Escrever em bom português é necessário. Acabar com os erros ortográficos e outros.

Status
Fechado a novas mensagens.

Pedrocas

Banido
Por mais chamadas de atenção que se façam, a verdade é que cada vez mais e todos os dias surgem membros que escrevem de forma errada, com muitos erros ortográficos, como os famosos "estives-tes" e "fizes-tes" e outras barbaridades do género. Sendo este um fórum de renome e com alguma exposição, seria bom que o mesmo tomasse medidas para acabar com esta calamidade, nomeadamente na forma de correcção desses mesmos erros e chamadas de atenção para a forma correcta de como se deve escrever certas palavras.

Como tal, proponho a criação de um provedor ortográfico, o qual faria a edição dos posts com erros ortográficos, corrigindo-os e deixando uma nota a alertar o membro para o erro que cometeu. Quem sabe desta forma a ZWAME comece a ensinar algo mais aos jovens do nosso país.

Exemplo:

Quanto ao acordo: não obrigado.

Era mais proveitoso se Ministério da Cultura anda-se a fazer manutenção a monumentos que estes acordos sem sentido para todos os que entendem a palavra Portugal.

Quererias dizer "andasse"?

Graças à afastação da concentra, as consolas da nintendo já não são tratadas como brinquedos, as novas publicidades (que passam fora da época natalícia) são a prova que algo mudou.

Afastamento.
 
O problema é a carga de trabalho. Neste fórum são criados centenas de posts por dia, alguns bastante extensos, outros nem por isso.

Uma alternativa seria criar um anúncio semelhante ao "Hi5 na Zwame" a promover o bom português.

CUmps
 
Mais uma de acordo, há quem já tenha o corrector ortográfico no mozilla, no entanto acho que às vezes nem isso ajuda.

Em relação ao pitês acho que as há determinadas pessoas que já criaram um hábito em relação a isso e só quando começarem a levar carolos é que aprendem a deixar de o fazer.
 
O problema é a carga de trabalho. Neste fórum são criados centenas de posts por dia, alguns bastante extensos, outros nem por isso.

Uma alternativa seria criar um anúncio semelhante ao "Hi5 na Zwame" a promover o bom português.

CUmps

Compreendo o que dizes, mas não era necessário fazer uma vistoria extensiva a todos os posts de uma só vez e de seguida todos os dias. Bastava que o provedor ou provedores fossem corrigindo os posts que vão lendo ao longo do dia. Com o passar do tempo, tornava-se um hábito e os membros também vão corrigindo a sua forma de escrever ao ver exemplos espalhados pelo fórum.
 
Ou incorporar um spellcheck no forum.

Eu escrevo estivestes de andastes mas é no gozo. Visto que isso é um regionalismo do sul. E eu gosto de gozar com os sotaques dos não lisboetas.
 
concordo totalmente

todos os dias vejo barbaridades
e muito "pitês"

X´s a substituirem os s´s, k´s a substituirem os que´s, ou c´s

etc etc.

ps. eu tambem posso dar erros, se esse for o caso por favor avisem, 5€ :D
 
Última edição:
Ou incorporar um spellcheck no forum.

Eu escrevo estivestes de andastes mas é no gozo. Visto que isso é um regionalismo do sul. E eu gosto de gozar com os sotaques dos não lisboetas.

Se usarem o Firefox e fizerem o download do dicionário português (se tiverem instalado o Firefox em Português ele já vem por default têm metade do problema resolvido.

É impraticável andar a corrigir respostas dos users pela sua dimensão.

Também acho que os exemplos na resposta de abertura do tópico são ofensivos por terem o nick dos utilizadores. Eu próprio confesso a minha dificuldade com palavras com hífen. Ao ler tanta língua diferente é complicado.
 
Se usarem o Firefox e fizerem o download do dicionário português (se tiverem instalado o Firefox em Português ele já vem por default têm metade do problema resolvido.

É impraticável andar a corrigir respostas dos users pela sua dimensão.

Também acho que os exemplos na resposta de abertura do tópico são ofensivos por terem o nick dos utilizadores. Eu próprio confesso a minha dificuldade com palavras com hífen. Ao ler tanta língua diferente é complicado.

Mas o Report é uma excelente ferramenta para tentar implementar isso. Certamente não seria difícil (digo eu, leigo no assunto) criar um botão de report especifico para erros de ortografia, nem criar um conjunto de moderadores, colaboradores, brigada do Camões, ou qualquer outra designação, que tentaria dar resposta aos reports.

É claro que a implementação de um sistema destes requer uma preparação muito cuidada, tendo em conta a abrangência e o tipo de sanção, que teria de ser ligeira, para os reeincidentes.

Julgo que a administração não deveria ignorar esta sugestão sem pensar um pouco no assunto e numa forma de implementação viável.

O ZWAME já é uma referência em tantos aspectos, porque não ser inovador na formação dos jovens (quase sempre) utilizadores. Seria quase um serviço comunitário e um grande passo para o fórum!
 
Não somos professores, para essa função existe a escola e a família.

Este assunto já foi mais que debatido aqui...
 
Podiam ter um sistema no qual os usuários tivessem que fazer "preview and spellcheck" antes de postar, como o existente nos boards da Gamefaqs. Mas isso também poderá ser um tanto ou quanto chato para alguns users que queiram postar imediatamente, sem previews.
Não são professores, mas sendo um fórum muito conhecido e usado, algo deste género iria ajudar a melhorar o uso da nossa lingua daqueles com mais dificuldades nela por certo.
 
Mas o Report é uma excelente ferramenta para tentar implementar isso. Certamente não seria difícil (digo eu, leigo no assunto) criar um botão de report especifico para erros de ortografia, nem criar um conjunto de moderadores, colaboradores, brigada do Camões, ou qualquer outra designação, que tentaria dar resposta aos reports.

É claro que a implementação de um sistema destes requer uma preparação muito cuidada, tendo em conta a abrangência e o tipo de sanção, que teria de ser ligeira, para os reeincidentes.

Julgo que a administração não deveria ignorar esta sugestão sem pensar um pouco no assunto e numa forma de implementação viável.

O ZWAME já é uma referência em tantos aspectos, porque não ser inovador na formação dos jovens (quase sempre) utilizadores. Seria quase um serviço comunitário e um grande passo para o fórum!


Este assunto já foi debativo muitas vezes aqui. Nós não estamos a ignorar o assunto e em determinada altura uma forma de combater o exagero de alguns utilizadores foi não responder aos tópicos criados em linguagem x (nem sei como se chama :D). Eu confesso que me assusta ver como algumas pessoas escrevem. recebemos mails na Zwame que eu tenho que ler 3 vezes e muitas vezes só percebo hi5 e resolvo logo a questão com um mail padrão que criei.
Mas voltando ao assunto do tópico, os utilizadores ficam muitas vezes incomodados porque se apaga um post. Post esse no seguimento de um offtopic ou porque tem lá pelo meio um recado a alguém e o post é apagado. Estás a ver o filme começarmos a editar os posts dos utilizadorers a torto e a direito. Viriam as queixas que mudamos o sentido do post, não era isso que lá estava escrito ou não.

Nós temos um papel determinante na evolução do fórum e como o queremos mas permite-me responsabilizar cada um dos membros da Zwame pelo que escreve e aceitar as regras de convivência. O tratamento por tu é habitual mas não o do insulto fácil ou adjectivar esta ou aquela intervenção.

O primeiro sinal de as pessoas melhorarem é logo à partida ficarem incomodados com mau portugês. isso faz comque elas sejam melhores no futuro, a outra é as pessoas perceberem que possivelmente não serão levadas tão a sério se escreverem uma resposta às cores e ou "xeias de xiz pel meix".

Como dizes a nossa dimensão trás responsabilidade. Eu não tenho dúvida acerca disso mas também trás problemas de ser impossível educar todos, de corrigir todas as respostas. E o report tem que ser usado com moderação. Temos 5000 respostas por dia. 10% disso são 500 respostas. Não se consegue resolver tudo se fossemos por ai.

Uma resposta tipo "podes esplicar melhor o que querias dizer porque não percebi o que escreveste" ou " ninguém consegue perceber o que pretendes. Podes escrever correctamente acho que ajuda".

Como podes ver não estamos a ignorar nada. No entanto temos que ter prioridades.

Podiam ter um sistema no qual os usuários tivessem que fazer "preview and spellcheck" antes de postar, como o existente nos boards da Gamefaqs. Mas isso também poderá ser um tanto ou quanto chato para alguns users que queiram postar imediatamente, sem previews.
Não são professores, mas sendo um fórum muito conhecido e usado, algo deste género iria ajudar a melhorar o uso da nossa lingua daqueles com mais dificuldades nela por certo.

Se usarem o Firefox com o dicionário 99% dos erros são corrigidos.
Acho que os portugueses são peritos em culpar os outros. Nós temos que ser os primeiros a mudar. Essa mudança de melhoria vão-me desculpar mas tem que partir de cada um.

A sugestão do spell check para os cumpridores era demasiado penalizador. Discordo completamente disso. Os cumpridores iriam ter uma limitação que os chateava para os não cumpridores não terem o trabalho.
 
Mas o Report é uma excelente ferramenta para tentar implementar isso. Certamente não seria difícil (digo eu, leigo no assunto) criar um botão de report especifico para erros de ortografia, nem criar um conjunto de moderadores, colaboradores, brigada do Camões, ou qualquer outra designação, que tentaria dar resposta aos reports.

É claro que a implementação de um sistema destes requer uma preparação muito cuidada, tendo em conta a abrangência e o tipo de sanção, que teria de ser ligeira, para os reeincidentes

Até sou capaz de concordar com uma "brigada do camões" mas aplicar infracções ou algo do género a quem escrevesse mal seria um exagero.
 
Quem utiliza o firefox e não tem corrector ortográfico podia começar por instalar um e já era meio caminho andado para um fórum sem erros!

cumps.
 
Concordo plenamente com a iniciativa, mas não acho que seja necessário "punir" quem tem erros de ortografia... ;)

Ainda para mais, um fórum como este só fica mal visto com tantas calinadas...
 
...

concordo plenamente!!! uma coisa é fazer abreviaturas...outra é o dito pitês e punhaladas no português...espero que vá avante...
 
A ideia não é nova e penso que até nem temos muitos casos (pelo menos de pites) a comunidade e bem trata de ir avisando :)
Acerca das infracções não concordo minimamente, basta avisar. (nem seria viável).
cump's.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo