Estabilizador de imagem por menos de 1€

eu também fui a uma loja de ferragens com o parafuso do tripé e eles arranjaram-me logo vários à escolha com as mesmas características..
não me lembro bem mas acho que é 0,5 cm de diâmetro e 0,1 cm de espaçamento entre os aneis da rosca

cumps
 
São todos iguais entre todas as máquinas... pelo menos eu tenho aqui um micro tripé q era de uma cyber-shot mais do q velha, e que serve na SLR. Deve ser fácil ir a uma loja de parafusos ( tenho aqui uma mmo à porta de casa ) e eles de certeza q com qualquer coisa de amostra ( tripé, grip.. wtv.. ) conseguem chegar lá em alguns segundos.

que a rosca que está na maquina é igual eu sei...
agora arranjar parafusos compativeis é que ja é uma historia diferente... porque ha uma infinidade de parafusos disponiveis no mercado.
é que eu n tenho tripé nenhum, por mais que queira comprar :(

edit:
wikipedia powered:
Screw thread
The de facto standard threading for the screw that attaches the camera to the tripod is Whitworth 1/4"-20 for small cameras or Whitworth 3/8"-16 for larger cameras. (This otherwise obsolete thread system is similar to the Unified Thread Standard still used in the USA, but with a different thread angle.)

Most cameras and tripods—even those manufactured and used in countries which use the metric system exclusively—are built with Whitworth tripod threading.
 
As medidas de um parafuso podem ser descobertas com uma ferramenta semelhante a um "papa-folgas" própria para roscas.

Isso de haver duas roscas acho estranho. Tenho uma SLR e uma compacta, um tripé e um mini-tripé. Ambas as máquinas encaixam em ambos os tripés.
 
Por acaso a base do meu tripé (parte que encaixa na máquina) tem uma porca de orelhas para aperto com um buraco onde dá para passar o fio. Se calhar para quem tem um tripé, consegue fazer isto usando a tal peça de encaixe de que falo.
 
Alguém me fazía isto (pago pelo serviço), já que não tenho jeito nenhum e a minha S9600 não tem estabilizador óptico? Penso que terei de fornecer a minha altura e talvez mais alguma coisa, mas veríamos isso por PM, ok? Obrigadíssimo a quem se dispuser a fazer este serviço.
 
Não tens jeito para dar 2 nós numa corda e enroscar um parafuso? ;)

Vou ver se faço isto para a semana, em teoria parece uma excelente ideia. É como ter um muro sempre à mão!

Se fosse possível prender em 2 sítios da câmera, um de cada lado, conseguia-se também um nivelador horizontal da máquina e ainda mais estabilidade, mas já não tinha a facilidade de desmontagem que este sistema tem.

Mas por acaso acabei de ter uma ideia: e se o parafuso fosse soldado a um pedaço comprido de metal do qual depois saem 2 fios até ao chão? É uma hipótese.
 
Se queres estabilizar a máquina horizontalmente, amarras dois fios em vez de um ao parafuso. Depois prendes uma anilha em cada fio, e usas os dois pés para prender. Assim fazes um triângulo e à partida a máquina deve ficar estabilizada.
 
Se queres estabilizar a máquina horizontalmente, amarras dois fios em vez de um ao parafuso. Depois prendes uma anilha em cada fio, e usas os dois pés para prender. Assim fazes um triângulo e à partida a máquina deve ficar estabilizada.
.. não me parece. O triangulo tinha que ser invertido como já aqui alguem disse. Um ponto em baixo, nos pés, e dois na máquina, por exemplo, no sitio de prender a correia.
 
.. não me parece. O triangulo tinha que ser invertido como já aqui alguem disse. Um ponto em baixo, nos pés, e dois na máquina, por exemplo, no sitio de prender a correia.

também não...
um triangulo não garante estabilidade nenhuma... ou melhor, garante pouco mais estabilidade que este pseudo-monopé

se o ponto de fixação à maquina for o mesmo.

vejamos, independentemente de fixarem os cabos que saiem do parafuso a um, dois ou até 3 pontos, a maquina vai poder mover-se na mesma, desde que o parafuso permaneça no mesmo lugar... ou seja, ha um movimento "esferico" que pode ser desenvovlido.

se pudessem fixar 2 fios, a partir de 2 pontos distintos da maquina, talvez aí ganhassem alguma estabilidade.

No entanto, a estabilidade horizontal, apesar de não ser a principal caractersitica desta engenhoca, também é reforçada, dado que se empurarrem a maquina para cima, evitam que exista movimento horizontal, dado que esse movimento, a acontecer, obriga teoricamente a que a maquina desca, uma vez que o fio vai ser o raio do movimento circular, associado à movimentação horizontal da maquina.
ou seja, a movimentação horizontal, implica movimentação vertical, desde que o fio esteja esticado.

O segredo para a estabilidade é empurrar a maquina para cima. e a força que voces fazem, por si, também garante uma maior estabilidade do braço (e não é preciso estar a fazer braço de ferro, basta criar alguma tensão no fio)

não vale a pena estar com grandes invenções, porque o ganho associado é quase negligente.
aqui é mesmo uma questão de manter as coisas simples.
 
Na realidade a máquina nunca está estabilizada, porque mesmo com o fio esticado, nada te impede movimentos em torno do ponto de fixação.

Se só usares um cabo, a única garantia que recebes é que o parafuso não passa de uma certa altura (e pode mover nas outras direcções descrevendo um arco), mas a máquina continua a rodar e inclinar.

Se usares dois cabos e criares um triângulo, enquanto tiveres os dois cabos esticados, o parafuso fica restrito num plano inteiro (é o que acontece com triangulação). O parafuso ainda se pode mexer noutro plano, a máquina continua livre de rodar e inclinar.

Para "fixar" a máquina, o mínimo que precisas é os mesmos pontos de um tripé, 3 no chão (para trancar a máquina nos 3 planos) e 3 na máquina para fixar a máquina nas 3 direcções.
Assim ficas com um prisma triângular que é a estrutura mínima para suporte, visto que a pirâmide está descartada por o topo ser um vértice (não fixa a máquina).
 
Na realidade a máquina nunca está estabilizada, porque mesmo com o fio esticado, nada te impede movimentos em torno do ponto de fixação.

precisamente...
e partindo desse principio, para que andar com grandes invenções, e a armar uma tenda em baixo da maquina, se a estabilidade alcançada vai ser quase sempre igual? ...
 
O grau de estabilidade não é quase sempre igual... Ele sobe progressivamente com o número de pontos fixos. É como passar do monopé para o tripé. Mas aqui a própria estabilização inicial é que já é tão ínfima, que nada fará grandes diferenças. Imagina o mesmo monopé e tripé, mas desta vez com as cabeças soltas.
 
O grau de estabilidade não é quase sempre igual... Ele sobe progressivamente com o número de pontos fixos. É como passar do monopé para o tripé. Mas aqui a própria estabilização inicial é que já é tão ínfima, que nada fará grandes diferenças.

sobe... mas está sempre limitado pelos movimentos possiveis a partir do ponto de fixação.

e garantir que todos os cabos que atam a maquina aos pontos de fixação também não é propriamente trivial.. e eventualmente, até te obriga a por o braço numa posição mais desconfortavel... e às tantas tens a ideia inicial completamente pervertida, com um sistema pouco pratico de usar, e sem grandes vantagens.

o teu braço vai estar sempre presente, e enquanto assim for, não vai haver milagres, nem garantia de exposições super prolongadas, como com a maquina apoiada em algo realmente imovel.

resumindo... usem so uma corda ;) :D
 
Claro, por isso é que eu disse que terias que ter também 3 pontos na máquina. E sinceramente, nem com a corda.

Mantendo simples e prático?

1 - Usem um cabo de vassoura com o parafuso na ponta - monopé.
2 - Apoiem a máquina no próprio corpo e apoiem o corpo onde puderem (joelhos, paredes, bancos, etc) - os militares fazem-no há anos e parece que resulta.
3 - Pousem ou encostem a máquina em qualquer lado - há sempre carros (usem o vosso), bancos, mesas, postes.
 
sim, a minha volta e meia fica apoiada num muro :P

Mas irei experimentar este IS dos pobres :D Pode ser que conjugado com o IS da maquina, ajude a tirar fotos na ordem do segundo :P
 
Back
Topo