Estabilizador de imagem - é importante?

luisseq

Membro
Caros,
O estabilizador de imagem é algo realmente importante para quem utiliza a máq fundamentalmente em férias, festas e jantares?
É uma caracteristica a valorizar quando se compara a IXUS 75 e a Sony w80?
Qual a melhor destas? Alguma sugestão de alternativas a estas máquinas?
 
Caros,
O estabilizador de imagem é algo realmente importante para quem utiliza a máq fundamentalmente em férias, festas e jantares?
É uma caracteristica a valorizar quando se compara a IXUS 75 e a Sony w80?
Qual a melhor destas? Alguma sugestão de alternativas a estas máquinas?

quanto a opções de máquinas tens muitas threads para alimentar :)

quanto ao estabilizador de imagens para essas situações não vejo a utilidade e sinceramente sou daquelas poucas pessoas que mete grnade nivel de duvida quanto a esses estabilizadores. Não me parece que além da palavra 'IS' no modelo ele faça assim tanto efeito como deveria! :)
 
Antes de mais, acho que foi bem jogado abrir uma thread destas ;) .

Assim como ja disse algumas vezes por aí, é assim, o IS é uma coisa que tem valor quando está presente, pronto, pode dar jeito, e está lá, mas não deve ser sobrevalorizada, ao ponto de descartar algumas maquinas, so pelo facto de não terem IS.

Ha varias formas de contornar a necessidade do IS, aumentar o ISO (menos tempo de exposição), usar flash (menos tempo de exposição), usar aberturas maiores (sacrificando algum DOF, mas usando menos tempos de exposição), usar Tripé, usar mais wide angles, ou simplesmente apoiar melhor o cotovelo, de forma a segurar a camera de forma mais estavel.

Acho que está acessivel a grande parte das pessoas tirar fotos a 1/8s sem IS, e com angulares da ordem dos 30mm (eu sei que para 30mm, a regra "manda" usar 1/30s)

usar tempos de exposição desta ordem (1/8s) so vale mesmo para fotografar coisas paradas, se vais fotografar pessoas carros, animais, ou o que for, em movimento, vais ter motion blurr, e isso o IS não te elimina.

No fim de contas, o IS acaba por ser realmente util em poucas situações, não é a unica (nem por vezes a melhor) forma de obter imagens estabilizadas, e sendo ja picuinhas, gasta-te mais bateria.
 
Com uma Canon EOS10D e uma lente de 300 mm, o estaalizador faz maravilhas qd o zoom esta no max.
Em cenas de grande área, o estabilizador é desnecessário.
Confirmo q qd usa-se o estabilizador a bateria gasta-se mais depressa.

Qd uso o zomm no máximo e abana-se a maquina, sente-se a lente a estabilizar-se
 
Com uma Canon EOS10D e uma lente de 300 mm, o estaalizador faz maravilhas qd o zoom esta no max.
Em cenas de grande área, o estabilizador é desnecessário.
Confirmo q qd usa-se o estabilizador a bateria gasta-se mais depressa.

Qd uso o zomm no máximo e abana-se a maquina, sente-se a lente a estabilizar-se

mas abanas a máquina por alguma razão especifica ou só por opção? :009::confused:
 
É porreiro ter, mas não é essencial, até porque os estabilizadores das máquinas compactas varias muito de qualidade... Alguns é mesmo só nome e pouco ou nada fazem.

De qualquer forma, numa máquina como a Ixus 75 ou a W80 em que aposto que a maioria das fotos será a pessoas, o estabilizador não tem assim tanto interesse. Porque o estabilizador pode ajudar a anular o efeito das vibrações das mãos, mas não vai fazer com que as pessoas parem.. Ou seja, de nada adianta um tempo de exposição muito longo porque as pessoas não ficam estáticas e depois ficam desfocadas...

Para este tipo de máquinas é bem mais interessante uma boa performance com ISO alto, porque isso sim pode ser útil..

De qualquer forma é claro que é sempre melhor ter IS do que não ter..
 
Tenho uma Canon IXUS 800IS, e devo dizer que o estabilizador de imagem nesta compacta dá muito jeito, especialmente em situações com pouca luz. Infelizmente aumentar o ISO não é sempre solução visto que nesta máquina, a ISO 800, o grão já é excessivo.
Tenho também uma Nikkor 18-200 VRII, e devo dizer que o VR em muitas situações faz a diferença. Fazer panning torna-se mais fácil, em situações com pouca luz em que queira profundidade de campo, em movimento (seja nosso ou do objecto) ou mesmo usando a distancias focais de 120mm para cima. Mas no caso, o sistema VR da Nikon, parece-me que será um bocado mais elaborado do que os das compactas.

Obviamente que nos casos de grandes angulares, fotografias casuais, ou tendo uma base de apoio, estes sistemas tornam-se inúteis, e especialmente, para um utilizador esporádico que usa a máquina nas férias, não vale a pena gastar mais dinheiro para ter o IS.
 
Camara digital com estabilizador

Caros,
O estabilizador de imagem é algo realmente importante para quem utiliza a máq fundamentalmente em férias, festas e jantares?
É uma caracteristica a valorizar quando se compara a IXUS 75 e a Sony w80?
Qual a melhor destas? Alguma sugestão de alternativas a estas máquinas?

Boas noites, meu nome é Jose, meu email, [email protected] ,eu nessessitava mesmo de uma maquina com estabilizador porque tremo muito das mãos, tenho uma sony W1 e quando tiro fotos a noite ou com um pouco de zoom, ficam muito desfocadas. estava pensando comprar outra mas estou indeciso entre a ixus 75 e a sony w80, qual das duas me aconselham? a ixus 75 tem estabilizador? nas especificaçoes nao diz...agradecia uma resposta breve, queria comprar para o Natal...Obrigados
 
O resultado do IS depende das mãos de quem o usa. Eu já consegui usar o IS da máquina compacta com exposições de 1s, ocasionalmente tiro uns retratos a 1/15 e 1/8s, e conheço quem use exposições de 1/8 sem grandes problemas nas SLR.

Assim como também conheço pessoas que conseguem tremer fotos com exposições de 1/60! lol

E depende da distância focal que estás a usar.
 
Back
Topo