Esquema de arrefecimento para um CoolerMaster CM690

Gadjet

Power Member
Boas;

Tenho um chassi CM690 e gostaria de colocar um arrefecimento dentro deste género antes de recorrer aos coolers:

scenario7b1kc.jpg


Neste momento tenho apenas o que vem de origem, uma frontal com led's azuis (acho que de 120mm), uma lateral 120mm, e uma traseira.

Tenciono colocar a lateral em baixo, mantenho para já a frontal e colocar 2 de 140mm na tampa lateral e 2 no topo, tb de 140mm.

Que fan's me aconselham? Dispenso led's e de preferencia pretas, coisa discreta. Quanto ao ruido tb não há problema. Se não for pedir muito, loja onde comprar.

Obrigado!
 
Última edição:
Eu na minha meti uma fan outake ao lado da gráfica(ai está intake), e acredita que sai quentinho quando jogo, mesmo com a fan da gráfica a 100%.
 
Eu na minha meti uma fan outake ao lado da gráfica(ai está intake), e acredita que sai quentinho quando jogo, mesmo com a fan da gráfica a 100%.

Mesma coisa. Também tenho a fan junto à gráfica como outtake, pois obtive melhores resultados que intake. (Cm590 mas o esquema de airflow vai dar ao mesmo).
 
Eu na minha meti uma fan outake ao lado da gráfica(ai está intake), e acredita que sai quentinho quando jogo, mesmo com a fan da gráfica a 100%.
A minha gráfica é uma Gainward HD4870 Golden Sample. Acho que deve precisar mais de intake do que outake. Com Outake talvez vá atrofiar o fluxo de ar, não?
 
Estava mais inclinado para 140mm.

Que tal esta?

6dada1924f.jpg


Model Name:
Kaze Maru 140mm Case Fan (1200rpm)
Model #:
SY1425SL12M (1200rpm version)

Manufacturer:
Scythe Co., Ltd. Japan
Dimensions:
140 x 140 x 25mm / 5.51 x 5.51 x 0.98in (WxDxH)
Specifications:
26.58dBA / 61.30CFM (1200rpm version)

Weight:
137g / 4.42oz (1200rpm version)

Connector:
3-pin (3-pin to 4pin adaptor included)
Cable Length:
30cm / 11.81in
Bearing Type:
Sleeve Bearing
MTBF:
30,000 hours
 
Se achas ue 26dBA's não te incomodam, força...
O PC onde está não importa o barulho que faz, mas como posso ter a noção do que são 26db?

Tenho fans nas memorias que vieram de origem, são da corsair (acho que só existe este modelo de fan). Elas fazem um pouco de barulho mas nãoi vejo em lado nenhum os db. Por aqui poderia ter uma noção...
 
pra mim acima de 20dbA já chateiam
no entanto os dados fornecidos pelos fabricantes sao muito subjcetivos, porque as condiçoes de medição variam e normalmente nao sao referidas
por exemplo já tive fans da TT que anunciavam 20 dbA e faziam alto cagaçal, ao passo que as NB rated para o mesmo nivel de ruido sao bem mais silenciosas
 
pra mim acima de 20dbA já chateiam
no entanto os dados fornecidos pelos fabricantes sao muito subjcetivos, porque as condiçoes de medição variam e normalmente nao sao referidas
por exemplo já tive fans da TT que anunciavam 20 dbA e faziam alto cagaçal, ao passo que as NB rated para o mesmo nivel de ruido sao bem mais silenciosas
Neste chassi a ventoinha que vem de origem na tampa lateral não faz barulho absolutamente nenhum, a trabalhar "cá fora", mas colocada na tampa faz barulho. Talvez seja o atrito do ar nos buracos.

Li algures que deveria-se adicionar 3db por cada ventoinha independentemente do seu nivel de ruido. Pode-se fazer essa conta?

Tendo em conta que uma PS3 faz uma media de 50db com picos a 53db (medido por um usuario e não valores de fabrica), segundo esse calculo o computador ainda fica mais silencioso.
 
Posso conectar duas ventoinhas com o auxilio de um adaptador "Y" de 3 pinos num único conector da motherboard?

ppic-MAXI-Y-cable-for-3-pin-fans-ystrom3.jpg


Edit:

No manual da board menciona:

"The fan connectors support cooling fans of 350mA~2000mA (24W Max) or a total of 1A~7A (84W Max) at +12V"

Creio que se conectar duas ventoinhas de 0.09A (cada uma) e 1.08W (cada uma), no mesmo conector não há espiga.
 
Última edição:
Back
Topo