Espaço virtual??

putchi

Membro
Boas rapaziada,

Estou com um problema 'estranho'. Adquiri à pouco tempo uma máquina nova, um Intel core 2 Duo E6600, com uma MB Asus P5B Deluxe WiFi, e quando instalo o OS num Sata 200GB, aparecem-me 64GB ocupados, não faço ideia onde, quando vejo nas pastas e sub-pastas, aparentemente só deveria ter +/- 2GB ocupados, mas nas propriedades do disco lá estão os 64GB.

Agradecia que me ajudassem neste tópico. Isto acontece sem nada instalado, só o XP SP2 e as drives da MB.

Um abraço e Obrigado
 
Techdoctor, obrigado pela ajuda.

CR9, tenho 2x 512MB DDR2 667MHZ, porquê a pergunta?

Acho que o problema poderá ter sido o facto de eu não ter criado uma partição no momento da formatação, ou seja, a MB reconhece a totalidade do disco, mas o windows só vai até +/- 132GB, e quando instalo o SP2 já ele o formatou com aquela falha de espaço.

O que acham? devo de formatá-lo outra vez criando uma partição menor?

Um abraço e obrigado
 
Techdoctor, obrigado pela ajuda.

CR9, tenho 2x 512MB DDR2 667MHZ, porquê a pergunta?

Acho que o problema poderá ter sido o facto de eu não ter criado uma partição no momento da formatação, ou seja, a MB reconhece a totalidade do disco, mas o windows só vai até +/- 132GB, e quando instalo o SP2 já ele o formatou com aquela falha de espaço.

O que acham? devo de formatá-lo outra vez criando uma partição menor?

Um abraço e obrigado

Podes usar um programa do tipo do "Partition Magic" para verificares se o espaço do Disco está todo atribuído ou n.
Mas o "XP" n tem como limitação 132GB... ainda agora comprei 1 Disco de 500GB e ele reconece-me a totalidade do espaço:



Nota: repara na diferença de capacidade qd está escrito em extenso ou abreviado (500.105.216.000 bytes e 465GB).


Claro q se dividires o Disco em partições, os clusters irão ficar + pequenos e n perderás tanto espaço. No meu caso preciso dele assim, tudo junto, pq é para edição de vídeo.
 
Última edição:
Techdoctor, eu também tenho um outro disco com 250GB SATAII ligado e o XP reconhece a totalidade da capacidade.
Já anteriormente tinha tentado instalar o XP nesse mesmo disco, e nas propriedades aparecia-me +/-110GB ocupados em 'nada'. Ou seja, em ambos os discos, após a instalação do XP, ele 'come' muitos GB's.
Foi mesmo por me faltar estes +/-110GB que resolvi instalar o XP no de 200GB, mas aconteceu o mesmo, 64GB para o 'lixo'. Mas quando formatei o de 250GB dentro do XP ele reconheceu tudo.

Portanto continuo sem entender o que se passa. Peço desculpa pela insistência.

Um abraço e obrigado.
 
Techdoctor, eu também tenho um outro disco com 250GB SATAII ligado e o XP reconhece a totalidade da capacidade.
Já anteriormente tinha tentado instalar o XP nesse mesmo disco, e nas propriedades aparecia-me +/-110GB ocupados em 'nada'. Ou seja, em ambos os discos, após a instalação do XP, ele 'come' muitos GB's.
Foi mesmo por me faltar estes +/-110GB que resolvi instalar o XP no de 200GB, mas aconteceu o mesmo, 64GB para o 'lixo'. Mas quando formatei o de 250GB dentro do XP ele reconheceu tudo.

Portanto continuo sem entender o que se passa. Peço desculpa pela insistência.

Um abraço e obrigado.

N percebi uma coisa, putchi:
Qd desapareceram esses GB's como tinhas formatado o Disco? Com o CD de instalação do "XP"? E formatação rápida ou completa?

Outra coisa: as partições desses Discos eram FAT32 ou NTFS? E isso foi alterado depois?
 
Techdoctor,

Quando comecei a instalar o XP, com formatação completa e o cd de instalação do XP, ele indicava-me +/- 190GB de disco para instalá-lo, só depois da instalação é que me roubou os GB's.

Não fiz nenhuma partição, ou seja, instalei-o por completo no disco em NTFS, e isso manteve-se nas propriedades no explorador.

Achas que deveria ter feito uma partição mais pequena para o OS?

Um abraço e obrigado
 
No link q te indiquei logo no meu 1º post ( http://www.techzonept.com/showthread.php?t=103295 ) tens lá o atlante a dizer q "o NTFS reserva à volta de 12,5% para o seu MFT Master File Table" (post #4) e o ShadeX a dizer q tb "depende do fabricante... Para alguns 1GB=1000MB para outros 1GB=1024MB. Se o teu for dos primeiros, já só tens 312.5GB mesmo antes de formatar. Perdeste 7.5GB sem fazer nada. Os outros 12.5 é menos de 5% do HD, o que nem é fora do razoável. Se o FS usar um bitmap de 1bit/sector(512bytes), tens uma perca de 0.25MB/GB só para saber se o sector está ocupado. Juntas info de filesystem (que não ocupa 1bit/cluster acredita...) e vês o espaço a desaparecer bem depressa. E isso é sem ficheiros..." (post #5).

Isto explica em parte o "evaporar-se" de alguns GB's, embora no teu caso tb me pareça excessivo...
 
Chegaste a ver com o "Partition Magic" (ou outro programa do mesmo tipo) se o espaço do Disco está todo atribuído?
É q qd se manda criar a partição "inteira" do Disco qd se instala o "XP", ele deixa sempre algum espaço de lado q fica depois perdido.

Verifica isso, pf.

...........

EDIT:
Vou ter q sair. Logo vejo se há novidades. Inté!
 
Última edição:
Obrigado Techdoctor,

Vou fazer mais umas experiências para ver se, pelo menos, consigo reduzir um pouco a quantidade de GB's que me estão a 'roubar':)

Um abraço
 
Bom dia PcFreak's,

É só para dizer a todos que o meu problema está resolvido.

Formatei de novo o Pc, desta vez com uma partição de 100GB para o XP e deixei os outros 90GB para o resto. Ficou resolvido, quando vejo no Explorer já só me 'roubam' o habitual, ou seja, +/- 10GB.

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado pelas sugestões.
 
Back
Topo