Espelhos portugueses (mirrors), dúvida.

slblxs

Power Member
Boas a todos, eu e um amigo brasileiro estamos a traduzir o Calculate linux, distribuição russa baseada no Gentoo linux, mas mais fácil de instalar e actualizar.
A questão é a seguinte, estamos a ultimar a tradução e gostaria de saber se alguém conhece/sabe como contactar para alojamento desta distribuição? Na Europa e mais perto de nós existe um francês, mas por vezes está offline ou cai a ligação quando estamos a actualizar o sistema.
 
Há quem contacte os administradores de mirrors já existentes de outras distribuições.

Mas para distros como essa pode não ser muito atractivo:
- O baixo nº de utilizadores pode não justificar o espaço ocupado.
- Não tem qualquer informação (que tenha encontrado) para quem queria alojar um mirror, como o espaço que ocupa ou quantos syncs por dia é recomendado.
 
Há quem contacte os administradores de mirrors já existentes de outras distribuições.

Mas para distros como essa pode não ser muito atractivo:
- O baixo nº de utilizadores pode não justificar o espaço ocupado.
- Não tem qualquer informação (que tenha encontrado) para quem queria alojar um mirror, como o espaço que ocupa ou quantos syncs por dia é recomendado.

Obrigado @Aparicio , existe um mirror português com Gentoo e Sabayon, mas não sei se aceita o Calculate.
 
O espelho "Darkstar" do Instituto Superior Técnico (darkstar.ist.utl.pt) costumava ter várias distribuições de GNU/Linux e até jogos e alguns programas mais utilizados. Era o maior e mais variado espelho de GNU/Linux que eu conhecia. Mas, deixou de existir...

Agora, o mais próximo que consigo encontrar, é o seguinte: http://ftp.ist.utl.pt/

Nessa página têm um contacto para sugestões.
 
Última edição:
E, parabéns pela tradução do Calculate Linux.

É muito bom que haja quem, em Portugal, dê atenção a distribuições russas - que deverão ser (muito) mais seguras do que qualquer distribuição comercial ocidental, com ligações quase certas ao Grande Irmão (como o Linux Mint, que distribui versões com vírus, ou cavalos de Troia, e depois diz que foi vítima de um ataque)...

Lembro-me de também ter experimentado o Calculate Linux. Mas, já me esqueci porque razão não o adoptei... (Talvez por falta de suporte, na altura, em inglês?).

Ainda sou capaz, então, de experimentá-lo outra vez.
 
Ah... Bem me parecia que havia um outro espelho novo, para além do simples FTP.

É esse então, o do qual eu falava.

Pelo que vejo, e me lembro de ver há poucos anos, o "RNL" é certamente a nova versão do "Darkstar".

E, é tal como diz. Os espelhos das distribuições são (e eram sempre) oficiais - e, pela variedade apresentada, os responsáveis pelo "RNL" deverão estar abertos à possibilidade de ter mais distribuições disponíveis para descarregamento.
 
E, parabéns pela tradução do Calculate Linux.

É muito bom que haja quem, em Portugal, dê atenção a distribuições russas - que deverão ser (muito) mais seguras do que qualquer distribuição comercial ocidental, com ligações quase certas ao Grande Irmão (como o Linux Mint, que distribui versões com vírus, ou cavalos de Troia, e depois diz que foi vítima de um ataque)...

Lembro-me de também ter experimentado o Calculate Linux. Mas, já me esqueci porque razão não o adoptei... (Talvez por falta de suporte, na altura, em inglês?).

Ainda sou capaz, então, de experimentá-lo outra vez.

Também tenho ajudado na tradução do Manjaro e Antergos, base em Arch linux.
 
Arch Linux (para além de ser mantido por um pequeno grupo de pessoas que não conheço de lado nenhum*) tem a enorme desvantagem de, cada vez que se faz uma actualização, ser quase como jogar à "roleta russa" (por tal procedimento poder quebrar o sistema)... É verdadeiramente "bleeding edge"(!).

* As distribuições que me inspiram confiança, são normalmente as que são mantidas por fundações, organismos próximos disso e/ou que são sancionadas por organizações não lucrativas - como o Debian e o também russo ALT Linux, que é aprovado/inspeccionado pelo seu governo.

No caso do Calculate Linux, sei que esta é uma distribuição que é usada por alguns departamentos policiais russos - logo, uma distribuição que sei que foi inspeccionada e confirmada ser segura.
 
Back
Topo