Escrever em bom português é necessário. Acabar com os erros ortográficos e outros.

Status
Fechado a novas mensagens.
Quando li este tópico já sabia de antemão que iria gerar opiniões muito diferentes, mas gostava de deixar também a minha.

Em relação ao esquadrão do erro, não sou de acordo, por várias razões:

A primeira, e talvez a mais importante, é que arranjar um grupo de pessoas dispostas a corrigir o que os outros escrevem faz-me lembrar um pouco os professores e os ditados, para não dizer que será um pouco difícil.... É claro que para quem se PREOCUPA em escrever decentemente tem todo o interesse em ser corrigido, eu próprio gosto de ser corrigido quando erro, agora haver um grupo de pessoas que se dedica a isso, já não me parece fazer todo o sentido, além de achar que nunca vi isso nem num fórum internacional nem num fórum PT.

Na thread do Dragon Ball, mandei uma calinada maluca, disse que ia "cozer meias"... no entanto houve um user que me corrigiu e levei aquilo na brincadeira. Esta situação que referi é a que deve de acontecer, na minha opinião, mas pode gerar algum conflito, e eu próprio já fui vitima de uma pessoa indignada com uma correcção minha.

Esta situação já foi mais do que discutida, no entanto, enquanto não houver preocupação por quem escreve em escrever bem nada feito.

Já nem falo de quem visita o fórum, é que quer queiram quer não, isto tanto é visitado por pessoas com o 4º ano de escolaridade como por pessoas com altas graduações... Será que eles pensam mal do fórum? Na minha opinião não, pensam é que como é que malta nova que ainda anda na escola se atropela tanto a escrever (em reação ao pitês e frases mal estruturadas).

Bom, já sei que depois deste post terei de ter mais cuidado com o que escrevo:D Mas penso que quem o ler não o irá levar a mal.

O truque para tentar minimizar o problema, será a implementação de um corrector ortográfico no fórum e pedir a quem escreve um post que o tente ler para ver se faz sentido.

Desculpem qualquer coisinha.:D
 
Na minha opinião a ZWAME inova em vários aspectos e inovar na escrita de bom português era uma mais valia.
Dá trabalho? Ninguém nega isso. Há gente disposta a isso? Provavelmente há.

Confesso que me rio sinceramente quando leio algo deste género:

Não somos professores, para essa função existe a escola e a família.

Este assunto já foi mais que debatido aqui...

Ainda para mais ia ser a real confusão com a aplicação ou não do novo acordo ortográfico...

Casos de abusos de pitex nós ainda vamos apagando, agora não somos a ASAE

Vamos então acabar com as dúvidas aqui colocadas, com os tutoriais e todo o género de coisas assim. Ninguém aqui é professor de informática.
É uma questão de bom senso e não de sermos professores ou a ASAE.

Se querem rebater a sugestão façam-no decentemente e não a atirar coisas destas.
 
Eu por exemplo morei na holanda ate os 18 anos e ha 2 anos que estou cá nunca aprendi a escrever portugues so falar.

Por isso não me importava nada de haver alguem que me corriga de vez em quando.
Eu as vezes até tenho "vergonha" de escrever porque não sei como e que se escrevem certas palavras e os acentos então ...
 
Eu por exemplo morei na holanda ate os 18 anos e ha 2 anos que estou cá nunca aprendi a escrever portugues so falar.

Por isso não me importava nada de haver alguem que me corriga de vez em quando.
Eu as vezes até tenho "vergonha" de escrever porque não sei como e que se escrevem certas palavras e os acentos então ...


sendo assim.. não é corriga mas sim corrija.
 
Na minha opinião a ZWAME inova em vários aspectos e inovar na escrita de bom português era uma mais valia.
Dá trabalho? Ninguém nega isso. Há gente disposta a isso? Provavelmente há.

Confesso que me rio sinceramente quando leio algo deste género:





Vamos então acabar com as dúvidas aqui colocadas, com os tutoriais e todo o género de coisas assim. Ninguém aqui é professor de informática.
É uma questão de bom senso e não de sermos professores ou a ASAE.

Se querem rebater a sugestão façam-no decentemente e não a atirar coisas destas.

Blasted:

Posições extremas são sempre complicadas. Também temos que ler nas entrelinhas. Vocês conhecem o TosteX e o Triston. Não reduzam sff a um post a opinião deles nem tirem as ilações todas a partir de um post de quem tanto dá ao fórum.

É muito dificil agradar a toda a gente. Mexer em posts é algo complicado e a paixão que muitos têm, e para não sair deste tópico aqueles que tiveram a maçada de aqui escrever não é a mesma de todas as pessoas que frequentam a Zwame. Com isto quero dizer que há muitas formas de educar as pessoas. Neste caso particular é irmo-nos corrigindo uns aos outros. Não me incomoda nada que me corrijam o sses e o -se. É complicado. Falo 5 línguas diferentes mas dou erros em português. Mais do que gostaria.

Os que proposiatadamente não se incomodam a perder temo a ter algum cuidado a escrever ignorem.

Agora pedir ao staff que façam o pael de advogado é complicado. Não coloquem as coisas do lado do staff. Coloquem o que cada um pode fazer para melhorar isso. O mais fácil é colocar sempre a culpa nos outros.
 
Sinceramente, acho que é um erro implementarem uma brigada de moderadores ou colaboradores que sejam responsáveis por corrigir as palavras a nível gramatical.
Antes de mais, se isto fosse para a frente, seria injusto para aqueles que não tem uma formação escolar ao nível de alguns. É perfeitamente compreensível que um user que tenha o nono ano, não tenha o mesmo dom para escrever que alguém com uma formação universitária. Estaríamos a discriminar pessoas.
Depois, ninguém é obrigado a escrever sem erros. Cabe a cada individuo ter o bom senso de o fazer. A língua portuguesa não pode ser discriminada, mas é passível de ser escrita com erros. Quanto de nós aqui fazemos confusões com há, à, trás, traz...?
Além de mais, se os nossos órgão de comunicação social tem mil e um erros em cada edição, porque carga de água é que um fórum, dedicado à informática, usado por qualquer um que se inscreva, tem de ter um nível gramatical exemplar?
Claro que nenhum destes casos que mencionei anteriormente, se refere ao tal pites de que muitos falam. Esses sim tem de ser abolidos e os users tem de ser chamados à atenção.
Já agora, muitos posts são escritos em cima do joelho e é perfeitamente compreensível que um ou outro tenham erros. É normal.
Quem usar a extensão dos dicionários consegue eliminar 90% dos erros gramaticais.
Mas uma coisa vos garanto. No dia em que um ou outro erro meu gramatical seja apagado por essa tal hipotética brigada, sou o primeiro a abandonar este fórum. Já me chega o meu trabalho onde sou expressamente proibido de dar erros gramaticais.
 
Blasted:

Posições extremas são sempre complicadas. Também temos que ler nas entrelinhas. Vocês conhecem o TosteX e o Triston. Não reduzam sff a um post a opinião deles nem tirem as ilações todas a partir de um post de quem tanto dá ao fórum.

É muito dificil agradar a toda a gente. Mexer em posts é algo complicado e a paixão que muitos têm, e para não sair deste tópico aqueles que tiveram a maçada de aqui escrever não é a mesma de todas as pessoas que frequentam a Zwame. Com isto quero dizer que há muitas formas de educar as pessoas. Neste caso particular é irmo-nos corrigindo uns aos outros. Não me incomoda nada que me corrijam o sses e o -se. É complicado. Falo 5 línguas diferentes mas dou erros em português. Mais do que gostaria.

Os que proposiatadamente não se incomodam a perder temo a ter algum cuidado a escrever ignorem.

Agora pedir ao staff que façam o pael de advogado é complicado. Não coloquem as coisas do lado do staff. Coloquem o que cada um pode fazer para melhorar isso. O mais fácil é colocar sempre a culpa nos outros.


papel :D

tempo :D

___________

não se pode fazer muita coisa quanto a essas pessoas, ou começam por si mesmos a adoptar outra mentalidade/perspectiva sobre o que andam a azer e como fazem ou então são "casos perdidos"..
 
Agora pedir ao staff que façam o pael de advogado é complicado. Não coloquem as coisas do lado do staff. Coloquem o que cada um pode fazer para melhorar isso. O mais fácil é colocar sempre a culpa nos outros.

Concordo contigo a 100%, no entanto, como membro bastante "antigo", custa-me imenso ver muitos moderadores/colaboradores/etc a dizer determinadas coisas.



Só viste esses dois ? ;) tem mais uns quantos, mas acho que é da hora :cool:
 
Blasted:

Posições extremas são sempre complicadas. Também temos que ler nas entrelinhas. Vocês conhecem o TosteX e o Triston. Não reduzam sff a um post a opinião deles nem tirem as ilações todas a partir de um post de quem tanto dá ao fórum.

Não é minha intenção reduzir o trabalho dos Tostex e do Triston a estes 2 post's. Acho que todos (pelo menos quem por cá passa algum tempo) sabe o que ambos contribuem e o seu valor não é sequer passível de ser posto em causa. Mas que post's destes são um pouco "descabidos" acho que são. Há que saber reconhecer o valor (que é mais que merecido) mas também chamar à atençao quando é preciso.

É muito dificil agradar a toda a gente. Mexer em posts é algo complicado e a paixão que muitos têm, e para não sair deste tópico aqueles que tiveram a maçada de aqui escrever não é a mesma de todas as pessoas que frequentam a Zwame. Com isto quero dizer que há muitas formas de educar as pessoas. Neste caso particular é irmo-nos corrigindo uns aos outros. Não me incomoda nada que me corrijam o sses e o -se. É complicado. Falo 5 línguas diferentes mas dou erros em português. Mais do que gostaria.

Os que proposiatadamente não se incomodam a perder temo a ter algum cuidado a escrever ignorem.

Agora pedir ao staff que façam o pael de advogado é complicado. Não coloquem as coisas do lado do staff. Coloquem o que cada um pode fazer para melhorar isso. O mais fácil é colocar sempre a culpa nos outros.

Claro que a solução passa por cada um de nós. Como tens na tua assinatura (e eu na minha) :
"Be the change you wanna see in the world!".
Claro que deveria ser assim. Cada um olhar para si e melhorar-se a si próprio e daqui a uns tempos teríamos isto tudo sem erros. A verdade é que isso não funciona. Não digo para termos uma brigada. Acredito que muitos dos erros mais comuns que por cá passam nem são intencionais. Muitas pessoas já nao se encontram na escola, não praticam a escrita e maus hábitos criam-se e mantém-se. E se calhar muitas dessas pessoas até agradeceriam uma correção aos seus post's.

Mas uma coisa vos garanto. No dia em que um ou outro erro meu gramatical seja apagado por essa tal hipotética brigada, sou o primeiro a abandonar este fórum. Já me chega o meu trabalho onde sou expressamente proibido de dar erros gramaticais.

És o primeiro a abandonar o fórum quando um erro teu for corrigido? LOOOL
E ainda desculpas os teus erros com o facto de a comunicação social também os dar?
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo