    O ZWAME já é uma referência em tantos aspectos, porque não ser inovador na formação dos jovens (quase sempre) utilizadores. Seria quase um serviço comunitário e um grande passo para o fórum!
     
  13. TosteX

    TosteX Powre Membre

    Não somos professores, para essa função existe a escola e a família.

    Este assunto já foi mais que debatido aqui...
     
  14. -M4-

    -M4- Power Member

    Podiam ter um sistema no qual os usuários tivessem que fazer "preview and spellcheck" antes de postar, como o existente nos boards da Gamefaqs. Mas isso também poderá ser um tanto ou quanto chato para alguns users que queiram postar imediatamente, sem previews.
    Não são professores, mas sendo um fórum muito conhecido e usado, algo deste género iria ajudar a melhorar o uso da nossa lingua daqueles com mais dificuldades nela por certo.
     
  15. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member


    Este assunto já foi debativo muitas vezes aqui. Nós não estamos a ignorar o assunto e em determinada altura uma forma de combater o exagero de alguns utilizadores foi não responder aos tópicos criados em linguagem x (nem sei como se chama :D). Eu confesso que me assusta ver como algumas pessoas escrevem. recebemos mails na Zwame que eu tenho que ler 3 vezes e muitas vezes só percebo hi5 e resolvo logo a questão com um mail padrão que criei.
    Mas voltando ao assunto do tópico, os utilizadores ficam muitas vezes incomodados porque se apaga um post. Post esse no seguimento de um offtopic ou porque tem lá pelo meio um recado a alguém e o post é apagado. Estás a ver o filme começarmos a editar os posts dos utilizadorers a torto e a direito. Viriam as queixas que mudamos o sentido do post, não era isso que lá estava escrito ou não.

    Nós temos um papel determinante na evolução do fórum e como o queremos mas permite-me responsabilizar cada um dos membros da Zwame pelo que escreve e aceitar as regras de convivência. O tratamento por tu é habitual mas não o do insulto fácil ou adjectivar esta ou aquela intervenção.

    O primeiro sinal de as pessoas melhorarem é logo à partida ficarem incomodados com mau portugês. isso faz comque elas sejam melhores no futuro, a outra é as pessoas perceberem que possivelmente não serão levadas tão a sério se escreverem uma resposta às cores e ou "xeias de xiz pel meix".

    Como dizes a nossa dimensão trás responsabilidade. Eu não tenho dúvida acerca disso mas também trás problemas de ser impossível educar todos, de corrigir todas as respostas. E o report tem que ser usado com moderação. Temos 5000 respostas por dia. 10% disso são 500 respostas. Não se consegue resolver tudo se fossemos por ai.

    Uma resposta tipo "podes esplicar melhor o que querias dizer porque não percebi o que escreveste" ou " ninguém consegue perceber o que pretendes. Podes escrever correctamente acho que ajuda".

    Como podes ver não estamos a ignorar nada. No entanto temos que ter prioridades.

    Se usarem o Firefox com o dicionário 99% dos erros são corrigidos.
    Acho que os portugueses são peritos em culpar os outros. Nós temos que ser os primeiros a mudar. Essa mudança de melhoria vão-me desculpar mas tem que partir de cada um.

    A sugestão do spell check para os cumpridores era demasiado penalizador. Discordo completamente disso. Os cumpridores iriam ter uma limitação que os chateava para os não cumpridores não terem o trabalho.
     
  16. paperless

    paperless Power Member

    Até sou capaz de concordar com uma "brigada do camões" mas aplicar infracções ou algo do género a quem escrevesse mal seria um exagero.
     
  17. sky.line

    sky.line Power Member

    Quem utiliza o firefox e não tem corrector ortográfico podia começar por instalar um e já era meio caminho andado para um fórum sem erros!

    cumps.
     
  18. PedroRib

    PedroRib Power Member

    Concordo plenamente com a iniciativa, mas não acho que seja necessário "punir" quem tem erros de ortografia... ;)

    Ainda para mais, um fórum como este só fica mal visto com tantas calinadas...
     
  19. maluk

    maluk Banido

    ...

    concordo plenamente!!! uma coisa é fazer abreviaturas...outra é o dito pitês e punhaladas no português...espero que vá avante...
     
  20. brock

    brock Folding Member

    A ideia não é nova e penso que até nem temos muitos casos (pelo menos de pites) a comunidade e bem trata de ir avisando :)
    Acerca das infracções não concordo minimamente, basta avisar. (nem seria viável).
    cump's.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página