Escrever em bom português é necessário. Acabar com os erros ortográficos e outros.

Status
Fechado a novas mensagens.
Parabéns pelo tópico.
Sou a favor da criação de um tópico onde se identifiquem os erros mais comuns, como fizes-te (fizeste), entre outros, mas sem o nome de quem escreveu.
A solução de reportar parece impraticável.
Outra solução era ter o tal tópico e quem responde colocaria um texto padrão com o link para o tópico dos erros.
 
Última edição:
Se usarem o Firefox e fizerem o download do dicionário português (se tiverem instalado o Firefox em Português ele já vem por default têm metade do problema resolvido.

É impraticável andar a corrigir respostas dos users pela sua dimensão.

Também acho que os exemplos na resposta de abertura do tópico são ofensivos por terem o nick dos utilizadores. Eu próprio confesso a minha dificuldade com palavras com hífen. Ao ler tanta língua diferente é complicado.

Eu acho mais ofensivo o atropelo constante da língua portuguesa, ainda para mais quando o erro foi apontado e corrigido e o user que o cometeu não se dignou sequer a fazer a correcção no seu post.

Depois, como já havia dito, não é preciso fazer correcções a todos os posts, a todas as horas, todos os dias. Bastava que a equipa de moderação o fizesse nos posts que vai lendo ao longo do dia. Sempre que detectassem um erro, corrigiam-no, deixando uma nota no post a referir isso mesmo. Não é preciso aplicar infracções, nunca falei nisso. Basta corrigir aquilo que se está a ler no momento.

Não somos professores, para essa função existe a escola e a família.

Este assunto já foi mais que debatido aqui...

Isso pode-se aplicar a imensa coisa aqui no fórum, como por exemplo, aos tutoriais. Vamos deixar de os fazer e disponibilizar, apenas porque a ZWAME não é um professor e para isso existe a escola e os professores de TIC? :rolleyes:
 
O que estão a propor é impossível de fazer visto que este é um fórum enorme e obrigaria a ter vários colaboradores apenas com a função de defender a língua de Camões.

Aproveitando a ideia poder-se-ia utilizar a ferramenta censorship (penso que se chama assim) na parte de administração do vbulletin para corrigir automaticamente, o trabalho seria adicionar as palavras mais usualmente assassinadas à ferramenta para que depois haja a correcção automática.

Não vai corrigir todas e muito menos o pitês mas é um passo a dar no sentido do bom português.
 
Outra vez esta discussão ?

Grammar+Police.png


:lol:
 
O que estão a propor é impossível de fazer visto que este é um fórum enorme e obrigaria a ter vários colaboradores apenas com a função de defender a língua de Camões.

Ainda para mais ia ser a real confusão com a aplicação ou não do novo acordo ortográfico...

Casos de abusos de pitex nós ainda vamos apagando, agora não somos a ASAE
 
Concordo totalmente, só tornaria o fórum mais agradável.

Quanto ao ser ou não professor não entendo o porquê de tal comentário.. Afinal de contas na escola também ninguém ensina a escrever com x's e no entanto há quem escreva :rolleyes:
Não percebo como estar contra com algo que só iria ajudar o fórum.

Abraço []
 
Concordo totalmente, só tornaria o fórum mais agradável.

Quanto ao ser ou não professor não entendo o porquê de tal comentário.. Afinal de contas na escola também ninguém ensina a escrever com x's e no entanto há quem escreva :rolleyes:
Não percebo como estar contra com algo que só iria ajudar o fórum.

Abraço []

Vê tu bem, se na escola não ensinam a escrever com x's porque é que nós temos de ensinar ?
Escrevam como quiserem, eu quando apanho um post que não consigo ler passo a frente, quem fica a perder é o utilizador que fez o tal post.
 
Vê tu bem, se na escola não ensinam a escrever com x's porque é que nós temos de ensinar ?
Escrevam como quiserem, eu quando apanho um post que não consigo ler passo a frente, quem fica a perder é o utilizador que fez o tal post.

A questão não é ensinar, é corrigir. Agora se a pessoa que deu o erro vai (e quer) aprender isso já é com ela...
 
A questão não é ensinar, é corrigir. Agora se a pessoa que deu o erro vai (e quer) aprender isso já é com ela...
Então mais vale não fazer nada não achas ?

A não ser que tenhas disposição para passar o teu tempo a corrigir pessoas que não querem ser corrigidas.
 
Só digo o seguinte. Muitas das respostas que estão neste tópico são um exemplo significativo da mentalidade que existe em Portugal.
Vão-me desculpar, mas enquanto tivermos determinadas atitudes, nunca vamos sair da cepa torta... sim, porque é o governo e as escolas que são obrigados a fornecer inteligência e bom senso ás pessoas :rolleyes:

Existe uma outra praga que está a invadir este fórum, devido ao aumento de utilizadores que aumenta a cada mês que passa, e que também deveria preocupar-nos a todos de uma maneira quase na mesma proporção que o mal tratar da linguagem portuguesa, porque para todos os efeitos, cada post que fazemos tem um potencial de ser lido por milhares de pessoas ao longo do tempo. Isso no entanto não impede que centenas e centenas de users coloquem respostas que são completas barbaridades em termos de opinião sobre diversos temas, principalmente nos tecnológicos.
Deveríamos também neste caso criar uma task force "anti-burrice" ? eu penso que não, já que existem dezenas de pessoas que todos os dias tentam através de mais ou menos paciência tentar mostrar a direcção correcta nesses assuntos e não me parece de nada apropriada apertar com as regras por causa disso.

Concordo que está a ficar um pouco complicado ler tantas barbaridades nos posts, alguns são extremamente difíceis de ler, não só pela má escrita das palavras, mas também por falta de pontuação, uso de caracteres alfanuméricos a torto e a direito, etc, e quando se faz o reparo ao user que fez o post, quase que somos agredidos, mas penso que temos que trabalhar muito ainda e é uma questão cultural. A implementação de uma task-force para este tema seria de implementação muito difícil e com alguns efeitos secundários.


PS - Usei o FF para fazer este post e ele corrigiu (quase) todos os meus erros :D
 
O pá.. Vocês os que não querem ser corrigidos têm sem dúvida uma maneira muito boa de pensar, estamos em pleno século XXI e ainda há quem pense desta maneira.. Enfim.

Já se dizia: "... só o tolo não gosta de ser corrigido."

Abraço []
 
Isso pode-se aplicar a imensa coisa aqui no fórum, como por exemplo, aos tutoriais. Vamos deixar de os fazer e disponibilizar, apenas porque a ZWAME não é um professor e para isso existe a escola e os professores de TIC? :rolleyes:

A partilha de tutoriais dessa natureza enquadra-se no tema do fórum mas ensinar como escrever português correcto nem por isso. Achas que devíamos ter tutoriais sobre língua portuguesa (ou implementar a medida que sugeriste) num fórum destes? :p
 
Última edição:
A partilha de tutoriais dessa natureza enquadra-se no tema do fórum, ensinar como escrever português correcto nem por isso. Achas que devíamos ter tutoriais sobre língua portuguesa (ou implementar a medida que sugeriste) num fórum destes? :p

Implementar a medida acho. Porque não se estamos num fórum português em que a maioria dos users fala português ? Porque não fazer com que todos percebam as mensagens uns dos outros ?

[]
 
Implementar a medida acho. Porque não se estamos num fórum português em que a maioria dos users fala português ? Porque não fazer com que todos percebam as mensagens uns dos outros ?

[]

Grande parte dos erros não são erros que impedem a compreensão do post. Se for um vómito de texto incompreensível então talvez se enquadre na categoria de spam ou off-topic :P Penso que quem escreve mal já é "maltratado" o suficiente (farto-me de ver pessoal a corrigir os erros dos outros).
 
Se usarem o Firefox e fizerem o download do dicionário português (se tiverem instalado o Firefox em Português ele já vem por default têm metade do problema resolvido.

É impraticável andar a corrigir respostas dos users pela sua dimensão.

Também acho que os exemplos na resposta de abertura do tópico são ofensivos por terem o nick dos utilizadores. Eu próprio confesso a minha dificuldade com palavras com hífen. Ao ler tanta língua diferente é complicado.
Mas o firefox não corrige os estivestes e andastes. Nem erros gramaticais.

E nem metade dos users deste forum deve usar o firefox.

Por isso disse o que disse.

Corrigir as replies sou contra. Eu gosto de ver os erros ortográficos das pessoas. Assim consigo avalia-las.
De onde são. A idade. Entre outras coisas.

E mais, há abreviaturas que não são de mau tom, por exemplo "ex", "qq", "mm" "completam/" Para quem anda no ensino superior não conhecer estas abreviaturas é mau.

Acho é que deviam fazer uma campanha de abolição de galicismos. Eu próprio usei agora 3 e ninguém repara nisso. E isso irrita-me muito mais que erros de português. Ao menos tentam escrever PT, não vão buscar palavras de outras línguas.
 
Última edição:
Nem 8 nem 80 :|

Erros ortográficos são maus mas usar palavras estrangeiras que toda a gente conhece é absolutamente inofensivo. Não é por te incomodar a ti ou a meia dúzia de utilizadores que os outros vão ter de levar com uma abolição desse tipo de palavras.

Que mal tem dizer soutien?
 
A última vez q vi alguém a embirrar por causa de usar palavras em inglês, depois de traduzidas as palavras q estavam em inglês, a verdade é q o mesmo texto deixou de fazer qualquer sentido e só serviu para rir um bom bocado, por isso n exageremos. ;)

A mim incomoda-me muito mais quem tem a mania de n usar parágrafos, posts assim e escritos em "pitês" , passo à frente.

Regra geral, n me queixo do português escrito q vejo aqui no fórum, mas se se lembrarem de arranjar colaboradores gramaticais, deviam ser obrigados a usar a imagem q está em cima do crachá como avatar... :p
 
Concordo, mas daria muito trabalho ( penso eu ).
O mínimo a fazer é quando se vê comentários com aquilo cheio de pitês do tipo "eu goxtuh bueda de jogux i tal..." fazer-se report, e não é necessário o autor levar infracção, apenas um "aviso".

Cumps.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo