Escrita no Forum

Status
Fechado a novas mensagens.

greven

Folding Artist
Eu sei que isto já foi debatido mais que uma vez... Mas não consigo ficar indiferente ao nível da escrita que se apresenta por aqui.

Para além da falta de nível e de respeito que é escrever à morangos com açúcar usando Xs e Zs, Kapas e o camandro... agora assiste-se a pessoas que não se dão ao trabalho de usar pontuação nem letras capitais.

Eu bem sei que o Saramago ganhou um prémio Nobel, mas não vamos exagerar. Eu nem falo nos erros de escrita, isso é totalmente normal, eu dou erros, toda a gente comete erros. Mas distingue-se perfeitamente bem um post de alguém que tentou esforçar-se em escrever dos outros quem durante um parágrafo inteiro não se dignam a assinalar um começo de frase com uma letra capital, nunca usam uma vírgula e por vezes nem pontos finais.

Eu nem vou para aqui defender a integridade da língua Portuguesa, mas sim a minha integridade como leitor de um forum que é deveras afectada por senhores que não se dignam em perderem 5 minutos a corrigir e rever o que escrevem ou a utilizar regras BÁSICAS de escrita num forum que se quer limpo, com nível e acima de tudo a dar o exemplo a outros.

Se a Techzone quer ser o melhor e maior forum de tecnologia do país acho que pode começar a dar o exemplo em aplicar sanções a quem continuamente faz com que outras ganhem enxaqueca de lerem os seus posts.

Podem dizer... mas então para que lês esses posts? É que se começarmos pelo principio de não ler então isto deixa de ser um forum de discussão. Eu não gosto de ignorar ninguém, não faz parte da minha política.

E atenção... não pretendo com isto visar seja quem for nem começar uma flamewar mas sim tocar num assunto que penso ser necessário para elevar a qualidade de escrita do forum e consequentemente a própria qualidade do mesmo.
 
O que me faz confusão é troca de letras capitais por X, K e afins mas em relação á pontuação a mim não me faz muita confusão, eu propio uso pouca pontuação para escrever mais rápido mas claro se ver que por falta de pontuação pode dar outro sentido á palavra eu coloco.

Post escrito com pontuação:D.
 
Além do pitês, prefiro palavras mal escitas e sem pontuação que posts mal escritos e mal estruturado. Aqueles que nunca usam letra maiúsculas, que escrevem tudo seguido, ou que fazem parágrafos a mais...Isso é que me irrita.

Mas isto já foi debatito à uns meses, podias ter escrito nesse tópico.
 
Eu sei que já foi debatido e escrevi isso mesmo... Mas o que me insurjo não é contra o uso do pitês, também... mas não só. Mas sim contra a falta de estruturação nos posts. De Espaços, de Letras Capitais, de Pontuação... Torna a leitura difícil e extremamente irritante.

Acho sinceramente que deveria ser dado pontos de infracção a quem continuamente repete estas proezas. Nem que fosse 1 ponto.
 
Apoio isso, quando vem um user fazer isso, mandar um avisozito, nem era preciso contar para nada, só tipo 'Evite a má escrita, bla, bla, bla.

De certeza que o user nunca mais ia pensar em escrever assim...
 
Eu sei que já foi debatido e escrevi isso mesmo... Mas o que me insurjo não é contra o uso do pitês, também... mas não só. Mas sim contra a falta de estruturação nos posts. De Espaços, de Letras Capitais, de Pontuação... Torna a leitura difícil e extremamente irritante.

Acho sinceramente que deveria ser dado pontos de infracção a quem continuamente repete estas proezas. Nem que fosse 1 ponto.

Concordo a 100%.

Cumps
 
dou-te razão quanto à pontuação e o pitês...quanto ao resto tem lá santa paciencia mas já é ter muito trabalho e acho que sinceramente não é por falta de umas quantas maiúsculas ou de um acento ou outro que as pessoas deixam de me perceber.
 
Greven,
Eu já ando há muitos anos a tentar convencer o pessoal a escrever duma maneira minimamente decente. Mas não resulta.
Isto deve-se à falta de educação das pessoas. Educação tanto em casa como nas escolas. Dizem que são livres de escrever como querem, que toda a gente entende, etc.
Assim sendo, eu também sou livre de não ler o que escrevem.


Edit:

Escrevi isto dia 14-01-2008 no "Contacte o Staff":

Pessoal, não dá para instituir uma "lei" para obrigar o pessoal a escrever em português de Portugal em vez de XcReVeRem em PiTeX ?

Uma das razões das minhas ausências prolongadas aqui do fórum é a pouca paciência que tenho. E cada vez que vejo um gajo a dar pontapés na gramática e na ortografia fico completamente fulo. Há posts que nem dá para ler.

Escrevi isto aqui para ninguém ir postar a dizer que escreve como bem lhe apetece e "bla bla" como é hábito quando uma pessoa tenta fazer um gajo desses ver que os posts dele são ilegiveis.


Abraço
 
Última edição:
dou-te razão quanto à pontuação e o pitês...quanto ao resto tem lá santa paciencia mas já é ter muito trabalho e acho que sinceramente não é por falta de umas quantas maiúsculas ou de um acento ou outro que as pessoas deixam de me perceber.

Começar um post numa thread sobre a indecência da escrita no fórum com minúscula, digamos que não é algo acertado.

Não estamos nem no café, nem no IRC (para quem se lembra disso), nem numa plataforma de instant messaging!
 
Eu acho mal a juventude, e digo juventude porque no geral são eles que escrevem com "x" e "k", que hoje em dia escrevam dessa forma. Eu tenho 17 anos e escrevo normalmente como outras pessoas aqui no fórum e no Messenger. Se na Techzone deve-se escrever com um Português decente e não escrever como se tivessemos num Telemóvel, as pessoas que desrespeitarem essa "regra", devem ser punidas. Se tal não acontece, então é porque essa "regra" está muito mal empregue.
 
Começar um post numa thread sobre a indecência da escrita no fórum com minúscula, digamos que não é algo acertado.

Não estamos nem no café, nem no IRC (para quem se lembra disso), nem numa plataforma de instant messaging!

...
a esmagadora maioria dos meus posts é feita com minúsculas. repito: não deixas de me entender por eu escrever em minúsculas pois não? ainda por cima sendo o resto da minha escrita o mais correcta que eu a consiga fazer.

isso da malta querer que quem escreva em pitês/sem pontuação/seja o que for seja punido é muito bonito...até faz pensar que os moderadores têem pouco que fazer...

a sério, eu também não gosto de ver os k's e os x's e etc (ah e também não gosto mesmo NADA das expressões em inglês que alguns dos utilizadores, que usem escrita correcta ou não, usam quando as mesmas não são precisas para nada. falo do "whatever", "pics or it didn't happen" e afins...) que vejo por aí e acho que deve haver alguma contenção. mas isso tem de partir dos utilizadores. não pode ser a moderação a andar atrás de uns 100 gajos a tentar fazer com que eles escrevam em condições.
 
...
a esmagadora maioria dos meus posts é feita com minúsculas. repito: não deixas de me entender por eu escrever em minúsculas pois não? ainda por cima sendo o resto da minha escrita o mais correcta que eu a consiga fazer.

isso da malta querer que quem escreva em pitês/sem pontuação/seja o que for seja punido é muito bonito...até faz pensar que os moderadores têem pouco que fazer...

a sério, eu também não gosto de ver os k's e os x's e etc (ah e também não gosto mesmo NADA das expressões em inglês que alguns dos utilizadores, que usem escrita correcta ou não, usam quando as mesmas não são precisas para nada. falo do "whatever", "pics or it didn't happen" e afins...) que vejo por aí e acho que deve haver alguma contenção. mas isso tem de partir dos utilizadores. não pode ser a moderação a andar atrás de uns 100 gajos a tentar fazer com que eles escrevam em condições.

Desculpa lá, mas é algo que não consigo entender. Se dizes que o resto da tua escrita é o mais correcta que consegues fazer porque é que não carregas com o mindinho da mão esquerda no Shift 10 vezes no post? Tens a tecla estragada? É que em português correcto as frases começam com letra maiúscula.
 
Desculpa lá, mas é algo que não consigo entender. Se dizes que o resto da tua escrita é o mais correcta que consegues fazer porque é que não carregas com o mindinho da mão esquerda no Shift 10 vezes no post? Tens a tecla estragada? É que em português correcto as frases começam com letra maiúscula.


sou preguiçoso...processa-me...:rolleyes:
 
Eu não percebo porque é que poupam nos acentos e pontuações num fórum, têm assim tanta pressa? Porquê, o tópico não foge, demorem o tempo que demorarem. Depois há aqueles que escrevem com hífens em tudo o que são palavras. Não sei se estão a perce-ber. Depois ainda temos aqueles que inventam palavras novas, como por exemplo, "pedassos".

Quando aquilo que escrevemos será lido por milhares de pessoas, acho que devemos ter cuidado com a nossa própria escrita. E sim, acho que o fórum deve ter uma especial atenção nisso mesmo. Incentivar a uma correcta escrita e penalizar aqueles que insistem em não aprender.
 
Desde que vi escrito exitem aqui no forum em vez de hesitem, ou outras assim parecidas, é cada qual por si nesta "selva".

Resta apenas o bom senso dos users, e tentar dar na cabeça a esses assassinos de gramática.

Uma coisa é nao usar letras maiúsculas e em vez de que, usar q, que é perfeitamente legível e nao incomoda ninguém agora erros sistemáticos, deixam de ser erros e passam a ser o "não saber" escrever.
 
Estou de acordo. Acho que é importante promover uma escrita mais cuidada para promover, simultaneamente, uma melhor leitura das ideias expressas. Por outras palavras: É preciso melhorar a inteligibilidade na comunicação porque é disso que depende a comunidade deste (e de qualquer) fórum.
Porém não concordo muito que isso seja imposto à velha maneira do cacete. Acho que deve ser apenas aconselhado, encorajado... A mudança deve ser interiorizada acima de tudo, e pessoalmente acho que não se corrigem problemas destes com a castração dos direitos básicos desses utilizadores.
Também não concordo que se estabeleça uma regra que permita apenas o português de Portugal, como alguém sugeriu, uma vez que já vi brasileiros a contribuir para a comunidade deste fórum, por mais reduzida que seja essa percentagem. O ideal é cada um exprimir-se da melhor maneira que consegue e produzir posts frutíferos. O resto é história - ou "estoria", como se dizia antigamente. :).

Acho que a intenção conta bastante. Estou certo que há utilizadores que podem fazer muito mais para o seu bem e para o dos outros.
Resumindo, não desperdicemos as qualidades da comunicação... Já nem é uma questão de identidade cultural, é uma questão de entendimento básico entre um conjunto de pessoas.
 
Última edição:
Eu felizmente, considero-me uma pessoa que escreve minimamente bem. Dou os meus erros, como todas as pessoas, e só escrevo abreviaturas em casos muitos raros, nem em mensagens o faço!

Também me chateia bastante, estar a tentar ler esse tipo de posts sem pontuação, escritos com x, k, e mais não sei o quê, e quando tentamos avisar as pessoas para que escrevam correctamente, elas ainda ficam todas ofendidas, porque são livres de escrever como querem, e bem lhes apetece, e mais não sei o quê. Um tipo de de post que me enerva mesmo, é aqueles em que as pessoas palavra sim, palavra sim, começam com maiúsculas e usam o chamado pitês ainda por cima...

A ideia de um warning, por cada post mal escrito, é boa, mas ao mesmo tempo má, por uma simples razão! Os moderadores passavam dias inteiros a dar warnings e a apagar posts/tópicos, principalmente na parte do fórum que está aberta a todas as pessoas! Normalmente, quando ficam com o fórum todo aberto, já escrevem minimamente bem.

Fica aqui a minha opinião

Cumprimentos
 
Crusher, já aí deram a ideia, de dar um ponto de warning!

Podia-se fazer algo do estilo, quando uma pessoa chegasse por exemplo aos 5 pontos, iam uma semana de férias, ou assim...
 
Que tipo de penalização?

é logo uma suspensão para ver se aprendem!:004:

epá a sério, eu compreendo o ponto de vista de quem se queixa, mas a moderação tem mais que fazer do que andar a punir uma coisa que acontece a cada 2 minutos, ou menos, no fórum... se fosse introduzido um sistema de punição pelos erros ortográficos, os moderadores passavam de moderadores a professores de português e não faziam mais nada...literalmente...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo