Espaço em disco

se isso ocupar o espaço real das coisas, isto e, nao comprimir, nao me serve, pelo menos a mim, de absolutamente nada. mas boa dica para quem nao tenha muitos ficheiros
 
ya, mais duas drives de cd/dvd e ficas com k:, andas a ver se no teu computador fazes o alfabeto em drives :-D

N leste bem o meu post...
Logo por baixo da imagem diz " (As drives D: e E:, q n aparecem, são as drives ópticas) ".
icon12.gif


Mas tb n tenho problema em ter muitas letras. Já cheguei à letra "N" !
Para isso basta q ligue em slave o meu Disco principal do outro PC, q está dividido da mesma forma, e ainda a PenDrive e 1 Disco externo (USB) de 250GB q uso para backups.
O sistema n se queixa. Até fica + rápido pq consegue aceder à informação + depressa do q em partições grandes.
 
N leste bem o meu post...
Logo por baixo da imagem diz " (As drives D: e E:, q n aparecem, são as drives ópticas) ".
icon12.gif


Mas tb n tenho problema em ter muitas letras. Já cheguei à letra "N" !
Para isso basta q ligue em slave o meu Disco principal do outro PC, q está dividido da mesma forma, e ainda a PenDrive e 1 Disco externo (USB) de 250GB q uso para backups.
O sistema n se queixa. Até fica + rápido pq consegue aceder à informação + depressa do q em partições grandes.

nem mais. acho que fazes uma excelente gerencia do espaço
 
se isso ocupar o espaço real das coisas, isto e, nao comprimir, nao me serve, pelo menos a mim, de absolutamente nada. mas boa dica para quem nao tenha muitos ficheiros

Comprime ainda bastante.
N te sei dizer de côr qual é aproximadamente a relação, mas daqui a pouco faço uma imagem e já te digo.
 
Eu tenho uma coisinha a dizer: Se ainda queres mais performance mete o swapfile no 2º disco e desactiva por completo no 1º... (Não vai ser por 2ou3GB que não vais fazer um video)

Mas de resto a lógica é sempre a mesma: Quanto mais pequenos os discos melhor o windows funca.... (Mas não convém abusar...) ;)
 
Eu tenho uma coisinha a dizer: Se ainda queres mais performance mete o swapfile no 2º disco e desactiva por completo no 1º... (Não vai ser por 2ou3GB que não vais fazer um video)

Mas de resto a lógica é sempre a mesma: Quanto mais pequenos os discos melhor o windows funca.... (Mas não convém abusar...) ;)


Tb n leste bem o meu post onde indico a divisão do Disco... :)
Ou então n me expliquei correctamente.

Diz lá:
"H: - Partição exclusivamente para a swap file (para q o sistema fique + rápido e n ter tantos problemas de fragmentação nas outras partições, particularmente em C: )"

Explicando melhor: só tenho swap file em "H:" (q é uma partição de pouco + q 2GB mas q poderia ir até 4, q é o valor máx. suportado para o efeito)
e um dos motivos para n a ter em "C:" é, além da velocidade, a fragmentação q ocasiona, pois a cada arranque do PC ela poder-se-á posicionar noutro sítio qq da partição.
 
Tens este (ainda n o testei):

Partition Logic
http://partition-logic.uptodown.com/en/


e este n sei se fará exactamente a mesma coisa, mas podes experimentar:

xPodClone 1.3.2
http://www.bestfreewaredownload.com/freeware/t-free-xpodclone-freeware-juuppqeq.html

Vou experimentar o Partition Logic, que tenho cá no disco. Não fazia a minima ideia que dava para clonar partições e ao que parece é das caracteristicas principais do produto :) , mas também só o usei uma vez para criar uma partição.

Obrigado
 
Tb n leste bem o meu post onde indico a divisão do Disco... :)
Ou então n me expliquei correctamente.

Diz lá:
"H: - Partição exclusivamente para a swap file (para q o sistema fique + rápido e n ter tantos problemas de fragmentação nas outras partições, particularmente em C: )"

Explicando melhor: só tenho swap file em "H:" (q é uma partição de pouco + q 2GB mas q poderia ir até 4, q é o valor máx. suportado para o efeito)
e um dos motivos para n a ter em "C:" é, além da velocidade, a fragmentação q ocasiona, pois a cada arranque do PC ela poder-se-á posicionar noutro sítio qq da partição.

Eu percebi. O que eu quis dizer foi para essa partição em vez de estar no disco1 para a colocares no disco2.

Isto porque afinal de contas o sistema continua a ler e a escrever no mesmo disco (lê os programas e documento das partições que tens nesse disco e escreve no swapfile que está no mesmo disco...)
Por isso é que disse para a eteres no segundo (assim ele lê do primeiro e escreve pro segundo...)
Obviamente isto não se aplica se fizeres edição de video com leituras e escritas no 2º disco...
E também era só uma ideia...
 
Vou experimentar o Partition Logic, que tenho cá no disco. Não fazia a minima ideia que dava para clonar partições e ao que parece é das caracteristicas principais do produto :) , mas também só o usei uma vez para criar uma partição.

Obrigado


DESCULPA! DESCULPA! ENGANEI-ME!
O "Partition Logic" n dá. Tens razão, esse é para trabalhar com partições e n para clonar.

Já te digo qual é o q eu confundi...


EDIT:
Q confusão!...
Afinal o "Partition Logic" tb dá para clonar partições. Eu é q n sabia...
Basta ler o q aqui diz no 1º parágrafo:
http://visopsys.org/partlogic/
 
Última edição:
Eu percebi. O que eu quis dizer foi para essa partição em vez de estar no disco1 para a colocares no disco2.

Isto porque afinal de contas o sistema continua a ler e a escrever no mesmo disco (lê os programas e documento das partições que tens nesse disco e escreve no swapfile que está no mesmo disco...)
Por isso é que disse para a eteres no segundo (assim ele lê do primeiro e escreve pro segundo...)
Obviamente isto não se aplica se fizeres edição de video com leituras e escritas no 2º disco...
E também era só uma ideia...


Mas a questão é q esse 2º Disco nem sempre está ligado...
Tenho mais 2 Discos q vão rodando tb pelo PC.
icon7.gif

É por esse motivo q a minha caixa tem sempre a lateral aberta. Tb areja melhor... :-D
 
Vou experimentar o Partition Logic, que tenho cá no disco. Não fazia a minima ideia que dava para clonar partições e ao que parece é das caracteristicas principais do produto :) , mas também só o usei uma vez para criar uma partição.

Obrigado


Tens aqui alguns gratuitos referenciados como boas opções:

DriveImage XML
http://www.runtime.org/dixml.htm

HDclone
http://hdclone.uptodown.com/en/

Ultimate Boot CD (este é muito + q 1 partition cloner... é um CD de arranque com um bom arsenal de utilitários!)
http://ubcd.sourceforge.net/


Mas como tenho e uso o Partition Magic ainda n experimentei nenhum deles.
Logo q possa (n prometo q seja hoje) vou ver se testo pelo menos 1.
 
se isso ocupar o espaço real das coisas, isto e, nao comprimir, nao me serve, pelo menos a mim, de absolutamente nada. mas boa dica para quem nao tenha muitos ficheiros


Ora cá estão os resultados do "Norton Ghost 9.0":

Uma partição com 3,7GB (ver fig.1) ficou guardada numa imagem com 1,9GB (ver fig.6) com compressão standard (ver fig.3), demorando 4m39s a ser feita (ver fig.5).


fig.1


fig.2


fig.3


fig.4


fig.5


fig.6


Na fig.2 mostra-se q é possível fazer a imagem directamente para CD ou DVD, embora eu prefira fazer para o Disco (tem é q ser uma partição diferente da q é objecto da imagem) e depois gravar para DVD. É + rápido e eficaz. Mas quem n tiver espaço n tem outra alternativa.

Na fig.3 vê-se q é possível alterar a taxa de compressão, embora isso aumente significativamente o tempo q demora a realizar a tarefa.

Na fig.4 mostra-se que é possível dividir o ficheiro da imagem em vários ficheiros de tamanho pré-definido, o q pode dar jeito para colocar as imagens em CD's ou DVD's.
 
assim parece-me porreiro. devo conseguir por sensivelmente 8gb de data num dvd single layer. por acaso tenho para aqui o norton e nunca usei o ghost ;)

boa dica
 
Back
Topo