1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Esqueçam o PCIe, chegou o PCI Express 2

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por chumbawamba, 30 de Agosto de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1684)

1. chumbawamba

chumbawamba Power Member

Features for PCI Express II include better formance at 5GHz PHY, device virtualisation, trusted platforms, and different sizes - or form factors as the jargon goes.

PCIe II will be compatible with PCIe 1.x, using the same power budget and the same clocking architecture. But the silicon cost will be cheaper, and so will the clocks.

The virtualisation feature will allow multiple OSes to run simultaneously and share the platform hardware resources, effectively sharing PCI Express devices.

http://www.theinquirer.net/?article=25774

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a ser verdade acho ridiculo alguém ir investir nisso.
    ainda ninguém usa PCI-e a não ser em placas graficas, e ainda mal existem placas pci-e 1x
    o PCI convencional durou mais de 10 anos, e ainda dava para os gastos. para que substituir ja o PCI-e que ainda mal esta introduzido. acho que era uma "falta de respeito" por quem comprou boards ou placas PCI-e recentemente.
    mas pronto, desde que haja retrocompatibilidade (que parece ser o caso), aceita-se bem.

Última edição: 30 de Agosto de 2005
  3. greven

greven Folding Artist

Mas Koncaman... desde quando os Manufacturers tiveram em consideração os consumidores no que toca a "respeito"? Eles querem é vender e margens de lucro maiores, se o PCIex2 trouxer isso mesmo, é isso que vais ter.

4. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

migo, concerteza ja te apercebeste da velocidade com q a própria evolução tem acelerado. Os ciclos estão cada vez mais curtos, fruto da concorrência altissima. You know...

Se a virtualização assim exigir, alguns mercados podem tirar partido disto.

5. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

não me parece razoavel o standart sucessor de um standart que durou (e continua a durar) cerca de 12 anos, durar cerca de 12 meses...
    apenas isso.

6. neo15190

neo15190 I quit My Job for Folding

bolas...agora q montei o meu novo pc ja todo 64 bits e pci-e e trazem.me noticias destas... lol

7. blastarr

blastarr Power Member

O Standard é exactamente o mesmo, leiam bem a notícia.
    Isto é comparável à passagem de AGP 1.0 (2X), para 2.0 (4X), para AGP 3.0 (8X).
    Não façam desta notícia tanto drama, até o PCI original foi evoluindo (1.0, 2.0, 2.1, 2.2, 2.3, etc)
    Eléctricamente é retrocompatível e não trará mais velocidade, apenas mais flexibilidade.

O próprio conceito do PCI-Express é a escalabilidade, é um standard de futuro, tal como a Intel dizia há ano e meio quando introduziu os primeiros produtos baseados no mesmo.

Parece que se esqueceram que, aínda há 3 anos, muitas motherboards vinham com slots ISA de 16bit...

Última edição: 30 de Agosto de 2005
  8. makak0

makak0 Power Member

A do meu PIII com mais de 5 anos não tinha... :D. Talvez quando sair esta evolução do pci-E eu arranje qualquer coisa usada baratita para o meu desktop.

9. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Nem mais. Se lerem bem a noticia, vem que vai ser compativél com PCIe 1x. Neste ponto não há motivo para preocupação.
    No entanto acho que é demasiado cedo. O PCIe 1 ainda não está nem d perto nos seus limites. A principal vantagem que vejo é a redução de custos, pelo menos para o momento.

Mas isto tambem é só o anuncio da tecnologia, ainda vai demorar algum tempo a chegar ao mercado.

10. Nyonix

Nyonix Power Member

o q mais me agrada é o facto de ser mais barato :D

11. Sumerset

Sumerset Power Member

A grande vantagem é a virtualização... Aliás deve ser por isso mesmo que eles devem tar a pensar mudar. Se forem ver muitas das publicidades dos fabricantes de computadores de grande capacidade de processamento (NEC, TOSHIBA, etc...) o que eles referem muitas vezes é a capacidade de correr vários sistemas operativos ao mesmo tempo.

Até agora as placas gráficas dos programas tipo VMWare e VirtualPC eram emuladas no CPU se esta promessa do PCI-E 2.0 se concretizar (que é muito possivel) poderemos ter vários desktops de vários OS ao mesmo tempo. Em termos de CPU isso é uma grande vantagem pois fica liberto para realizar outras funções mais importantes.
    Quase toda a gente que eu conheço corre por uma razão ou outra mais que um sistema operativo.

A ver vamos se a promessa vai realmente para a frente.

12. blastarr

blastarr Power Member

Eu disse "muitas", não disse "todas" :D

13. BlueBird

BlueBird Power Member

Já com o SATA 2.5 foi a mesma coisa... se fosse uma gráfica nova todos a queriam, como não é já dizem que é muito cedo bla bla bla, enfim.
    Para mim desde que a retrocompatibilidade seja assegurada não há qualquer problema (desta vez até é possivel que as coisas fiquem mais baratas para nós), quem quer novo compra novo, quem não quer não compra, fica com o que tem.

14. Sumerset

Sumerset Power Member

Não é bem assim...

Embora a noticia fale da reduçao de preços, acredito que isso só deve acontecer para os fabricantes que quererão apenas aumentar a sua margem de lucro e assim não se irá ver nenhuma redução no preço efectivo para o consumidor.

Basta pensar um pouco nos preços dos CPUS. Quando se reduz o tamanho de fabrico até hoje não se assistiu a nenhuma redução no preço de venda para o end buyer. Tal só acontece após a introdução de novos produtos na linha de fabrico e após o refinamento das técnicas de de fabrico. No entanto ao reduzir de 130nm para 90nm existe uma redução de area de 30% +/- e no entanto os CPUS de 90nm ao sairem custaram mais que os outros mesmo que os fabricantes tenham aumentado os numeros de CPUS uteis produzidos na mesma area de silicio.

A meu ver continuará tudo igual nos preços mas assisteremos sim a um aumento nas performances mas sobretudo no campo da sobreposição de OSs a correr ao mesmo tempo.

15. BlueBird

BlueBird Power Member

Eu também não disse que ía dar em redução de preços... apenas coloquei a hipotese.
    O exemplo dos CPU's talvez não tenha sido o melhor, sempre que se reduz um processo de fabrico há muita coisa em jogo, os custos de investimento para afinar a "maquinaria", os yields também pioram... mas como tu disseste os preços raramente variam por o custo do material ser mais baixo para os fabricantes. Hoje em dia quase tudo obedece às regras do mercado... muita oferta bons preços, muita procura maus preços para nós.

Partilhar esta Página