Esquema de rede duvidoso?

S7sRuss

What is folding?
Eu vou montar uma pequena Lan Party e vou usar o seguinte equipamento:
1 Router ADSL SMC de 4 portas
1 switch D-link 24 portas 100 MB e 2 de 1000 MB sem gestão.

Como os cabos que eu tenho nao são crossover entao o switch nao irá funcionar, mesmo que os ips sejam fixos. Então liguei o router ao Switch apenas para ele conseguir ler qualquer cabo e para atribuir endereços automaticamente atraves do DCHP.

Estarei a fazer mal? Pode haver algum problema? Divisão de velocidade? Conflito com ips fixos?
 
Poderá haver conflito com IP fixos se algum dos IP's que definiste manualmente estiver dentro do range de IP's que o DHCP atribui.

Eu penso que estás a fazer da forma mais correcta.. aliás nem consigo pensar noutra alternativa..

PS:Switches que não estejam ligados a um router só funcionam com cabo crossover?? Não sabia disso

Cumps
 
Se o switch tiver [SIZE=-1]Auto MDI/MDI-X podes ligar cabos crossover à vontade que tudo vai funcionar na perfeição. O router não tem nada a ver com a ligação aos pc's. Só com a ligação ao switch, que tem de ser com cabo normal se o router não suportar [/SIZE][SIZE=-1]Auto MDI/MDI-X. Se estivermos a falar de atribuição de IP's, aí sim, convém ter um servidor DHCP na rede para evitar conflitos, e o router é uma boa forma de teres esse servidor.

Cumps
[/SIZE]
 
Pelo menos acho que só funcionam com cabos crossover, pois eu tinha cabos normais e ips fixos e mesmo assim a rede, que era apenas composta pelo switch, nao funcionava... experimentei ligar o router ao switch e por os ips em detecção automática e a partir daí tudo funcionou bem...

Com o esquema que eu apresentei á bocado será que a velocidade a ser dividida pelos 24 computadores será a do switch ou do router? se for do router entao tou mesmo lixado... nao deve dar mais que 5 Mb para cada porta =(

Em relação ao Auto MDI/MDI-X acho que nao tem pois é um switch sem gestao. De qualquer das formas, como posso ver se tem isso?
 
Última edição:
tens ai umas ideias baralhadas.
a priori o switch ja faz auto mdi..
quanto ao router, falas em dividir a velocidade..mas a velocidade de q?
ligas o router ao switch, e cada pc ao switch.
cada pc fica com 100 mbits full duplex (100mbits de up E down).depois a velocidade vai depender de quantos pcs estao a aceder a mesma maquina de origem.
 
Pelo menos acho que só funcionam com cabos crossover, pois eu tinha cabos normais e ips fixos e mesmo assim a rede, que era apenas composta pelo switch, nao funcionava... experimentei ligar o router ao switch e por os ips em detecção automática e a partir daí tudo funcionou bem...

Com o esquema que eu apresentei á bocado será que a velocidade a ser dividida pelos 24 computadores será a do switch ou do router? se for do router entao tou mesmo lixado... nao deve dar mais que 5 Mb para cada porta =(

Em relação ao Auto MDI/MDI-X acho que nao tem pois é um switch sem gestao. De qualquer das formas, como posso ver se tem isso?

Só funcionam com crossover? LOOOOOOL

Se fosse o contrário, até estava bem, mas assim...

O que te faltava era um DHCP para atribuir os IP's, ou então conhecimentos para atribuir manualmente.

Não entendi essa da velocidade a dividir. A única que divide é a de acesso à internet, já que um switch só partilha a largura de banda de backbone que é normalmente bastante superior à largura de banda máxima de todas as portas ao mesmo tempo.

O switch deve ter Auto MDI/MDI-X, já que normalmente todos têm, com ou sem gestão.
 
já que um switch só partilha a largura de banda de backbone que é normalmente bastante superior à largura de banda máxima de todas as portas ao mesmo tempo

Ui. Nunca assumas isso.

Neste caso, se por acaso o animal dele for este ou semelhante, tudo bem. Mas nem toda a gente é a D-Link.

Acredita que o que mais tens por ai é switches que nem 50% de capacidade (de backplane e chipset) têm. Material de supermercado então é de fugir.
 
Pelos comentários parece que ando muito enganado em relação ao funcionamento dos sistemas de redes =(
Estou mesmo a precisar dum curso de redes.

Já vi o endereço que o ShadeX postou... É essa a máquina que eu tenho. Entao pelo que li na página do endereço o switch suporta os dois tipos de cabos. "10BASE-T, 100BASE-TX & 1000BASE-T Universal UTP Cable Recognition for Straight-through or Crossover Cables"
Por isso, o facto da rede nao ter funcionado não se deveu ao tipo de cabo, deveu-se muito provavelmente a eu não ter configurado bem os ips fixos.

Quanto á divisão de velocidade, eu perguntei-vos isso porque um amigo meu disse-me que se ligar o router ao switch entao a velocidade global da rede passa a ser a velocidade global do router (o que é pouco mesmo) pois, segundo ele, a rede funciona como "um composto"? Á alguma verdade nas palavras dele?

Vou ter dois computadores a fazer de servidores pois eles têm bons processadores e placas de rede de 1000MBits. Agora a questão é se eu devo utilizar o router para atribuir os ips automaticamente ou devo configurar manualmente cada pc (são 26 pcs) com ips fixos? Qual é a melhor opção em termos de performance?
 
Ui. Nunca assumas isso.

Neste caso, se por acaso o animal dele for este ou semelhante, tudo bem. Mas nem toda a gente é a D-Link.

Acredita que o que mais tens por ai é switches que nem 50% de capacidade (de backplane e chipset) têm. Material de supermercado então é de fugir.

LOL

Mas ele disse que material tinha, e eu assumo que estamos a falar de material de marcas conceituadas, não de marcas de supermercado. Eu tenho aqui um Edimax ES-5500S Gigabit Switch já com 3 anos que tem 5 portas gigabit e a largura de banda de backbone é de 10Gbps, o que me parece fazer com que a margem de manobra seja bastante grande.:-D

Pelos comentários parece que ando muito enganado em relação ao funcionamento dos sistemas de redes =(
Estou mesmo a precisar dum curso de redes.

Já vi o endereço que o ShadeX postou... É essa a máquina que eu tenho. Entao pelo que li na página do endereço o switch suporta os dois tipos de cabos. "10BASE-T, 100BASE-TX & 1000BASE-T Universal UTP Cable Recognition for Straight-through or Crossover Cables"
Por isso, o facto da rede nao ter funcionado não se deveu ao tipo de cabo, deveu-se muito provavelmente a eu não ter configurado bem os ips fixos.

Quanto á divisão de velocidade, eu perguntei-vos isso porque um amigo meu disse-me que se ligar o router ao switch entao a velocidade global da rede passa a ser a velocidade global do router (o que é pouco mesmo) pois, segundo ele, a rede funciona como "um composto"? Á alguma verdade nas palavras dele?

Vou ter dois computadores a fazer de servidores pois eles têm bons processadores e placas de rede de 1000MBits. Agora a questão é se eu devo utilizar o router para atribuir os ips automaticamente ou devo configurar manualmente cada pc (são 26 pcs) com ips fixos? Qual é a melhor opção em termos de performance?

O que o teu amigo disse, disse-te mal, já que a velocidade da rede local em nada é afectada pelo router, mas sim pelo switch e pelas placas de rede. O router só está relacionado com a velocidade de acesso a outra rede (neste caso a Internet).

O melhor que tens a fazer é meter IP's fixos nos servidores e deixares os outros com DHCP para não teres quaisquer problemas ou conflitos, já para não dizer que dá uma trabalheira. LOL

Só a título de exemplo:

Imaginemos que o router tem o IP 192.168.1.1
Os servidores podem ficar com os endereços: 192.168.1.2 e 192.168.1.3
Por isso, quando definires a pool (gama) de endereços do servidor DHCP no router, metes do 192.168.1.4 ao 192.168.1.254.

Cumps
 
Back
Topo