Esquemas fraudulentos atingem serviços de VoIP

RavenMaster

Power Member
"Os serviços telefónicos sobre Internet começaram há pouco tempo a ser alvo de esquemas que têm como objectivo enganar os utilizadores, muitas vezes nas questões relacionadas com a área financeira. Peritos citados pela Reuters mencionam como exemplo o spoofing de identidade do chamador, uma técnica em que indivíduos mal intencionados estabelecem chamadas mostrando no receptor um número que não corresponde à realidade.

Este tipo de técnica permite saber junto do utilizador números de contas de crédito, já que os criminosos se identificam tradicionalmente como bancos ou outras entidades de confiança, alerta Lance James, chefe do departamento de tecnologia da Secure Science, citado pela agência de notícias.

Este e outro tipo de esquemas fraudulentos evidenciam, segundo os peritos, um baixo nível de protecção do standard de voz sobre IP. As redes telefónicas tradicionais funcionam sobre equipamento dedicado, difícil de violar por terceiros. Já as chamadas de VoIP, têm um custo muito mais baixo, mas estão vulneráveis aos mesmos problemas de segurança que atingem os emails e a Web em geral.

Neste termos, é possível que os worms que circulam nas redes online podem tornar inoperáveis as linhas de VoIP. Existe idêntica possibilidade de terceiros ouvirem ou alterarem as conversas mantidas.

Existe igualmente a hipótese de profissionais de marketing menos escrupulosos recorrerem à tecnologia de VoIP para enviar grandes volumes de mensagens de voz aos utilizadores, uma técnica conhecida por SPIT, sigla para "spam over Internet telephony", uma técnica que contudo ainda não passou da teoria. "

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RavenMaster disse:
"Os serviços telefónicos sobre Internet começaram há pouco tempo a ser alvo de esquemas que têm como objectivo enganar os utilizadores, muitas vezes nas questões relacionadas com a área financeira. Peritos citados pela Reuters mencionam como exemplo o spoofing de identidade do chamador, uma técnica em que indivíduos mal intencionados estabelecem chamadas mostrando no receptor um número que não corresponde à realidade.

Este tipo de técnica permite saber junto do utilizador números de contas de crédito, já que os criminosos se identificam tradicionalmente como bancos ou outras entidades de confiança, alerta Lance James, chefe do departamento de tecnologia da Secure Science, citado pela agência de notícias.
Sinceramente, não sei do que estavam à espera. Nada de novo aqui. O esquemas de burla são iguais aos usados por telefone ou mesmo por quem toca á campainha :)

RavenMaster disse:
Este e outro tipo de esquemas fraudulentos evidenciam, segundo os peritos, um baixo nível de protecção do standard de voz sobre IP. As redes telefónicas tradicionais funcionam sobre equipamento dedicado, difícil de violar por terceiros. Já as chamadas de VoIP, têm um custo muito mais baixo, mas estão vulneráveis aos mesmos problemas de segurança que atingem os emails e a Web em geral.
Ora então!, tá ligado a uma rede, então é quebrável/interceptável.

RavenMaster disse:
.... Existe idêntica possibilidade de terceiros ouvirem ou alterarem as conversas mantidas.
Mais uma vez, isto é possível com telefones normais, emails etc...

RavenMaster disse:
Existe igualmente a hipótese de profissionais de marketing menos escrupulosos recorrerem à tecnologia de VoIP para enviar grandes volumes de mensagens de voz aos utilizadores, uma técnica conhecida por SPIT, sigla para "spam over Internet telephony", uma técnica que contudo ainda não passou da teoria. "
hmm, é spam na mesma, seja por telefone, caixa de correiro ou email :) só o média é que muda.

Isto tudo para dizer que o que me parece, é que por vezes estes sistemas dão um falso sentido de segurança aos seus utilizadores.
Penso que é sabido que as conversas telefónicas podem ser escutadas (é só ver um filme qualquer americano de acção/policial/intriga politica etc.. :P ) dai que, quando o conteudo é sensivel, as empresas evitam usar o telefone para transmitir informação, mas como VoIP tem uns protocolos xpto de segurança, assume-se que é seguro transmitir informação atravéz desse meio.
A questão é que, qualquer comunicação pode ser interceptada, mesmo que cifrada, independentemente de ser em tempo útil ou não. Era de esperar que mais tarde ou mais cedo VoIP fosse "assaltada" tambem.
 
Bem, a mim ocorre-me que o sucesso do sistema VOIP mexe com interesses muito fortes de grandes empresas de telecomunicações, e é de esperar uma feroz reacção à sua chegada. Este tipo de argumentos são apenas uma amostra do que poderemos esperar num futuro próximo, por parte, por exemplo, da Telecom's de cada país.
 
Pois a pouca qualidade do estudo não dá um crédito especial à Reuters. No fundo, o texto vem de um "jornalista", pressionável, influenciável ou coisas piores.
 
safety...

Não muda nem um cadito o cenário geral... A segurança vai ser sempre tão boa quanto quem a usa.

Como o nivél médio de conhecimentos/inteligência/preocupação dos utilizadores continuam uma miséria, as fraudes vão continuar.

Pior, provavelmente vão ter tendência a aumentar de ano para ano, pq o ppl tem cada vez menos bom senso...
 
Minha última chamada no skype que ficou gravada no atendedor de chamadas skype:
"Hello Ricardo, it's friend Rita. We have very important speak to talk about. Call back to speak me or I speak back to you. Bye!"
De notar que o sotaque era asiático e até se deu ao luxo de deixar mensagem no gravador :P
É SPAM como outro qualquer...
 
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