Espaço ocupado em disco por um forum...como avaliar

madafakapc

Power Member
Depois de peskisar algo aki pelo forum, questiono o seguinte:
Como posso avaliar o espaço que vai ocupar em disco algo do genero: um forum com detertminado numero de users, com direito a postar texto, imagens, etc etc ?

Sei que deve ter a ver com algo de base de dados.....penso eu...mas como se pode fazer uma estimativa disto ?

Se for em phpBB....nao sei se ajuda...mas é para ter uma noção de como isto funka..
 
O software de um fórum não costuma chegar a ocupar 6 MBs. O SMF, pelo menos, são pouco menos de 3MBs.
Se quiseres aceitar que os utilizadores façam upload das imagens, tens de considerar muitos factores, mas acho que o ideal é como fazem aqui no Techzone - as imagens ficam fora, como no ImageShack, e os anexos, no hdd.pt ou no rapidshare.
Quanto à base de dados, tenho um fórum com 1961 posts em 270 tópicos e 50 membros (neste momento), e a base de dados ocupa pouco mais de 1.5MBs. Por isso, só software e uma BD relativamente grande são 15MBs.

Se permitires mesmo anexos e imagens, então tens de considerar o número de utilizadores, quantas imagens podem colocar e quanto espaço no máximo é que podem usar por imagem, mas se tiveres grandes expectativas e não permitires anexos muito grandes (1 ou 2MBs no máximo pelo somatório de todos os anexos de um post), eu apontaria uns 250 - 500MBs para ficares seguro. Mas isto sou eu que digo, porque não tenho noção de quantos utilizadores esperas nem da frequência com que visitarão o teu fórum ;)
 
Última edição:
Penso que a resposta do angelofwisdom cobre todos os tópicos. A resposta mais precisa é contratares um plano de alojamento que te permita crescer e fazer upgrade de espaço e tráfego à medida que o teu forum cresce. Assim podes começar por baixo e ir crescendo conforme as necessidades.

A maioria das SP's no tópico em stickie aqui neste quadro deve poder responder-te a essas necessidades. Contacta umas quantas para saberes mais detalhes.

Saudações
 
Exemplo real de um fórum visitado diariamente por milhares de utilizadores a nível mundial e online há mais de cinco anos ;) com certeza que não é um fórum dessas dimensões que o original poster deseja ;)
 
Obrigado !

Gostava de ter uma noção da forma como isso se calcula para ter uma ideia...mera curiosidade é certo mas pelos valores que aki vi parecem insignificantes...

Já agora, o que pede geralmente um forum em termos de serviço aos users, é o servidor (es) que devem ser varios para poder dar resposta aos inumeros users que estejam ligados ao mesmo tempo ? Pq vi ai forums nakele site da bigboards que têm la os servidores usados e akilo parecem coisas jeitosas.
 
Estás a pensar fazer um fórum?

Neste aspecto, tudo depende de vários factores. Se tiveres poucas visitas diárias, então a maioria dos alojamentos gratuitos servem-te. Se já esperares uma grande afluência, alojamento pago em servidores partilhados; um fórum das dimensões do Techzone já requer um servidor dedicado!

Números... que tipo de anexos vais permitir? Ficheiros de texto de 10KBs? Imagens de DVDs de 4.7GBs? É que no primeiro caso, mesmo que façam upload de milhares de ficheiros, 10Mbs chegam e sobram. Já no segundo caso, bastam 10 anexos para não caber num disco de 40GBs.

Por mais utilizadores que se liguem, geralmente um só servidor dá bem conta do recado. Só em fóruns monstruosos é que pode ser necessário o auxílio de outro(s) servidor(es).

Para um fórum normal, com dezenas de visitas e algumas dezenas de posts diariamente, e se não puxares muito pelos anexos, um serviço de alojamento qualquer com 50 a 100 MBs de espaço chega. Os valores são insignificantes :P mas por exemplo, ali o fórum do Gentoo e aqui o Techzone já têm bases de dados com GBs de informação.
 
Back
Topo