Espaço em disco

joanes

Membro
Caríssimos

Estou com um problema complicado! Desde há cerca de 1 semana tenho notado que o espaço que tenho em disco se está a esgotar rapidamente, sem eu instalar absolutamente nada. Agora tenho constantemente uma janela que me avisa que tenho "espaço em disco insuficiente", tendo quase chegado aos 100kb!

Tenho um disco de 80GB, com uma partição de metade para o windows xp pro + programas, que ocupará no máximo 20GB: onde param os outros? Já fiz o chkdsk e, aparentemente, está tudo bem; já fiz um virus scan completo e não havia virus; já limpei os spywares, os temporários, os cookies, eu sei lá o que é que fiz mais. E nada!

Agradecia, se alguém soubesse como resolver este problema, me desse uma ajuda preciosa já que um dia destes a máquina não arranca!

Bem haja
JNunes
 
Caríssimos

Estou com um problema complicado! Desde há cerca de 1 semana tenho notado que o espaço que tenho em disco se está a esgotar rapidamente, sem eu instalar absolutamente nada. Agora tenho constantemente uma janela que me avisa que tenho "espaço em disco insuficiente", tendo quase chegado aos 100kb!

Tenho um disco de 80GB, com uma partição de metade para o windows xp pro + programas, que ocupará no máximo 20GB: onde param os outros? Já fiz o chkdsk e, aparentemente, está tudo bem; já fiz um virus scan completo e não havia virus; já limpei os spywares, os temporários, os cookies, eu sei lá o que é que fiz mais. E nada!

Agradecia, se alguém soubesse como resolver este problema, me desse uma ajuda preciosa já que um dia destes a máquina não arranca!

Bem haja
JNunes

Qual é o tipo de formatação do disco (FAT32 / NFTS / outro) ?
Existe software para verificar o espaço das directorias e o que elas ocupam no disco... é um bom começo... infelizmente não sei o nome...
 
NTFS
outro aspecto é que consegui libertar 300Mb de espaço para poder fazer o restauro do sistema e, mesmo assim, não me permite fazê-lo: "O 'Restauro do sistema' não consegue proteger o computador. Reinicie o computador e em seguida execute o 'Restauro do sistema' novamente."
 
Boas, eu aqui no trabalho tenho um software bastante util, chama-se Treesize Profissional. Este programa faz-te um "search" ao computador e expoe quais as directorias maiores, ficheiros em maior numero, etc.

http://www.jam-software.com/treesize/

Pode ser que te ajude um pouco a compreender onde esta esse espaço a ser "roubado".
Exprimenta desligar a net durante uns 2 ou 3 dias e verifica se continua.
Ja verifiquei por vezes acontece com as caixas de correio (outook), quando abres a caixa ela carrega tudo para o disco e muitas das pessoas pensam q estão a abrir o correio no servidor. Mesmo as tuas mensagens no outlook gravadas ou guardadas estão a roubar espaço.

Espero que pelo menos o software ajude.

Peace
 
olá,
uma das dicas q te posso dar pelo menos para ganhares espaço temporariamente enquanto n resolves isso de vez é apagares os updates do windows, q são umas pastas azuis na directoria C:\windows , só nisto deves ganhar uns 500 megas, depois desactiva o restauro de sistema e sinceramente se n conseguires ver onde esta o espaço roubado o melhor é formatares a maquina mas com partiçoes NTFS assim, se tens um disco de 80 GB metes 20 GB para o Windows e Programas e a 2ª partição para o resto, jogos e downloads. No meu ver é a melhor solução q tens!!!

Cumps
 
Obrigado pelas dicas; realmente o TreeSize é mt bom, dá-nos ao pormenor o que é que os discos têm. Neste caso, diz-me que, dos 40 GB de partição, 1,8 estão no windows, 1,8 em programas, uns pozitos nos documents and settings e 34GB!!! no System Volume Information/RP8!???????
Mais dicas serão bemvindas, tks à mesma!
JNunes
 
Pode ñ ter nada a ver mas verifica quais os programas que tens que guardam logs... coisas tipo o PeerGuardian criam ficheiros de log enormes.
 
"A pasta System Volume Information é uma pasta de sistema oculta que a ferramenta Restauro do sistema utiliza para armazenar as respectivas informações e pontos de restauro. Existe uma pasta System Volume Information em cada partição do computador. Poderá ter de aceder a esta pasta para fins de resolução de problemas"

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;309531


man... shift+delete nisso, era o que eu fazia e desligava o restauro...
 
Boas, eu aqui no trabalho tenho um software bastante util, chama-se Treesize Profissional. Este programa faz-te um "search" ao computador e expoe quais as directorias maiores, ficheiros em maior numero, etc.

http://www.jam-software.com/treesize/

Pode ser que te ajude um pouco a compreender onde esta esse espaço a ser "roubado".
Exprimenta desligar a net durante uns 2 ou 3 dias e verifica se continua.
Ja verifiquei por vezes acontece com as caixas de correio (outook), quando abres a caixa ela carrega tudo para o disco e muitas das pessoas pensam q estão a abrir o correio no servidor. Mesmo as tuas mensagens no outlook gravadas ou guardadas estão a roubar espaço.

Espero que pelo menos o software ajude.

Peace

Obrigado pela dica... era esse mesmo... eles são tantos...
 
"A pasta System Volume Information é uma pasta de sistema oculta que a ferramenta Restauro do sistema utiliza para armazenar as respectivas informações e pontos de restauro. Existe uma pasta System Volume Information em cada partição do computador. Poderá ter de aceder a esta pasta para fins de resolução de problemas"

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt;309531


man... shift+delete nisso, era o que eu fazia e desligava o restauro...

Em vez de shift+delete, vai ao restauro do sistema e apaga os restauros mais antigos (manté apenas um que aches que estava estável o pc nessa altura). E deixas o restauro ligado se achas que é melhor...

Ou então faz como eu faço e como o BlueSp33d3r disse: Desactiva o restauro e reinicia. só depois é que vais apagar os ficheiros (só para o windows não vir com cenas do género "o ficheiro que está aceder está protegido ou e do sistema...")

O restauiro do window$ nunca me inspirou confiança, pra mim é sp melhor uma formataçãozinha rápida:x2:
 
Se desactivares o Restauro do Sistema (Control Panel -> System -> separador System Restore) esse espaço fica logo libertado.
N é nec. apagar qq ficheiro.

Se achares esse Restauro importante (pessoalmente tb n o uso pois faço imagens/clones regulares do meu Disco de arranque),
podes desactivá-lo para limpar e libertar esses 34GB e depois voltas a activá-lo.
 
Em vez de shift+delete, vai ao restauro do sistema e apaga os restauros mais antigos (manté apenas um que aches que estava estável o pc nessa altura). E deixas o restauro ligado se achas que é melhor...

Ou então faz como eu faço e como o BlueSp33d3r disse: Desactiva o restauro e reinicia. só depois é que vais apagar os ficheiros (só para o windows não vir com cenas do género "o ficheiro que está aceder está protegido ou e do sistema...")

O restauiro do window$ nunca me inspirou confiança, pra mim é sp melhor uma formataçãozinha rápida:x2:

tambem concordo. faz-se uma partiçao so para por o windows e os programas. o resto na outra partiao (ate os meus docs) para que que nao va nada ao ar (para alem dos programas). tae os programas dava para por no outro disco, mas depois era preciso reinstalar na mesma os programas por causa dos ficheiros que ficam nas pastas do windows.

cumps
 
System volume information = System restore

prontos acho que não é preciso dizer mais nada... mas fosga-se 34G :wow:


Cumprimentos

eu acho muito mais sensato desligar a hibernação que o system restore que pode ser bastante util ás vezes, mas "prontes", pode-se tb reduzir o tamanho do swap file, diminuir o tamanho da cache do IE, etc... mas nunca o system restore.
 
tambem concordo. faz-se uma partiçao so para por o windows e os programas. o resto na outra partiao (ate os meus docs) para que que nao va nada ao ar (para alem dos programas). tae os programas dava para por no outro disco, mas depois era preciso reinstalar na mesma os programas por causa dos ficheiros que ficam nas pastas do windows.

cumps

a maioria dos jogos funciona mesmo noutra partiçao sem ser preciso instalar de novo, comprovado por mim que tb não acreditava, os dois mais importantes que tenho dão(mohaa e nfs), por isso muitos devem dar....

eu posso ser noob, mas sempre tive isto da seguinte maneira:

c:\20 gb, windows (chega e sobra para uma carrada de programas)
d:\55 gb os meus documentos
e:\outro disco de 80, só P2P e downloads do mozzila e IE, tudo arrumadinho em pastas separadas, por isso se sacar sem querer algum virus daqueles f***** só perco os downloads, mesmo que me inutilize o disco.




Semttulo-14.jpg
 
Última edição:
eu acho muito mais sensato desligar a hibernação que o system restore que pode ser bastante util ás vezes, mas "prontes", pode-se tb reduzir o tamanho do swap file, diminuir o tamanho da cache do IE, etc... mas nunca o system restore.

O system restore pra mim é bom para corrigir temporáriamente uma falha se uma pessoa estiver "apertada" de Tempo... Continuo a achar melhor fazer um clean install quando tenho problemas...

Quanto às partições:
20GB (disco1) para SO e programas
60GB (disco1) para documentos, saves e jogos, e os mp3 (nesta partição tenho o ambiente de trabalho e os meus documentos, logo, sempre que reinstalo o windows n preciso de andar a copiar os meus documentos e o que tenho no amb de trabalho...)
40Gb (disco2) para swapfile do windows, backup dos documentos (meus e do resto da famelga) e ficheiros temporários de progs de edição de video e som...
 
sim, e verdade que os jogos funcionam sem qualquer instalaçao. ate hoje todos me deram. mas de qualquer modo eu gosto de os instalar para aparecerem no menu iniciar e no instralar/desinstalar programas. nao e nada de especial, mas gosto de ter as coisas organizadinhas.

em relaçao as partiçoes:

c: - 37.5GB - windows xp + programas (futuramente o vista, dai tanto espaço)

d: - 195GB - os meus documentos, jogos instalados, backup dos "instaladores" dos programas

e: - 232GB - downloads
 
Já q estamos numa de dar ideias para a distribuição das partições, cá vai a minha (é como tenho o meu PC principal):



(As drives D: e E:, q n aparecem, são as drives ópticas)


São 2 Discos, mas podia ser só 1 (o 2º é específico para o meu trabalho).

Disco 1 (160GB):
C: - Partição para o WindowsXP e a maior parte dos programas
F: - Partição de trabalho (onde coloco programas e documentos q estou a organizar ou nos quais trabalho actualmente)
G: - Partição de segurança (onde coloco tudo o q for importante - docs, cópias de coisas do F:, etc - para o caso de acontecer uma desgraça ela nunca ser muito grave)
H: - Partição exclusivamente para a swap file (para q o sistema fique + rápido e n ter tantos problemas de fragmentação nas outras partições, particularmente em C: )

Disco 2 (250GB):
I: - Exclusivamente para Edição de Video
 
Já q estamos numa de dar ideias para a distribuição das partições, cá vai a minha (é como tenho o meu PC principal):



(As drives D: e E:, q n aparecem, são as drives ópticas)


São 2 Discos, mas podia ser só 1 (o 2º é específico para o meu trabalho).

Disco 1 (160GB):
C: - Partição para o WindowsXP e a maior parte dos programas
F: - Partição de trabalho (onde coloco programas e documentos q estou a organizar ou nos quais trabalho actualmente)
G: - Partição de segurança (onde coloco tudo o q for importante - docs, cópias de coisas do F:, etc - para o caso de acontecer uma desgraça ela nunca ser muito grave)
H: - Partição exclusivamente para a swap file (para q o sistema fique + rápido e n ter tantos problemas de fragmentação nas outras partições, particularmente em C: )

Disco 2 (250GB):
I: - Exclusivamente para Edição de Video

ya, mais duas drives de cd/dvd e ficas com k:, andas a ver se no teu computador fazes o alfabeto em drives :-D
 
Qt à questão do "System Restore", no meu isso está desligado. Há muito tempo.
Por experiência já vi q nem sempre funciona e para n ficar com "as calças na mão" adoptei outro método q já tenho defendido noutras threads:

Uso o "Norton Ghost 9.0" (há outros do género) para fazer imagens/clones da partição principal do PC.

Faço uma mal acabo de instalar o S.O. (XP), drivers e principais programas e utilitários (todos já devidamente testados para q seja uma imagem sem bugs...);
Depois, ao fim de algum tempo (dias, meses, ...), qd já instalei outros programas ou alterei configurações, volto a fazer outra;
E assim sucessivamente.

Para q n fiquem a ocupar demasiado espaço no Disco, passo-as para DVD's.

Sempre q tenho algum problema muito complicado q n consigo resolver, copio do "C:" tudo o q for importante (q da forma q eu tenho distribuidas as coisas pelo Disco - ver post anterior - é quase nada) e... "chapo" com a última imagem q fiz.
É só voltar a repor algumas coisas... et voilá, um sistema em poucos minutos pronto a "bulir"!

icon6.gif
 
Back
Topo