Espaço no Disco Rígido - Onde está ele?

spiegelman

Power Member
Tenho uma questão que me intriga... Exieste espaço no disco rígido que aparece nas propriedades do disco como espaço utilizado mas se fizer um scan com um software de detecção de ezpaço ele não aparece?

Melhor explicando

Se verificar o espaço n o disco rígido a informação do sistema diz-me que:

Tamanho de volume = 9,40 GB
Tamanho do cluster = 8 KB
Espaço utilizado = 7,16 GB
Espaço livre = 2,22 GB

Mas quando fiz um scan ao espaço em C:\ por exemplo com o software ShowSize PE ele diz-me que o total dos ficheiros no volume C é de apenas 5,24 GB

Há aqui alguma discrepância, ou não?

Se possível gostaria de ser esclarecido acerca deste assunto. O que me está a escapar?

Obrigado?
 
Espaço Perdido

Bem, o que se passa é que o espaço minimo ocupado por qualquer ficheiro é um cluster.
No caso do teu disco, o tamanho do cluster são 8KB. Quer isto dizer que um ficheiro que tenha 1 Byte ocupa na realidade 8KB... o resto fica desperdiçado. um ficheiro que tenho 9KB ocupa 16KB, ou seja, dois clusters.
No caso de termos muitos ficheiros pequenos o espaço desperdiçado é superior ao espaço útil ocupado. Como exemplo podes olhar para a directoria onde o IE guarda os cookies que são geralmente pequenos e logo percebes o que te estou a dizer.

Espero que tenha ajudado a entender...
icon13.gif
 
NetGhost disse:
Espero que tenha ajudado a entender...
icon13.gif

Claro que sim. Obrigado...
Serve o esclarecimento, ao menos, para saber a causa, que me escapava completamente...
Desconhecia o termo cluster...
Bom, e como resolver o problema? Desfragmentando?
Há algum programa ou tweak que possa ajudar a não desperdiçar tanto espaço?



PAZ
 
Só formatando penso eu, e tens de escolher NTFS... depois na janela da formatação escolhes o cluster size ;)

Eu tenho um disco de 9G só com o SO e tenho clusters de 1k (podia escolher 512 bytes de cluster, só que depois os files fragmentavam-se muito mais)


Cumprimentos
 
Mmmm... Pois, já tinha pensado nisso... Não há nada como uma bela formatação... Mas tem que se perder sempre uma tarde...
Obrigado de qualquer maneira...
 
se tens xp é bem provável q esses cerca de 2gb estejam perdidos para o system restore (já q é perciso alterar as permissões do pasta system volume para poder saber qt é q tem por lá)
 
penso que o system restore é contabilizado. o que não é contabilizado:
- paging file
- hibernation

para PFile o windows por defeito reserva um minímo de Mb no disco.
com 512 Mb Ram - PF minimo 768 Mb / 1024 Mb Ram - PF 1536 Mb (1.5Gb)

para hibernation não sei ao certo, no meu caso o Win pede 2 Gb, mas não tenho nenhuma destas opções activadas.
 
Já descobri... O problema era mesmo do System Restore. Ao fazer a limpeza do disco escolhi a opção "Remover todos os pontos de restauro excepto o mais recente" e ganhou automaticamente mais 2GB... Só achava estranho esse espaço não ser reconhecido nas pastas do windows dentro de C:\
Mas não deixa de haver muito espaço desperdiçado por causa do tamanho dos cluster... O software de análise ao disco informa-me que tenho cerca de 450 MB de espaço desperdiçado nos Meus documentos e na pasta de Programas...

De qualquer maneira obrigado por todas as sugestões... Bem que ajudaram.

PAZ
 
Soviet disse:
penso que o system restore é contabilizado. o que não é contabilizado:
- paging file
- hibernation

para PFile o windows por defeito reserva um minímo de Mb no disco.
com 512 Mb Ram - PF minimo 768 Mb / 1024 Mb Ram - PF 1536 Mb (1.5Gb)

para hibernation não sei ao certo, no meu caso o Win pede 2 Gb, mas não tenho nenhuma destas opções activadas.

o hiberfile.sys é exactamento o mesmo q a quantidade de ram do sistema (tinha 512 d ram, hiberfile 512, passei para 1GB e o hiberfile acompanhou)

tb é lógico uma vez é para guardar uma cópias dos dados da ram
 
tenho prali um disco de 60Gb com ... +de 200GB ... NTFS+Compressão da drive ... na sua maioria são ficheiros de jogos , paginas de web e afins , ficheiros esses altamente comprimiveis , mas que sem compressão ocupam muito mais espaço.

Quando "falta" espaço aos discos normalmente é as cenas escondidas do sistema do windows que andam a roubar o espaço.
 
Back
Topo