Artigo Essa impressao de ter o jogo a fazer tudo para perderes.

Nem é novo isso.

E é capaz de haver mais umas. Eles estão a usar big data para descobrir os padrões de compra dos jogadores, para depois lhes venderem soluções.
 
Sim, o problema maior agora é que estão a usar isso para vender material online. É a razão primária para todos os jogos maiores hoje em dia terem tanto foco multiplayer.
 
Nao e de ser novo, mas sim de ter sido desmentido aos anos pelo higher ups de grande estudios como Blizzard, quando na realidade bem sabemos que o sistema esta feito para nos fazer perder. A mentalidade da communidade e que esse tipo de sistema existe somente na cabeca das pessoas que acreditam em teorias das conspiracoes. O intuito deste poste e claramente demostrar que o sistema existe e esta a ser utilizado ha anos ja.

Este documento nao fala de manipulacao de microtransacoes so ,mas sim de manipulacao de in game stats em tempo real tambem, para que os jogadores estejam em desvantagem em relacao aos outros dependando de varias estatisticas relacionadas com o dito jogador e o seu skill level, tudo no intuito de manter o jogador a correr atras da cenoura o maior tempo possivel . Existem uma quantidade estupida de jogadores que teem a sensacao de serem aldrabados em matchmaking no overwatch para serem mantidos com um Win/loose ratio a volta dos 50%, algo que nao exisitia dantes e era muito mais saudavel a meu ver. Agora claro o pessoal com menos skill nao ficava a jogar tanto dai a criacao deste sistema, Estamos a falar em sistemas que modificam as stats do jogo so para a tua personagem e outros jogadores dependando das necessidades do sistema, no intuito de aumentar as probabilidades de ganhares ou perder consoente as necessidades do sistema.

Um sistema assim reduz drasticamente o merito em atingir certo rank e pode ser atribuido a somente passar imenso tempo a jogar sem necessariamente tornar-se melhor. Vou dando o meu exemplo onde estive por 3x a 100 pontos do rank master no overwatch, passei horas e horas a jogar sem realmente tornar-me muito melhor e aos poucos fui subindo, chegando aos ultimos 100 pontos e levar equipas com pessoal de rank bronze e perder miseravelmente ate necessitar mais de 800 pontos para conseguir o raio do rank. Ate que estava farto desse paterne e decidi abandonar essa a minha quest.

Nao tenho duvida que este sistema esteja a ser usado no ultimate team.

Um sistema desse nao deveria existir e entra injustamente em conflito com o skill real de certos jogadores no intuito de meter toda a gente no mesmo pe de igualdade e assim manter mais jogadores no jogo.
 
Nao e de ser novo, mas sim de ter sido desmentido aos anos pelo higher ups de grande estudios como Blizzard, quando na realidade bem sabemos que o sistema esta feito para nos fazer perder. A mentalidade da communidade e que esse tipo de sistema existe somente na cabeca das pessoas que acreditam em teorias das conspiracoes. O intuito deste poste e claramente demostrar que o sistema existe e esta a ser utilizado ha anos ja.

Este documento nao fala de manipulacao de microtransacoes so ,mas sim de manipulacao de in game stats em tempo real tambem, para que os jogadores estejam em desvantagem em relacao aos outros dependando de varias estatisticas relacionadas com o dito jogador e o seu skill level, tudo no intuito de manter o jogador a correr atras da cenoura o maior tempo possivel . Existem uma quantidade estupida de jogadores que teem a sensacao de serem aldrabados em matchmaking no overwatch para serem mantidos com um Win/loose ratio a volta dos 50%, algo que nao exisitia dantes e era muito mais saudavel a meu ver. Agora claro o pessoal com menos skill nao ficava a jogar tanto dai a criacao deste sistema, Estamos a falar em sistemas que modificam as stats do jogo so para a tua personagem e outros jogadores dependando das necessidades do sistema, no intuito de aumentar as probabilidades de ganhares ou perder consoente as necessidades do sistema.

Um sistema assim reduz drasticamente o merito em atingir certo rank e pode ser atribuido a somente passar imenso tempo a jogar sem necessariamente tornar-se melhor. Vou dando o meu exemplo onde estive por 3x a 100 pontos do rank master no overwatch, passei horas e horas a jogar sem realmente tornar-me muito melhor e aos poucos fui subindo, chegando aos ultimos 100 pontos e levar equipas com pessoal de rank bronze e perder miseravelmente ate necessitar mais de 800 pontos para conseguir o raio do rank. Ate que estava farto desse paterne e decidi abandonar essa a minha quest.

Nao tenho duvida que este sistema esteja a ser usado no ultimate team.

Um sistema desse nao deveria existir e entra injustamente em conflito com o skill real de certos jogadores no intuito de meter toda a gente no mesmo pe de igualdade e assim manter mais jogadores no jogo.

Eu deixei de jogar fifa por causa disso, jogava 80% das vezes com um primo meu, nuns jogos (eu jogava sempre com o barça) o xavi nunca falhava um passe, corria mais que o ronaldo, e fisicamente aguentava cargas de qualquer jogador, e toda a equipa era assim, noutros jogos (ou mesmo se metesse a ganhar 2-0 cedo no jogo) parecia que estava a jogar com uma equipa da terceria divisão, sempre a falhar passes, não ganhava uma bola, remates em frente à baliza sempre para a bancada, ou o guarda redes deles a fazer defesas impossíveis.
 
E por essa razão que nesta geração nao passei tempo em jogos de futebol. Dou mérito a quem tem paciência para o script nos fifas e pes. Não sei como não perdem a paciência e continuam a gramar a pastilha comprando todos os anos o mesmo jogo com atualização de planteis ou então sou eu que estou errado. Ainda percebo um pouco aqueles que compram para jogar os modos offline mas mesmo isso poucas alterações significativas há na jogabilidade para comprar novas ediçoes do jogo.

Ainda hoje dei por mim a jogar PES6 para PC e o jogo continua divertido tal como no passado, em que o script, se há, é muito menos significativo.
 
Eu deixei de jogar fifa por causa disso, jogava 80% das vezes com um primo meu, nuns jogos (eu jogava sempre com o barça) o xavi nunca falhava um passe, corria mais que o ronaldo, e fisicamente aguentava cargas de qualquer jogador, e toda a equipa era assim, noutros jogos (ou mesmo se metesse a ganhar 2-0 cedo no jogo) parecia que estava a jogar com uma equipa da terceria divisão, sempre a falhar passes, não ganhava uma bola, remates em frente à baliza sempre para a bancada, ou o guarda redes deles a fazer defesas impossíveis.

Eu também deixei os jogos de futebol por vários motivos mas principalmente por causa disso.
Mas funciona para os dois lados, há jogos em que te corre tudo bem, há outros que notas bem que o jogo não te quer deixar ganhar.

O único jogo multiplayer que continuo a jogar online é o Rocket League. Nesse jogo nunca notei nenhum script.
 
Nao e de ser novo, mas sim de ter sido desmentido aos anos pelo higher ups de grande estudios como Blizzard, quando na realidade bem sabemos que o sistema esta feito para nos fazer perder. A mentalidade da communidade e que esse tipo de sistema existe somente na cabeca das pessoas que acreditam em teorias das conspiracoes. O intuito deste poste e claramente demostrar que o sistema existe e esta a ser utilizado ha anos ja.

Este documento nao fala de manipulacao de microtransacoes so ,mas sim de manipulacao de in game stats em tempo real tambem, para que os jogadores estejam em desvantagem em relacao aos outros dependando de varias estatisticas relacionadas com o dito jogador e o seu skill level, tudo no intuito de manter o jogador a correr atras da cenoura o maior tempo possivel . Existem uma quantidade estupida de jogadores que teem a sensacao de serem aldrabados em matchmaking no overwatch para serem mantidos com um Win/loose ratio a volta dos 50%, algo que nao exisitia dantes e era muito mais saudavel a meu ver. Agora claro o pessoal com menos skill nao ficava a jogar tanto dai a criacao deste sistema, Estamos a falar em sistemas que modificam as stats do jogo so para a tua personagem e outros jogadores dependando das necessidades do sistema, no intuito de aumentar as probabilidades de ganhares ou perder consoente as necessidades do sistema.

Um sistema assim reduz drasticamente o merito em atingir certo rank e pode ser atribuido a somente passar imenso tempo a jogar sem necessariamente tornar-se melhor. Vou dando o meu exemplo onde estive por 3x a 100 pontos do rank master no overwatch, passei horas e horas a jogar sem realmente tornar-me muito melhor e aos poucos fui subindo, chegando aos ultimos 100 pontos e levar equipas com pessoal de rank bronze e perder miseravelmente ate necessitar mais de 800 pontos para conseguir o raio do rank. Ate que estava farto desse paterne e decidi abandonar essa a minha quest.

Nao tenho duvida que este sistema esteja a ser usado no ultimate team.

Um sistema desse nao deveria existir e entra injustamente em conflito com o skill real de certos jogadores no intuito de meter toda a gente no mesmo pe de igualdade e assim manter mais jogadores no jogo.

Certo, concordo plenamente contigo, e a minha mentalidade é a mesma que a tua. Contudo, há que reconhecer que estas empresas, especialmente as grandes produtoras, querem é fazer TODO o dinheiro possível e imaginário. E são estes sistemas que lhes dão isto. Só há uma solução, e é aquela que já mencionei várias vezes no fórum: parem de lhes dar dinheiro, que eles vão ter que mudar. Até lá, é isto que vamos "gramar".

Só que sendo realista, não vai acontecer, porque as pessoas preferem não pensar, e muito menos agir. A maioria nem o faz na vida real, quanto mais nos seus escapes da mesma. Also, FOMO (Fear Of Missing Out) can be a bitch.
 
Acho que os jogos que o pessoal mais se lembra ao falar desse assunto são os jogos de futebol (FIFA e PES) e os jogos RNG (Heartstones, etc). Jogo muitos jogos online desde FPS, MOBAS, RACING, etc e não noto script (pode existir) mas sinceramente acho que não existe.

Jogos em que noto script e não estou a falar de "azia por perder" porque ate me considero uma pessoa com muita paciencia desisto logo dos mesmos. Estar ali a jogar, a perder do meu tempo para o jogo decidir se ganho ou não etc.. para mim não dá (estou a olhar para ti FIFA)
 
Eu também deixei os jogos de futebol por vários motivos mas principalmente por causa disso.
Mas funciona para os dois lados, há jogos em que te corre tudo bem, há outros que notas bem que o jogo não te quer deixar ganhar.

O único jogo multiplayer que continuo a jogar online é o Rocket League. Nesse jogo nunca notei nenhum script.

Concordo e deu exemplos dos 2 lados, mas aí não sou eu que tenho controlo do jogo, e cega a ser frustrante, até eu fiquei parvo quando marco um golo de pé esquerdo pouco à frente do meio campo com xavi, na altura não sabia da existência do script, mas deixou me na altura a pensar.

Pessoalmente, se um jogo nos deixa com vontade de atirar o comando à parede, mais vale partir para outro, que foi o que fiz. Felizmente gosto mais de jogos single player.
 
Certo, concordo plenamente contigo, e a minha mentalidade é a mesma que a tua. Contudo, há que reconhecer que estas empresas, especialmente as grandes produtoras, querem é fazer TODO o dinheiro possível e imaginário. E são estes sistemas que lhes dão isto. Só há uma solução, e é aquela que já mencionei várias vezes no fórum: parem de lhes dar dinheiro, que eles vão ter que mudar. Até lá, é isto que vamos "gramar".

Só que sendo realista, não vai acontecer, porque as pessoas preferem não pensar, e muito menos agir. A maioria nem o faz na vida real, quanto mais nos seus escapes da mesma. Also, FOMO (Fear Of Missing Out) can be a bitch.

E bem verdade, infelizmente/ felizmente e um negocio, e a razao primaria do jogo ser feito em primeiro lugar , e pelo dinheiro. Contudo tenho imenso respeito para a communidade de jogadores. Acho que ja o disse varias vezes, mas e uma communidade que realmente nao se deixa fazer e e tudo menos estupida. Quando as empresas tentam engana-los, acredita que eles sao muito bom em reparar o subterfugio e reagem em consequencia. Ainda me lembro da Xbox one que era suposta ser full digital e o CEO da MS na altura a responder " para o pessoal que nao quer jogar digital, temos uma consola para isso, chama-se Xbox 360 " levou com o cinturao no rabo por parte da comunidade e a consola perdeu uma quantidade enorme de pre order forcando a compania a integrar um leitor blue ray and tempos records quando 2 semanas mais cedo afirmavam tal coisa ser impossivel devido a architectura da maquina. E mais recentemente com o star wars battlefront 2 onde todos os jogos subsequente da EA depois daquilo foram muito mal recebido e venderam bem abaixo do previsto devido ao backlash.

O fallen order por rasoes obvias esta a restabelecer as coisas, e dei o meu dinheiro para este jogo por essas razoes.Podia ter continuado com o boycott mas nao estava a achar bem reagir dessa maneira quando realmente estavam a seguir uma linha que considero digna e respeitavel. A ver se perceberam agora.

Eu so espero que a nova geracao que esta lentamente a crescer agora tenha as mesmas garras que a geracao actual e nao se tornam Drama queen como esta a acontecer em alguns lados.

sorry pela falta de acentos, infelizmente tenho um keyboard UK e nao tem os acentos naquilo, e o meu "portugues grammar corrector" nao esta a querer funcionar.
 
E bem verdade, infelizmente/ felizmente e um negocio, e a razao primaria do jogo ser feito em primeiro lugar , e pelo dinheiro. Contudo tenho imenso respeito para a communidade de jogadores. Acho que ja o disse varias vezes, mas e uma communidade que realmente nao se deixa fazer e e tudo menos estupida. Quando as empresas tentam engana-los, acredita que eles sao muito bom em reparar o subterfugio e reagem em consequencia. Ainda me lembro da Xbox one que era suposta ser full digital e o CEO da MS na altura a responder " para o pessoal que nao quer jogar digital, temos uma consola para isso, chama-se Xbox 360 " levou com o cinturao no rabo por parte da comunidade e a consola perdeu uma quantidade enorme de pre order forcando a compania a integrar um leitor blue ray and tempos records quando 2 semanas mais cedo afirmavam tal coisa ser impossivel devido a architectura da maquina. E mais recentemente com o star wars battlefront 2 onde todos os jogos subsequente da EA depois daquilo foram muito mal recebido e venderam bem abaixo do previsto devido ao backlash.

O fallen order por rasoes obvias esta a restabelecer as coisas, e dei o meu dinheiro para este jogo por essas razoes.Podia ter continuado com o boycott mas nao estava a achar bem reagir dessa maneira quando realmente estavam a seguir uma linha que considero digna e respeitavel. A ver se perceberam agora.

Eu so espero que a nova geracao que esta lentamente a crescer agora tenha as mesmas garras que a geracao actual e nao se tornam Drama queen como esta a acontecer em alguns lados.

sorry pela falta de acentos, infelizmente tenho um keyboard UK e nao tem os acentos naquilo, e o meu "portugues grammar corrector" nao esta a querer funcionar.

Essa memória já teve melhores dias. Era always online essa parte que falaste. Não podia ser full digital porque o drm que estavam a falar era steam-esco,e o Steam ainda acondicions cópias física.E ninguém adiciona drives a um processo de fabrico em massa que começou em Fevereiro a meio de Julho.
Tanto elogio à inteligência da comunidade gamer e tu nem te lembras em condições daquilo que consideras um momento marcante na demonstração de tal. wtf...


E uns apartes:

-Battlefront vendeu 9 milhões de unidades. Falhou o target dos primeiros 3 meses por 1 milhão.
https://www-polygon-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.polygon.com/platform/amp/2018/1/30/16952396/star-wars-battlefront-2-sales-loot-boxes-returning?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&usqp=mq331AQCKAE=#aoh=15767094105135&referrer=https://www.google.com&amp_tf=De %1$s&ampshare=https://www.polygon.com/2018/1/30/16952396/star-wars-battlefront-2-sales-loot-boxes-returning

Anthem flopou porque a BioWare é uma casa a arder. E o BF5 pintou uma imagem do jogo na publicidade inicial que queimou o jogo no longo prazo.




A presente geração foi/é explorada pela EA e Activision durante anos em coisas como o COD e Fifa mas nunca se virou a serio contra as empresas nesses casos. Mesmo o Infinite Warfare vendeu mais do que 90% do mercado alguma vez sonha.
No fim de contas cada um vota com a carteira de acordo com a sua consciência. Mas sobrevalorizas largamente a consciência colectiva do mercado.
 
Última edição:
Calma ai rapaz, porque tanta arrogancia nessa resposta?

Sim de facto a minha memoria falhou-me quanto ao facto de ser sempre online em vez de ser full digital( nao sei como e que tive essa memoria das drives blueray mas pronto foi um erro honesto da minha parte) . Contudo, nao invalida em nada o que eu estava a explicar, pois acabas por me relembrar que a situaçao era ainda pior para os jogadores do que me lembrava. O ponto sendo que a communidade nao se deixou fazer e a MS teve que fazer backpedaling quando inicialmente dizia que nao era possivel devido a arquitectura da consola em si.

Ainda bem que uma pessoa tem direito ao erro, ou queres que porta comigo uma cruz as costas?

Os jogadores votem com as carteiras sim senhor e penso estar em bem melhor posiçao de nos is 2 para o affirmar, devido ao lugar que occupo nessa industria (tendo accesso a internal data que duvido muito que tenhas) mas tambem por ter contactos e antigos colegas de trabalho que tenho em todos esses estudios dos quais falas. Porque que achas que que a EA anda a fazer tudo o que pode ultimamento em termo de marketing para recuperar a confiança dos jogadores, marcando em todo o lado " no microtransaction, free DLC etc.."? Porque devido a reputaçao incrivelmente negativa da EA para com os jogadores quanto a essas praticas e attitude , os shareholders viram que as pre orders entre outras estavam num all time low e comecaram a saltar fora do barco. Se pensas que o BFV anthem etc... Nao foram impactados devido a negative press do battlefront 2 que ainda hoje cria conflitos aqui e ali, mas somente devido ao problema das mulheres in WW2 e pela bioware ser uma casa a arder como o dizes, entao penso que tens uma ideia muita simplificada da situaçao ou simplesmente queres ser do contra nao sei.

O MW teve tudo para ser um successo de venda tanto a nivel de marketing como a nivel do produto em si. Reboot do CoD mais popular e appreciado da comunidade, no lootbox, no microtransaction, free content, single player de qualidade... Basicamente ouviram as queixas dos jogadores quanto ao aldrabança post launch do BO4 e rectificaram logo o tiro com promessas que mentiveram no produto final. O unico grande erro deles a meu ver foi o retcon de mau gosto que puseram na historia do jogo sobre uma situaçao real que aconteceu e onde pintaram os russos de maus da fita quanda na realidade eram os US, e levaram logo backlash quanto a isso no metacritic etc...

Podemos falar da Ubisoft e do escandalo que foi o breakpoint. Impressa incrivelmente negativa e shareholders a saltarem fora do barco logo. Resultado? Varios jogos que estavam para sair viram a sua data de lancamento ser puxada de varios meses ( quase um ano para alguns) . Penso que nao preciso explicar porque, chegas a conclusao sozinho tenho a certeza.

Se pensas que sobrevalorizo a consciencia colectiva do mercado, isso é contigo, os internal mails da ubi e o Dna-live interno aqui provam-me o contrario :)
 
o Fifa encaixa que nem uma luva neste titulo.
JA N jogos que dei por mim a pensar, "hoje nao da, estou mesmo a ver que levo um golo aos 90 e perco..." e pimba a IA passa pelos teus defesas que parecem amadores, golo aos 90 e derrota...
 
Infelizmente, esses mails acontecem não por falta de lucro, mas por o lucro não bater nas traves que eles queriam. Eu sou também da ideia que a comunidade como um todo é bastante fraca. E nem vou dizer que é inteligente ou burra... Têm é um auto-controlo extremamente fraco. Isso, e lá está, pouca gente está disposta a gastar os neurónios a sequer perceber os problemas. Querem provas? O Anthem, que em termos de backlash só foi superado pelo Fallout 76, ainda foi o quinto jogo mais vendido até ao Verão, e fez mais de 100 milhões em vendas digitais. Aquela shitstorm rendeu mais de 100 milhões, e estava no top 10 de vendas deste ano. Acham que isto indica o quê? Se houvesse auto-controlo, e não se deixassem ir por FOMO, a coisa era bem mais simples.

A prova é que se começarmos a cavar números de vendas e lucros, as empresas ainda fazem rios de dinheiro. Apenas não fazem todo o dinheiro que os investidores queriam. Não esquecer que a EA fica preocupada com não vender mais que no ano passado, não por falta de lucro, mas por responder a investidores. Mas isso implica que há muita gente a dar-lhes dinheiro ainda. Podemos discutir quanto é que é preciso para ser considerado sucesso ou não, mas... Estamos a falar de milhões de dólares...

O MW não foi um sucesso de vendas?
https://en.wikipedia.org/wiki/Call_of_Duty:_Modern_Warfare_(2019_video_game)#Sales

600 milhões nos primeiros 3 dias, isto não se pode chamar de sucesso de vendas?
Para não falar que foi altamente cotado em todo o lado, e ganhou umas quantas awards.
 
@underfox

Para a próxima apenas aponto a falha e retraio-me de criticar.


Nah.All digital é bem mais restritivo das liberdades. Estamos limitados a um marketplace e aos preços que as editoras querem fazer,sabendo elas que não há concorrência. Com um mercado físico,podemos beneficiar de guerras entre cadeias de lojas,escoar de stock de cadeias de lojas/lojas individuais. Entre estar preso a um marketplace único vs ter de fazer um ping diário/semanal para um servidor para verificar licenças prefiro mil vezes o segundo. Pontos extra para aquilo que estavam a prometer(venda de jogos digitais " usados",family share).
Mas verdade seja dita parece não reflicto a opinião do tuga gamer comum,porque ainda este ano lá conseguiram vender algumas das S All Digital a clientes novos cá no burgo,baseado em posts na secção do console gaming.


Tens conhecidos na DICE? Conseguias perguntar quem é que teve a ideia dos veiculos e heróis serem pickups random no mapa do 1 vs star cards no 2? É que foi isso que levou ao clusterfuck das loot boxes. A ideia de ter de desbloquear algo que não precisava de ser desbloqueado e estarem sujeitos ao RNG.
Em jogos anteriores a DICE nunca usou esse esquema(battlepacks tinham cosméticos e XP boosters) e olhando para como a Disney tratou o IP Star Wars no cinema sempre tive suspeitas de ter sido a Disney a criar o mandato do "bora monetizar mais agressivo que o costume".
Dito isso a EA ainda tem DLC e micro-transaçoes no Anthem e BF5,o que eles têm estado a evitar é conteúdo aleatório na forma de lootboxes. Isso e evitar o erro maior de meter features desejadas por detrás de barreiras extra.

Se eu vejo que eles pouco sentiram na pele os efeitos do que fizeram no Battlefront 2,não vou transpor essa falta de castigo para um possível castigo a jogos que não têm nada a ver.Quanto ao BF5,venderam o jogo da maneira errada no início,e primeiras impressões contam. O inventar material fictício para as War stories do BF1 nao o parou de ser dos jogos mais vendidos desta gen,o problema foi o BF5 parecer estar a ir na direção das skins ridículas dos CODs mais recentes. E o BF sempre teve um certo orgulho de ter um tom diferente do COD. Juntar a isso um BF1 com apenas dois anos no mercado,o início de um certo cansaço da fórmula da DICE por causa de lançamentos de jogos de large scale combate todos os anos desde 2015, não trazer intercalar com material diferente como um Bad Company 3 ou 2143.
Anthem,ao fim de uma semana as pessoas perceberam o que receberam. E no espaço de para aí um mês a incapacidade da BioWare para gerir o jogo.E mesmo assim ainda sacou uns trocos valentes.

Eu falei no Infinite Warfare. Mas mesmo o Modern Warfare 2019 a situação não é bem assim. O MW2 é o que é olhado com mais nostalgia por ter sido a altura em que o COD deu o salto para o que é agora. O jogo não tem lootboxes,sim,mas tem micro-transaçoes. E não é só o Battlepass,é packs com skins de operator+blueprints de armas+calling cards/charms/stickers. Free content,sim,mas os mapas em particular eles estão ainda a compensar isto ser o COD com menos mapas por modo no lançamento.
A Highway of Death? Isso é uma critica que não percebo.Aquilo não levou retcon nenhum porque não estamos a falar do Iraque. O país fictício do jogo é uma mistura de Chechénia/Afeganistão/Síria. Aquilo é uma situação fictícia num país fictício inspirado por uma situação real. É a mesma coisa que achar que o Tarantino tinha de ser mais realista com o Bruce Lee e os assassinatos da família Mason no Once Upon a Time in Hollywood.
Pior é a imprensa tentar vender o jogo e dizer que há montes de momentos "No Russian" e quando jogo não vejo nada do gênero e até vejo várias ocasiões para ter momentos desse impacto ou ainda maior e perdem a oportunidade de tal.


Os problemas da Ubi vão para lá da monetizacao exagerada do Breakpoint(o próprio Breakpoint sofre de mais problemas para além disso). O AC é uma vaca que é ordenhada sem dó nem piedade,e cada vez mais desenhada para fazer a malta usar os time savers( a viragem para RPG mais profundo no Origins não é inocente,ainda mais o crafting associado aos diferentes elementos do equipamento),Far Cry está a afastar-se cada vez mais da fórmula do 3 e eles estão sempre sempre a reciclar as beats mais famosas dele. Watch Dogs parece 3 jogos diferentes. E este são os que me interessam. Cada vez sinto que é me mais positivo substituir os jogos da Ubi por jogos da Sony.
 
@underfox

Para a próxima apenas aponto a falha e retraio-me de criticar.

Nao vejo porque se nao fores arrogante ou condescendente com as pessoas, nao tenho problema nenhum em argumentar contigo.

Nah.All digital é bem mais restritivo das liberdades. Estamos limitados a um marketplace e aos preços que as editoras querem fazer,sabendo elas que não há concorrência. Com um mercado físico,podemos beneficiar de guerras entre cadeias de lojas,escoar de stock de cadeias de lojas/lojas individuais. Entre estar preso a um marketplace único vs ter de fazer um ping diário/semanal para um servidor para verificar licenças prefiro mil vezes o segundo. Pontos extra para aquilo que estavam a prometer(venda de jogos digitais " usados",family share).
Mas verdade seja dita parece não reflicto a opinião do tuga gamer comum,porque ainda este ano lá conseguiram vender algumas das S All Digital a clientes novos cá no burgo,baseado em posts na secção do console gaming.

Acho o always online bem pior pelo simple facto de ser injogavel caso nao tiveres internet em casa juntando a isso o facto da copia estar locked na tua consola e portanto impossivel de emprestar, mas pronto suponho que seja uma questao de gostos.

Tens conhecidos na DICE? Conseguias perguntar quem é que teve a ideia dos veiculos e heróis serem pickups random no mapa do 1 vs star cards no 2? É que foi isso que levou ao clusterfuck das loot boxes. A ideia de ter de desbloquear algo que não precisava de ser desbloqueado e estarem sujeitos ao RNG.
Em jogos anteriores a DICE nunca usou esse esquema(battlepacks tinham cosméticos e XP boosters) e olhando para como a Disney tratou o IP Star Wars no cinema sempre tive suspeitas de ter sido a Disney a criar o mandato do "bora monetizar mais agressivo que o costume".
Dito isso a EA ainda tem DLC e micro-transaçoes no Anthem e BF5,o que eles têm estado a evitar é conteúdo aleatório na forma de lootboxes. Isso e evitar o erro maior de meter features desejadas por detrás de barreiras extra.

Tenho sim e posso te affirmar que a ideia era quase unanimamente rejeitada em interno e veio perto do fim da prod. Nem viram aquilo chegar. Agora quem foi a pessoa exata que teve a ideia nao sei, mas sabe-se que foi a divisao marketing que se occupou disso, mas isso ja nao e surpresa para ninguem hoje em dia.
E nao, nao foi a disney. A disney nunca se envolveu no processo initial do jogo e somente bateu do pe depois do lancamento quando o backlash levou tal proporcoes que tinha potential em impactar os produtos desevolvidos por eles. Agora quanto a microtransactions, estou obviamente a falar de microtransactions predatoriais do genero lootbox P2W que Battlefront II tinha. Sou daqueles que realmente nao se importa com microtransactions de cosmeticos que nao teem nenhum impacto com o core gameplay do jogo. Alias ate gosto da ideia ( e ai provavelmente estaremos e desacordo fundamental ) pois para alem de adicionar conteudo e manter uma communidade ativa, tambem permite salvar job para esse character artist / props modeler etc.. em momentos de inter projectos onde no passado simplesmente eram mostrado a porta. Entendo muito bem as pessoas que resmungam quanto a isso, mas eu acho que se trata de um mau minimo para um bem maior. Agora jamais estarei a tras de microtransactiosn predatoriais do genero que saiu ainda a poucos dias atras com o MW onde para poderes ver quantas vezes morrest etc.. tens de comprar um pack especial qualquer que custa 20$..... isso sim estarei sempre contra e merecem todo o backlash possivel.



Se eu vejo que eles pouco sentiram na pele os efeitos do que fizeram no Battlefront 2,não vou transpor essa falta de castigo para um possível castigo a jogos que não têm nada a ver.Quanto ao BF5,venderam o jogo da maneira errada no início,e primeiras impressões contam. O inventar material fictício para as War stories do BF1 nao o parou de ser dos jogos mais vendidos desta gen,o problema foi o BF5 parecer estar a ir na direção das skins ridículas dos CODs mais recentes. E o BF sempre teve um certo orgulho de ter um tom diferente do COD. Juntar a isso um BF1 com apenas dois anos no mercado,o início de um certo cansaço da fórmula da DICE por causa de lançamentos de jogos de large scale combate todos os anos desde 2015, não trazer intercalar com material diferente como um Bad Company 3 ou 2143.
Anthem,ao fim de uma semana as pessoas perceberam o que receberam. E no espaço de para aí um mês a incapacidade da BioWare para gerir o jogo.E mesmo assim ainda sacou uns trocos valentes.

O problema e que tu formas uma opiniao baseada em informacoes fragmentadas e incompletas omitindo outras. Acabas assim por preferir dar mais creditos a umas razoes do que outras so porque sim. Nunca disse que as primeiras impressoes nao contam, somente que para alem disso, a gota que transbordou o vaso foi o exemplo que indiquei acima e tenho prova disso quando bem queres dizer o contrario. Nao ha muito mais que eu te possa dizer sinceramente. Se nao vees as tareias tanto financiais como politico estruturais e legais que a EA esta de momento a levar a custa deste assunto em especifico, entao nada do que eu poderei fazer ou dizer ira mudar a tua ideia e ja percebi isso ha algum tempo va, mas ainda assim esforco-me a tentar explicar para evitar que as tuas palavras caiem na cabeca de outras pessoas.

Eu falei no Infinite Warfare. Mas mesmo o Modern Warfare 2019 a situação não é bem assim. O MW2 é o que é olhado com mais nostalgia por ter sido a altura em que o COD deu o salto para o que é agora. O jogo não tem lootboxes,sim,mas tem micro-transaçoes. E não é só o Battlepass,é packs com skins de operator+blueprints de armas+calling cards/charms/stickers. Free content,sim,mas os mapas em particular eles estão ainda a compensar isto ser o COD com menos mapas por modo no lançamento.
A Highway of Death? Isso é uma critica que não percebo.Aquilo não levou retcon nenhum porque não estamos a falar do Iraque. O país fictício do jogo é uma mistura de Chechénia/Afeganistão/Síria. Aquilo é uma situação fictícia num país fictício inspirado por uma situação real. É a mesma coisa que achar que o Tarantino tinha de ser mais realista com o Bruce Lee e os assassinatos da família Mason no Once Upon a Time in Hollywood.
Pior é a imprensa tentar vender o jogo e dizer que há montes de momentos "No Russian" e quando jogo não vejo nada do gênero e até vejo várias ocasiões para ter momentos desse impacto ou ainda maior e perdem a oportunidade de tal.

Eram duas da manha aqui e o meu cerebro leu modern warfare em vez de infinite warfare, desculpa, a culpa foi toda minha. Ja quanto ao free content, nao sei o que dizer, a team oferece free content e promete muito mais free content ( a beenox tem um grande trabalho para ser release em breve ) mas o pessoal ainda assim queixa-se... Sim tinha poucas map iniciais mas o jogo actualmente encontra-se num estado correcto em termo de conteudo e tem ainda mais free content previsto.
ja quanto a highway of death ( nao sei se a missao e essa ) mas fosse uma historia ficticia numa cidade americana ficticia onde os russos teriam mandado 2 avioes em duas torres a ver se acharias normal. Ha um consenso moral a ter em conta nessas situacoes, por razoes obvias que resultam do desrespeito das pessoas que morreram injustamente nessa historia, e onde um estudio americano achou normal fazer com que os seus compatriotas das forcas armadas eram os herois quando na realidade eram os perpetradores daquele massacre. Sim mudaram o pais a cidade etc... mas essa ideia de muito mau gosto levou ao backlash mais do que merecido que o jogo levou.


Os problemas da Ubi vão para lá da monetizacao exagerada do Breakpoint (o próprio Breakpoint sofre de mais problemas para além disso). O AC é uma vaca que é ordenhada sem dó nem piedade,e cada vez mais desenhada para fazer a malta usar os time savers( a viragem para RPG mais profundo no Origins não é inocente,ainda mais o crafting associado aos diferentes elementos do equipamento),Far Cry está a afastar-se cada vez mais da fórmula do 3 e eles estão sempre sempre a reciclar as beats mais famosas dele. Watch Dogs parece 3 jogos diferentes. E este são os que me interessam. Cada vez sinto que é me mais positivo substituir os jogos da Ubi por jogos da Sony.

Mais uma vez sim, os problemas da Ubi vao para la da monetizacao exagerada do breakpoint, mas o meu ponto nao era esse, o meu ponto era que por cima dos outros tiros nos pes por parte da Ubi, a gota da agua foi com o breakpoint, e os jogadores foram mais que claro quanto a isso, levando os shareholders a saltarem fora do barco como eu disse, isso nao e uma opiniao e um facto.


Infelizmente, esses mails acontecem não por falta de lucro, mas por o lucro não bater nas traves que eles queriam. Eu sou também da ideia que a comunidade como um todo é bastante fraca. E nem vou dizer que é inteligente ou burra... Têm é um auto-controlo extremamente fraco. Isso, e lá está, pouca gente está disposta a gastar os neurónios a sequer perceber os problemas. Querem provas? O Anthem, que em termos de backlash só foi superado pelo Fallout 76, ainda foi o quinto jogo mais vendido até ao Verão, e fez mais de 100 milhões em vendas digitais. Aquela shitstorm rendeu mais de 100 milhões, e estava no top 10 de vendas deste ano. Acham que isto indica o quê? Se houvesse auto-controlo, e não se deixassem ir por FOMO, a coisa era bem mais simples.

A prova é que se começarmos a cavar números de vendas e lucros, as empresas ainda fazem rios de dinheiro. Apenas não fazem todo o dinheiro que os investidores queriam. Não esquecer que a EA fica preocupada com não vender mais que no ano passado, não por falta de lucro, mas por responder a investidores. Mas isso implica que há muita gente a dar-lhes dinheiro ainda. Podemos discutir quanto é que é preciso para ser considerado sucesso ou não, mas... Estamos a falar de milhões de dólares...

O MW não foi um sucesso de vendas?
https://en.wikipedia.org/wiki/Call_of_Duty:_Modern_Warfare_(2019_video_game)#Sales

600 milhões nos primeiros 3 dias, isto não se pode chamar de sucesso de vendas?
Para não falar que foi altamente cotado em todo o lado, e ganhou umas quantas awards.


Hehe estava precisamente a dizer que o MW mereceu ser o successo que teve em relacao ao comentario do Ruibk. Sorry se levou-te a pensar o contrario.

O anthem esteve em production hell durante quase 10 anos e ainda nao recuperou o seu dinheiro (e esta bem longe de o recuperar), 100 milhoes para um jogo que provavelmente custou mais do dobro para ser feito e mesmo pouco. Sei que pode parecer muito para pessoas como nos que ganham apenas um salario normal, mas para um jogo como o anthem, e um fracasso total, Se vendeu mais de 4 milhoes actualmente acho que ficarei admirado, e uma fracasso mais do que merecido.

Contudo tenho de dizer que estamos a entrar em offtopic quanto ao sujeito inicial.
 
Última edição:
Back
Topo