Espaço de armazenamento cloud

Raines

Power Member
Boa tarde

Gostaria de perguntar quais as melhores opções de espaço de backup na cloud.

Seguro, rápido, simples e barato. Obrigado
 
Já agora pergunto. Vi que alguns destes serviços têm um sistema de back UP do pc com acesso de outras máquinas. Será que dá para pôr 1 PC na cloud e depois ir de outro PC ou Mac trabalhar nesse PC da cloud como se estivesse nele ou a trabalhar nele de modo remoto de outro? Obrigado!!

Também vi o pcloud. Parece bom e tem opções de pagar uma vez e ficar vitalício. Ao fim de 3 ou 4 anos já fica de borla
 
Eu uso OneDrive para a maioria da tralha menos importante, pois tenho uma conta pro, por um amigo que trabalha na Microsoft e tem um desconto anual brutal, mas para coisas privadas e importantes, tenho filen.io, storage cloud encriptado, de acordo com regras/leis alemãs zero-knowledge.
Mega não é a melhor opção para privacidade, desde que foi confiscado pelo governo, na altura em que prenderam o Dotcom.
 
iCloud+ é a minha escolha para todos os dias, especialmente desde que tem E2EE. Utilizo também outras funcionalidades como Hide My E-mail e Private Relay daí o motivo da minha escolha.

Filen para redundância, atualizo uma vez por mês sempre ao dia 1 para não me esquecer.
 
iCloud+ é a minha escolha para todos os dias, especialmente desde que tem E2EE. Utilizo também outras funcionalidades como Hide My E-mail e Private Relay daí o motivo da minha escolha.

Filen para redundância, atualizo uma vez por mês sempre ao dia 1 para não me esquecer.

Como são as velocidades de upload / download no Filen., Não conhecia este sistema, estive a ver e têm subscrições "lifetime" como PCloud.
 
Como são as velocidades de upload / download no Filen., Não conhecia este sistema, estive a ver e têm subscrições "lifetime" como PCloud.
Não fiz ainda testes de velocidade, mas deixa-me dizer que as subscrições são acumuláveis. Se adquirires 100GB agora, podes daqui a uns meses adquirir mais 100GB e ficas com 200GB, salvo erro mais o que tinhas antes em free.
 
Como são as velocidades de upload / download no Filen., Não conhecia este sistema, estive a ver e têm subscrições "lifetime" como PCloud.
Pessoalmente utilizo apenas a interface web. Não tenho nada a apontar, com velocidades de upload/download muito semelhantes às que tenho via iCloud. Noutros tempos utilizava Google Drive com as mesmas velocidades também.

Há, contudo, relatos menos favoráveis sobre velocidades mas creio que estejam relacionadas com as apps para telemóvel e computador.
Não fiz ainda testes de velocidade, mas deixa-me dizer que as subscrições são acumuláveis. Se adquirires 100GB agora, podes daqui a uns meses adquirir mais 100GB e ficas com 200GB, salvo erro mais o que tinhas antes em free.
Precisamente. Está correto.
 
Pessoalmente utilizo apenas a interface web. Não tenho nada a apontar, com velocidades de upload/download muito semelhantes às que tenho via iCloud. Noutros tempos utilizava Google Drive com as mesmas velocidades também.

Há, contudo, relatos menos favoráveis sobre velocidades mas creio que estejam relacionadas com as apps para telemóvel e computador.

Precisamente. Está correto.

Eu tenho pcloud vitalicio e é acumulativo também. Porém, às vezes as velocidades são baixas.

Tinha comprado 500 Gb vitalicio e depois comprei 2 Tb vitalicio uns meses mais tarde. Fiquei com 2.5 Tb
 
Eu tenho pcloud vitalicio e é acumulativo também. Porém, às vezes as velocidades são baixas.

Tinha comprado 500 Gb vitalicio e depois comprei 2 Tb vitalicio uns meses mais tarde. Fiquei com 2.5 Tb
pCloud é muito mais caro que Filen, mesmo estando em promoção. 500GB lifetime no Filen são 130€, no pCloud são 200€. 2TB são 100€ de diferença, mesmo estando em promoção no pCloud.
Além disso, dá para adquirir 100GB e 200GB lifetime e pelo menos o ano passado tiveram valores promocionais muito mais baixos, na black friday (não sei os valores exatos por cá, mas achei isto na net: (100GB - ~$28, 500GB - ~$100, 2TB - ~$241, 5TB - ~$525).

Não costumo fazer mais que backups, nunca testei velocidade. Daqui a pouco vou enviar um ISO e faço download em outro dispositivo, para testar. Depois dou feedback. Vou testar através da app e também web, para comparar.

EDIT:
Teste 1: Upload pela app: 12-15 MB/s
Teste 2: upload feito pelo web UI: 8-10 MB/s
Teste 3: Download pela app em Linux (do que fiz upload pelo web UI): 20-25 MB/s

Notas:
- Valores em Megabytes
- Sistema operativo: Linux
- Browser: Firefox
- Internet: Já não tenho 100% certeza, mas salvo erro, é 1 Gbps / 200 Mbps
 
Última edição:
Viva!

Tenho estado a ver alguns planos.

De momento tenho 1TB no one drive de um plano familiar. Não ha hipotese de entrar noutro plano familiar e acumular os 2TB? Ou pelo menos ter as 2 contas de 1TB no mesmo ?

Tambem adquiri mensalmente 2TB no FILEN.IO. O serviço parece me muito bom. Será o mais seguro? Tem uma coisa que deve ser pela segurança mas que me chateia um pouco. Para ver os videos tenho de fazer download. Como vejo muitos videos da cloud em streaming , nao me dá jeito estar a fazer download sempre que quero ver...

Pensei nestas alternativas:

Google drive - 2T - 99 euros /ano
Idrive - 5TB - 60 euros /ano ( parece me mto baixo... é seguro?)

Estes servicos permitem fazer streaming? Outras opções boas? Pensei no google e one drive pois sao empresas que dificilmente irao desaparecer nos proximos anos

Obrigado!
 
Não podes ter uma conta Microsoft em dois planos familiares para usufruires de 1 TB + 1 TB. Uma conta só pode estar num plano familiar. Mas podes comprar mais espaço que vai somar ao 1 TB que já tens do plano familiar.

Podes ter também duas contas diferentes, cada uma no seu plano, como sugeres, no mesmo equipamento. Sei que a aplicação para Windows suporta a funcionalidade, sendo que cada conta tem a sua pasta OneDrive dedicada. Eu tenho conta pessoal e uma conta académica assim ao mesmo tempo, cada uma com o seu terabyte. No mobile não sei se é suportada essa funcionalidade.

Quanto ao resto, a alternativa do Google Drive parece interessante pois pelos 99€/ano ficas com o dobro de armazenamento do OneDrive (que só oferece 1 TB por esse preço no plano familiar), mas da última vez que verifiquei, as velocidades que o Google Drive disponibilizava eram baixas comparadas com as oferecidas pelo OneDrive.

Convém também lembrar que a subscrição do OneDrive (Microsoft 365) inclui a suite Microsoft Office completa, ou quase, e está constantemente em promo na Amazon. Por vezes consegues comprar um ano quase a metade do preço do preço tabelado oficial. Ainda não há muito tempo o plano familiar esteve a 50 e tal euros. Não tenho acompanhado o preço para o plano pessoal, mas facilmente o fazes com um tracker de preços para a Amazon.

Na subscrição do Google Drive, pelo que vejo, recebes uns perks de edição para o Google Photos, live stream de videochamadas para o YouTube, melhorias para o Google Meet e pouco mais.

Tens que ver ao que dás mais valor e o que te interessa, se um maior espaço de armazenamento e pouco mais, ou menos espaço mas acesso a mais serviços de produção, isto pelo mesmo preço anual tabelado. As velocidades oferecidas também se reflectem no preço, não é só o espaço de armazenamento, ou serviços adicionais.

Os outros serviços de cloud storage desconheço, espera por alguém mais informado que possa ajudar.
 
Última edição:
Muito obrigado por toda a informação!! Não vi a hipótese de comprar mais espaço pada adicionar ao 1 tb. Onde posso ver isso?

Essa questão das duas contas no PC em pastas separadas também me interessa. Vou tentar saber disso 🙂.
Ja agora se aceder a um plano familiar posso ter 6 contas de email minhas diferentes? Como se fossem 6 pessoas da família no mesmo PC?
 
Não vejo porque não, podes sempre criar outros emails/contas e adicionar ao plano familiar. Deve funcionar.

Para adicionar mais espaço, é na webpage do OneDrive, nos detalhes do teu plano. Fazes scroll para baixo e tem opções de adicionar mais espaço, de 200 em 200 GB até mais 1 TB. É basicamente cada 200 GB a mais por 2€.

Verifiquei agora que a app para Android permite também várias contas em simultâneo.
 
Back
Topo