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Especulações sobre as SPECS da R300

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Crusher, 8 de Junho de 2002. (Respostas: 8; Visualizações: 1038)

  1. Crusher

    Crusher Power Member

    ATi R300:
    107 million transistors
    0.15 µ process by TSMC
    512 bit architecture (?)
    8 rendering pipelines with 2 texture units each
    16 textures per pass (required by DirectX9)
    Quad Vertex Shader engine
    complete DirectX 9.0 compatible
    Vertex Shader 2.0
    Pixel Shader 2.0
    Displacement Mapping support
    64 bit rendering precision
    Floating point rendering
    256 bit DDR-RAM memory interface (?)
    Core clock: on 0.15 µ and 107 mill. transistors expected at 200 - 250 MHz
    Memory clock: alleged at 350 MHz = on a 256 bit memory interface results in 20 GB/sec bandwith
    HyperZ III
    HydraVision


    Ui, ui... +100 milhões de transítores... é mesmo uma torradeira...

    http://www.3dcenter.org/artikel/2002/06-07_english.php
     
  2. Raptor

    Raptor OC Legend

    A questão é se ela virá a tempo antes da "nãoGeforce5" sair! :D
     
  3. D1S0RD3R

    D1S0RD3R Banido

    Já agora vou meter as specs da "pernélia" para o ppl comparar

    General features and characteristics


    World's first 512-bit GPU

    80 million transistors in 0.15 process

    256-bit DDR memory interface

    Up to 20 GB/s memory bandwidth

    Up to 256MB DDR unified frame buffer

    10-bit Gigacolor Technology

    10-bit per channel RGB rendering and output

    Over one billion simultaneously displayed colors

    10-bit precision for 2D, 3D, DVD and video

    10-bit frame buffer mode for ARGB (2:10:10:10)

    10-bit RAMDACs with full gamma correction

    AGP host interface designed for up to AGP 8X bandwidths

    AGP Fast Writes support

    8-way parallel DMA streaming engine

    OpenGL 1.3 and DirectX® 8.1 compliant 3D engine
     
  4. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Hum não acredito muito que o processo seja ainda de 0.15um!

    Essa velocidade de core é igual à anunciada pelo Parhelia que tem menos 20% dos transístores..

    Se assim for, é um grande passo atrás para a ATi, pk já se tem quase a certeza que o NV30 vai ser feito em 0.13um, e sendo assim vai atingir velocidades bastante maiores que a R300..









    Mas.. afinal o ké k aconteceu à memória embutida??
     
  5. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Tb achei um pouco estranho o processo de fabrico sera 15, pq afinal tanto as ATI como a nvidia sao feitas na mesma fabrica, penso eu, e essa fabrica ja fez o "upgrade" para os 13, a não ser q ainda nao esteja optimizado esse processo e so pela altura do nv30 esteja "maduro".
    Provavelmente as maiores implicações serão ao nivel das frequencias de trabalho dos processadores, tendo a nvidia vantagem aí, mas falta saber qual das arquitecturas sera mais eficiente e se a maior velocidade de relogio (em principio) da nvidia lhe dara real vantagem. Pelo menos em potencial de OC quase se certeza q as nvidia deverão ir mais longe, embora tb dependa do qt ja vira esticado o GPU ou VPU, ou la como se vao chamar estes.
     
  6. Dan

    Dan Power Member

    22,4 GB/s memory bandwidth - penso eu de que...
     
  7. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Mais uma feature directX que será perfeitamente INÚTIL!!! :rolleyes:

    Isto sim é tecnologia! :mad:
     
  8. JCmendes

    JCmendes Power Member

    Pois..pois..especulações!!

    A malta quer é resultados práticos....

    Bom nesta altura do "campeonato" acho que já começo
    à espera da NV30 & CPª !!

    Ainda queria experimentar a GF4 (para não saltar esta :D )
    mas começa a ser dificil ;p
     
  9. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Korben,

    Não concordo muito contigo quanto ao displacement mapping. Se te recordares, tambem foi a Matrox a 1ª a lançar o bump mapping, e apesar de ser revolucionário na altura, hoje em dia os melhores jogos ja usam essa tecnologia, e os resultados estão à vista. Visto ser suportado no directX 9 parece-me a mim q esta "tek" sera utilizada no futuro. Não sei se leste como funciona a coisa, mas pelo q eu consegui perceber pareceu-me ser bastante funcional e vantajosa, especialmente a poupar recursos da gráfica, sendo provavelmente esta uma das razões pela kual a Matrox não inseriu nenhuma tecnologia tipo HiperZ. Vamos ver, mas acho q vai ter sucesso.
     

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