Esquema Rede Telecomunicações

Boas. Pesquisei o fórum procurando algum tópico sobre esquemas para instalar rede de telecomunicações; Lamento se vou repetir alguma pergunta, mas de facto, após alguma pesquisa, não encontrei o que pretendia.Fiz uma remodelação no meu apartamento e aproveitei para criar uma rede de telecomunicações. Sou cliente ZON com IPTV, Net e Telefone.A instalação antiga recebia o cabo coaxial num repartidor com 2 saídas normais + 1 TAP onde estava ligado o router wireless. As saídas normais estavam ligadas directamente a 2 televisores onde tinha cerca de 30 canais sem box. Através do router ligava a box da sala onde tinha mais canais descodificados. Com a remodelação criei um ponto central (onde também está o router wireless) que distribui 1 cabo coaxial e 2 UTP para cada divisão, num total de 5 divisões; O cabo coaxial de entrada liguei num repartidor de 6 saídas, onde alimento os 5 cabos coaxiais das divisões; a 6 saída está ligada ao router.Apesar do router só ter 4 saídas rj45 e rj11, coloquei tomadas rj45 duplas em cada divisão para poder ter o telefone e a net sem equipamentos adicionais e vou escolhendo quais as tomadas que quero a funcionar. O repartidor que utilizei tem as 6 saídas normais, ou seja, nenhuma indicação TAP.A minha dúvida é se este tipo de rede funciona ou se tenho que substituir algum equipamento ou ligação? Os cabos utp estão ligados em tomadas rj45 nas 2 extremidades, ou seja, junto ao router só tenho de colocar um "chicote" entre a saída que quero e a tomada, por isso também pergunto se este "chicote" tem de ter ligação crossover ou não?Obrigado e lamento o testamento...
 
Boas, não tem de ser crossover, visto que tens o router no ponto central, so tens de fazer um chicote para interligar a cada tomada rJ45 a que queres ter net.
O router é coaxial? (dizes que ligaste o 6º cabo ao router), fico so na duvida se o repartidor não tera de ter DC passtrougth (ser bidirecional).
Basicamente criaste uma rede itedv2, se quiseres ler mais sobre o assunto tira o manual ited2 da anacom.
 
Back
Topo