Escrita no Forum

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu não percebo porque é que poupam nos acentos e pontuações num fórum, têm assim tanta pressa? Porquê, o tópico não foge, demorem o tempo que demorarem. Depois há aqueles que escrevem com hífens em tudo o que são palavras. Não sei se estão a perce-ber. Depois ainda temos aqueles que inventam palavras novas, como por exemplo, "pedassos".

Quando aquilo que escrevemos será lido por milhares de pessoas, acho que devemos ter cuidado com a nossa própria escrita. E sim, acho que o fórum deve ter uma especial atenção nisso mesmo. Incentivar a uma correcta escrita e penalizar aqueles que insistem em não aprender.

Os erros que referiste já são problemas de outro campeonato e não me parece que seja justo andar a meter infracções em pessoal que se enganou ou que devido a alguma fatalidade da vida não aprendeu a escrever determinada palavra como deve ser.

O maior problema aqui é o pessoal que não se preocupa com o aspecto do seu post, vomita tudo no fórum sem sequer olhar duas vezes para o que escreveu sem se importar se será facilmente legível para os outros. Por outro lado há o pessoal que lê duas, três vezes o que escreveu e que tem um cuidado maior com o que mete no fórum.

Ainda assim só sou apologista de uma infracção nos casos mais graves e recorrentes.
 
é logo uma suspensão para ver se aprendem!:004:

Ban for life!!! :004:

epá a sério, eu compreendo o ponto de vista de quem se queixa, mas a moderação tem mais que fazer do que andar a punir uma coisa que acontece a cada 2 minutos, ou menos, no fórum... se fosse introduzido um sistema de punição pelos erros ortográficos, os moderadores passavam de moderadores a professores de português e não faziam mais nada...literalmente...

Olhando para o teu post, compreende-se perfeitamente bem o porquê da tua benevolência face aos que escrevem mal. :rolleyes:

Podia-se criar uma equipa de colaboradores só para a detecção, correcção e punição de erros ortográficos.
 
Acho que a ideia aqui é punir aqueles que fazem posts ilegiveis, e não aqueles que cometem umas gralhas (uns acentos falhados, uma letra capital que não está lá etc).

Acho que a ideia não é criar uma grammar police.

Podia-se criar uma equipa de colaboradores só para a detecção, correcção e punição de erros ortográficos.

Grammar-Police.png


:-D :-D
 
Punição é exagerado. Se ao dar infracções das regras básicas do fórum já é o que é (desde reclamações por tudo e por nada, muitas vezes com teor agressivo e até com insultos graves, cuja pena é o ban directo e não são tão poucos quanto isso!), imagina andar a dar infracções a torto e a direito por escrita em pitéx e erros ortográficos.

Do resto, se virem posts ilegíveis é favor utilizar o report (
report.gif
) que será tratado pelo moderador da área. Pelo menos na minha zona, o hardware novidades, se tiver posts e threads ilegíveis é logo apagado e se o user em questão abusar, ou mando PM simples ou 1 warning.
 
Última edição:
Eu sou contra os erros de escrita que alteram o significado das frases ou que demonstram vontade em escrever mal (atitude desrespeitadora).
A falta de maiúsculas no início das frases é irrelevante para o significado das mesmas.
Já a falta de acentos, falta de vírgulas, palavras com letras comidas, pitês, e os famosos "-mos" mal colocados, tornam a escrita altamente incorrecta e difícil de interpretar.
Também acho cómico que digam que é para "poupar tempo". Pensem bem no tempo que "poupam". Se calhar escrevem como macaquinhos, com um dedo de cada vez, e a demorar uns segundos para cada letra :rolleyes:

Contudo, a falta de maiúsculas no início das frases... Bem, não afecta em rigorosamente nada.
 
Ban for life!!! :004:



Olhando para o teu post, compreende-se perfeitamente bem o porquê da tua benevolência face aos que escrevem mal. :rolleyes:

Podia-se criar uma equipa de colaboradores só para a detecção, correcção e punição de erros ortográficos.

já disse que não uso maiúsculas nos meus dois primeiros posts e digo pela terceira vez que não é por aí que deixas de me entender... se há ali outro erro peço desculpa e já agora peço também que me ilumines.
 
Por acaso, desde muito cedo que muitas pessoas ficavam espantadas por eu começar com maiúsculas e acabar com pontos finais, isto tanto no Messenger como no IRC, e isto vindo de pessoas de Humanidades enquanto eu sou da área de Ciências.

Em SMS eu entendo, ok, nem por isso, com o pormenor de se pagar o mesmo caso se escrevam 10 caracteres ou 120 (acho que é esse o limite para uma mensagem) e os tais sistemas de escrita "inteligente" com os quais nunca atinei, até a própria desculpa, aplicada aos SMS, não pega.

Se vocês acham que as coisas no fórum estão más, haveriam de ver o meu e-mail da faculdade em que certas perguntas feitas a docentes são partilhadas via mailing list, expressões como "Boas,", "Tenho uma cena que não entendo", a mítica escrita "à lá pita" e pontapés gramaticais afins têm a sua parte, não tão exagerada, mas é sempre "interessante" quando um docente dos seus 60 se vira no meio de uma teórica "Agradecia que não me enviassem mails começados com Boas"...

Outra coisa que me faz imensa impressão é o uso exagerado de smileys e pontos de exclamação e interrogação, bem, até ter mais do que um ponto de interrogação é parvoíce..

Eu até iria dizer algo sobre os títulos que as pessoas de lembram de inventar... mas isso já seria outro assunto.

Espero que, no futuro, certas politicas sejam aplicadas para combater esta praga.
 
Última edição:
Morais, o uso de smileys e por vezes excesso de sinais tipo "!!!!" serve para conseguires dar uma carga dramática à coisa. quantas vezes um post pode parecer antipático, mas basta um smiley para perceber que a entoação é de brincadeira?
A comunicação por escrito é muito complicada para transmitir emoções, e os smileys ajudam nesse campo.
 
Eu sou contra os erros de escrita que alteram o significado das frases ou que demonstram vontade em escrever mal (atitude desrespeitadora).
A falta de maiúsculas no início das frases é irrelevante para o significado das mesmas.
Já a falta de acentos, falta de vírgulas, palavras com letras comidas, pitês, e os famosos "-mos" mal colocados, tornam a escrita altamente incorrecta e difícil de interpretar.
Também acho cómico que digam que é para "poupar tempo". Pensem bem no tempo que "poupam". Se calhar escrevem como macaquinhos, com um dedo de cada vez, e a demorar uns segundos para cada letra :rolleyes:

Contudo, a falta de maiúsculas no início das frases... Bem, não afecta em rigorosamente nada.

A falta de maiúsculas, por exemplo, demonstra preguiça e pouco cuidado na apresentação do post, basicamente é o mesmo que dizer "amanhem-se" aos outros utilizadores.

Um "-mos" mal colocado pode ser um simples erro que a pessoa não faz de propósito, não vejo qualquer sentido em punir esse tipo de coisa.

Outra coisa que me faz imensa impressão é o uso exagerado de smileys e pontos de exclamação e interrogação, bem, até ter mais do que um ponto de interrogação é parvoíce..

Eu até iria dizer algo sobre os títulos que as pessoas de lembram de inventar... mas isso já seria outro assunto.

Espero que, no futuro, certas politicas sejam aplicadas para combater esta praga.

Isso acho que já é ser picuinhas :p.
 
Última edição:
Por acaso, desde muito cedo que muitas pessoas ficavam espantadas por eu começar com maiúsculas e acabar com pontos finais, isto tanto no Messenger como no IRC, e isto vindo de pessoas de Humanidades enquanto eu sou da área de Ciências.

Em SMS eu entendo, ok, nem por isso, com o pormenor de se pagar o mesmo caso se escrevam 10 caracteres ou 120 (acho que é esse o limite para uma mensagem) e os tais sistemas de escrita "inteligente" com os quais nunca atinei, até a própria desculpa, aplicada aos SMS, não pega.

Se vocês acham que as coisas no fórum estão más, haveriam de ver o meu e-mail da faculdade em que certas perguntas feitas a docentes são partilhadas via mailing list, expressões como "Boas,", "Tenho uma cena que não entendo", a mítica escrita "à lá pita" e pontapés gramaticais afins têm a sua parte, não tão exagerada, mas é sempre "interessante" quando um docente dos seus 60 se vira no meio de uma teórica "Agradecia que não me enviassem mails começados com Boas"...

Outra coisa que me faz imensa impressão é o uso exagerado de smileys e pontos de exclamação e interrogação, bem, até ter mais do que um ponto de interrogação é parvoíce..

Eu até iria dizer algo sobre os títulos que as pessoas de lembram de inventar... mas isso já seria outro assunto.

Espero que, no futuro, certas politicas sejam aplicadas para combater esta praga.
Só por curiosidade, porque é que utilizas itálico nas expressões inglesas? É algum tipo de vicio?
 
Não me 'custa' ver erros ortográficos, pois isso é um erro da pessoa, que só a escola imendaria.

Mas erros de estrutura do post (escrever tudo seguido, ou estar sempre a fazer parágrafos, não iniciar as frases com letra maiúsculas,etc) é que basta olhar para o post, não é preciso nada profundo.

Só por curiosidade, porque é que utilizas itálico nas expressões inglesas? É algum tipo de vicio?

Em português correcto usasse.
 
Além disso, quando aparece um membro a escrever pitês, é logo chamado a atenção por alguns membros mais susceptíveis pelo que isso também lhe servirá de "castigo" ou de aviso. Assim da próxima escreverá com mais cuidado.
 
Além disso, quando aparece um membro a escrever pitês, é logo chamado a atenção por alguns membros mais susceptíveis pelo que isso também lhe servirá de "castigo" ou de aviso. Assim da próxima escreverá com mais cuidado.

não, o mais comum é ficar todo chateadinho.
 
Só por curiosidade, porque é que utilizas itálico nas expressões inglesas? É algum tipo de vicio?

Eu aqui escrevo Português, quando uso expressões e palavras que não existem na língua em que me encontro a escrever "dou uso ao itálico", é assim que me ensinaram visto que, entre outros usos, a escrita em itálico também serve para indicar ao leitor quais as palavras (e as expressões em que se encontram) que, ai está, não são Portuguesas.

Por acaso é pena tratar-se de uma pratica em decadência, temos umas das línguas mais ricas e complexas que existem, enquanto que o Inglês é algo como uma "língua para idiotas", já o Português é muito mais evoluído e refinado.
 
oh god..., outra vez o mesmo?

Alguns dos que comentam aqui até já foram Moderadores e sabem quem o que não é aturar gente parva, e ainda querem mais medidas destas?

A educação não cabe ao staff, apenas o nunyx e o caganamata têm formação para tal e não me cheira que queiram trazer o trabalho para o fórum :P

Se escrevem mal, metam na ignore list tal como eu faço, eu recuso-me a ajudar quem não se esforça para se fazer compreender. Se escrevem MESMO mal façam report, é uma situação de spam, maravilha é spam.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo