Especificações para uma maquina para renders

Acho que cada Cpu tem o seu controlador de memoria activo. O problema deve ser mais o espaço.
Se fosse só um cpu, acho que só tinhamos um "banco" de memoria, como as MSI.
Mesmo assim diminui o limite de 32 GB para 20GB.

Quanto ao que se vai gastar, quem compra um Quad com Agp, tb tem dinheiro para o resto :D.
Mesmo que tivesse os €, não tinha uso para aquilo.
 
lol ;)

Mas é muito investimento...

E se se chegar à conclusão de que a board naquela PIC não está a usar os barramentos de memória de TODOS os CPUs (bottleneck), para quê então tanta coisa lá dentro? :D

EDIT: Muitas boards há, que têm Slots para memória para todos os CPU's, e usam apenas HTL de um dos processadores...

Ex: a kt8 Master -2
 
http://www.msi.com.tw/program/products/show_photo/spo/pro_spo_view.php?UID=484&KIND=3

Esta do lado direito?
Só tem 1 banco de memoria e não 2 como a K8W, DK8X, etc.

E depois num quad ter só um cpu a controlar a mem, deve ser um bocado ridiculo, não?
Num dual até acredito que se comporte bem, mas num quad?
Se for mesmo da tyan (não tenho a certeza, pq vi a pic num slideshow) não os estou a ver a cometer esse erro.

Quanto aos usos, sempre se pode instalar o Windows Millenium e jogar um quake :D.

EDIT: Será uma destas que estavas a falar?
http://www.msi.com.tw/program/products/show_photo/spo/pro_spo_view.php?UID=441&KIND=3
http://www.msi.com.tw/program/products/show_photo/spo/pro_spo_view.php?UID=560&KIND=3


Não conhecia estas versões.
Nas descrições não encontro nada, mas pelo layout parece que cada cpu controla o seu banco.
 
Última edição:
É isso tudo!

Nessa board só um CPU controla a memória, pelo simples facto dessa boards suportar Opterons da Série 100 ...

Conclusão: Largura de banda do HyperTransport Link e PCI seriamente capada...
Porque o Opteron 1xx não tem a mesma quantidade de cHTL qu o Opteron 2xx ...

A afirmação que fizeste para um QUAD também se aplica a um DUAL... > desperdício das capacidades do 2º CPU ...
 
Fiquei desiludido com a Quad da Tyan. NO AGP, low on POWER RENDERING RIG. bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

Acho que vou pra IWILL DK8N.

KAZUZA, acho que devias dar uma olhadela na MSI master3 k tem NUMA. Muito mais apetecivel do ke a Tyan, no entanto tambem nao tem AGP.
 
Se fossem independentes, irias notar um aumento de performance nas Mems de 100% :D (se o SO suportar, claro! )

EDIT: Xogun, explain... :confused:

Eu ando à procura de Dual (K8W), não QUAD, e as reviews têm sido boas... :confused:

EDIT 2: Essa board não tem NUMA, por suportar Opteron 1xx, e além disso, PCI-X a 100MHz ? wtf?

Para isso prefiro a K8W, com AGP8X, NUMA e 2 PCI-X independentes( 1 a 133MHz, outro a 100MHz)...
 
Última edição:
Que SO suporta assim um QuadOpeteron que aproveite as suas capacidades, que dê para jogar, trabalhar com gráficos etc ? Não tou mt dentro de OS's para sistemas multiprocessamento ... sem ser o Unix k tenho na faculdade :P
 
Eu ainda não percebi uma coisa. Onde é que voces vão apanhar uma DK8N? Isso já existe?
E pq uma DK8N? Alem de ser a 1ª tentativa da nVidia (pode sempre algo correr mal), não deve ser muito melhor que o ***** da AMD (se não for pior).
Em que é que estão à espera de melhor no ***** da nVidia?

EDIT: Kazuza, quando falei na DK8X como alternativa é pela implementação do Sata (no bus pci-X) e por ter Usb 2.0 (que a tyan não tem).
A performance da placa de rede na Tyan é melhor.
Agora é uma questão de preferencias, pq elas são quase iguais no resto.
 
Exacto! A única coisa em que o chipset da AMD peca, é pela falta do USB 2.0, mas penso que não seja isso que me impeça de a comprar ...

Madril: Para SMP, muitos SO's suportam (desde o XP 64 bits (beta) , até ao Data Center, e algumas (poucas) distros de Linux/Unix - que também não são tantas assim, a não ser que recompiles o kernell...)

EDIT: Só agora vi uma coisa... :eek:

A K8W permite OC no HTL? wtf? 1GHz???? :eek: *****!!! :eek:
 
Última edição:
O master3 da MSI tem NUMA KAzuza.
Eu acho que vou desistir do quad, prefiro ir pra IWILL DK8n, pra ja, é NVIDIA, já existem confirmações (nao oficiais) de que faz OC tal e qual como as novas Boards A64 NF3 250 GB. Depois eles estao com um pequeno delay devido ao CHIP DA Nvidia que..................... em principio vai ser 100% compativel com DUAL CORE. e 1GB de HT.

Pra alem de ter AGP , USB2.0, PCI-X e....................NUMA.
 
Se assim for, keep me posted about that mobo ;),
mas estou a achar muita fruta ...

Para o uso que é (servidor, ou high-power workstation) acho arriscado fiarem-se assim num chipset tão novo (Granite Bay diz-vos alguma coisa? ), além de que há rumores de incompat. com ATI...
 
Última edição:
Ora vamos lá a ver:

PCI-X a 100MHz, contra PCI-X 133 da Tyan

Não vi em lado nenhum memoria a 128 bits, mas sim a 64
Por mais searches que tenha feito, vi sempre "memória controlada PELO cpu"
Só vi referência a Dual DDR

Não acredito que suporte NUMA (logo que a memória seja controlada peloS cpus, pelas seguintes razões:

- Suporte para Opterons 1xx ? (só têm 1 cHTL)
- Mais importante: O PREÇO! Uma board que custe MENOS DE METADE que qualquer outra com barramentos a 128 bits são MUITO mais caras ...


EDIT: Desculpa ser céptico, mas por esse preço desconfio que essa board não é o que parece...
btw, tens link para algum site com info sobre NUMA nessa mobo?
Tou farto de procurar e num encontro nada :sad:
 
Última edição:
Kazuza, estas a comparar com a Master 3?

No manual tem na parte das memorias, uma tabela com "supported Dimm configurations": "64 bit plus ECC" e "128 bit plus ECC"

Com aquele layout (2 bancos de memoria), não estou a ver como é que é só um Cpu a controlar as mems.

Outra coisa que eles falam no manual é que tem "Three 64 bit Pci-X 66/100/133 mhz"

Link para o manual
http://www.msi.com.tw/program/suppo...record.php?folder=3&kind=3&name=E9161v1.0.zip

pena não ter Agp :(
 
kazuza disse:
Não estou a gostar duma coisa nessa board....

Um dos CPUs tem mais RAM que os outros...

Será que cometeram o erro de fazer BUS de memória num só CPU? :eek:

Nada disso.
Simplesmente não tinham espaço para meter mais DIMMS nos outros CPUs
Já li uma review dessa board e... pah, é naquela, quem não tem € nao tem vícios...
 
Pois...

E acredita que não sou "capitalist pig" ;) , mas vejo-me por vezes confrontado em situações em que a falta de memória me deixa coxo... (tipo carregar imagens ghost sem pagefile, e poder manuseá-las/compilá-las à vontade... ) , não quero uma máquina assim para jogar (nem sou muito adepto disso, já fui mais...)
 
É a mesma coisa que a VIA no DUAL.
Outro exemplo tambem é o chip pro A64 o k8t800 pro e non pro que bate-se palmo a palmo ocm o Nvidia3 mesmo o 250.

Tambem podes ver os VIA nos P4 k tb sao muito bons.
Axo que a Nvidia esta apostar bastante nos chipsets, existe muito mercado.


kazuza disse:
Se assim for, keep me posted about that mobo ;),
mas estou a achar muita fruta ...

Para o uso que é (servidor, ou high-power workstation) acho arriscado fiarem-se assim num chipset tão novo (Granite Bay diz-vos alguma coisa? ), além de que há rumores de incompat. com ATI...
 
Nao é por nada mas a DK8N vai ser um MUST, perfeita.
Tem tudo e faz OC. Pra alem de a IWILL ja ter comprovadoque anda a fazer boas boards, como a DK8X e a DH800 pra Xeons, muito PODEROSAS.

Nao confio muito nos Chipsets da AMD, olha o AGP deles.
 
Back
Topo