1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

escrever música

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Vai de roda, 18 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 5341)

1. Vai de roda

Vai de roda Power Member

Boas ppl,alguém conhece algum programa para escrever música?
    Que desse para qualquer instrumento,e que depois de escrever deia para ouvir?

Abraço:)

2. JKL22

JKL22 Power Member

Experimenta o Encore.

3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Escrever ... compor? Tens o Guitar Pro 5. Compões em MIDI, tem um sistema RSE (Realistic Sound Engine) relativamente bom ... e a mim ajudou imenso, até a aprender a tocar guitarra.
    Mesmo que a guitarra não interesse, podes usá-lo para compor.

4. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Não sei se os ultimos Guitar Pros já tinham isto corrigido, mas haviam uns que nao mostravam os compassos todos do mesmo tamanho o que baralha bastante, mas tirando isso é um bom programa.

5. Kayvlim

Staff Member

Como assim? Um compasso com apenas duas mínimas ser menor do que um com oito colcheias? Isso não é normal?

BTW, o último GP é o 5.

edit - Screenshot:

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  6. Noeljunior

Um compasso tem sempre o mesmo tamanho.

7. HecKel

HecKel The WORM

Nem por isso. Uma música pode ser constituída por vários tipos de compassos, logo aí dá para ver que podem existir compassos com diferentes tempos, ou até mesmo uma música começar no quarto tempo de um compasso, chamado de Anacrusa (a porcaria da wikipedia tuga não tem esta definição.., ver na wikipedia castelhana).

Se falas no que respeita a tamanho físico, também pode diferir, tal como o angelofwisdom referiu, um compasso preenchido com mais notas de menor valor irá ter maior amplitude que um compasso constituído apenas uma nota.

Não é bug, é notação.

abraços, HecKel

8. Noeljunior

Se os compassos tiverem o mesmo tempo têm o mesmo tamanho físico. Em muita papelada que tenho estudado tem sido assim e não é tudo com a mesma nota..

9. HecKel

HecKel The WORM

Bem, isso já vai muito offtopic :P Mas garanto-te que não implica mesmo que uma coisa origine a outra, ter o mesmo tempo não implica de forma alguma que tenha o mesmo comprimento.

Não vou ateimar mais isto, tu dizes que tens estudado muita papelada..., eu sou músico desde os 11 anos..., tenho agora 24...

abraços, HecKel

10. Noeljunior

Pronto, tu lá sabes... Eu também estudo musica, nao ha tanto ano mas estudo, tens a certeza do que dizes? É que as aulas ainda são caras...

Vai de roda, ja experimentaste algum?

11. MKPlus

MKPlus Power Member

Que confusão entre tempo e compassos!!!

Vou explicar como se eu fosse muito burro :lol:

TEMPO= O tempo musical organiza, independente de ritmo, ou de qualquer outra propriedade da música ou do som, o acontecimento sonoro, ou seja, o espaço entre um som musical (seja qual for) e o próximo som musical ou ausência deste!

COMPASSO= Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantizadamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em pulsos e repousos. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4 ou 12/8.

Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela. Os compassos são divididos na partitura a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. A soma dos valores temporais das notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração definida pela fórmula de compasso.

Quanto ao programa sugiro: Encore ou Sibelius :)

12. Kayvlim

Staff Member

A minha opinião sobre o programa está dada...

Quero é tentar esclarecer uma coisa ... perguntei ao meu professor de música, e ele confirmou-me.
    Se for um compasso 4/4, pode ter 4 semínimas ou 8 colcheias ou 16 semicolcheias ou 32 fusas... mas os compassos não têm necessáriamente de ter o mesmo tamanho físico. É aconselhado, mas não é "regra".
    Imaginemos P como uma semínima e d como uma mínima (leiam como colunas):

Código:
    | P P P P |     | P P P P |
    | d   d   |     | d d |
    Ambos estão correctos. Apesar de ser aconselhado escrever como está na primeira coluna, em que ambos os compassos têm a mesma duração (4/4) e o mesmo tamanho físico, e as notas estão dispostas de forma a que se perceba que uma mínima dura o tempo de duas semínimas, a forma como está a segunda coluna não está errada. É menos aconselhada, sim, porque pode gerar confusão a quem se rege pelos tamanhos dos compassos, mas não deixa de estar correcta.
    E sejamos razoáveis... no Guitar Pro, por exemplo, acho que dá jeito os compassos terem tamanhos diferentes. Senão, um compasso composto por 32 fusas e um compasso composto apenas por uma semibreve teriam o mesmo tamanho. Pelo menos na resolução do meu monitor, não conseguia ver mais de dois compassos ao mesmo tempo, sem descer a página. Era espaço inútil. E então se fosse impresso assim, era um desperdício de espaço. Já o EarMaster (um programa que aconselho a quem quer treinar o ouvido... bastante útil, IMO) tem os compassos todos do mesmo tamanho. Para treinar o ritmo, é muito útil porque podemos acompanhar o ritmo na posição certa do compasso e "bater" no tempo certo. Mas não iremos interpretar música no EarMaster... nem iremos estudá-la... iremos treiná-la. É aí que a rigidez nos tamanhos físicos dos compassos dá jeito.

Depende do programa. Repito, uma última vez... ambas as formas estão correctas ;)

Espero ter esclarecido a dúvida :) peço desculpa por me ter afastado tanto do tópico, mas pelo menos, espero que o off-topic termine.

Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom

Partilhar esta Página