Estabilizador - sim ou não?

Yua

Membro
Boa noite a todos. Em primeiro lugar, começo por apresentar-me: sou a Yua e uma iniciante em fotografia :)

Passa-se o seguinte: Estou prestes a adquirir a minha primeira bridge, depois de tentar trabalhar com uma analógica já antiga e com as compactas digitais. Mas, depois de consultar vários sites e de ter visto (muitas!) câmaras, fiquei indecisa em duas, fundamentalmente:

Fuji FinePix S5700
Panasonic Lumix FZ8

Sei que as duas estão em escalas diferentes de orçamento e que são máquinas distintas, mas o que pretendo é uma máquina que chegue até aos 300€ e que utilize cartões SD. Pelo que vi, a Fuji pareceu-me uma máquina aceitável, com boa qualidade fotográfica, que é isso que pretendo. Mas reparei que não possuia estabilizador de imagem, o que acontece com a Panasonic.

Assim fica a pergunta: acham que vale a pena pôr a Fuji de parte porque não tem estabilizador? É que tenho receio que as fotografias fiquem todas tremidas com ela e vá apanhar uma grande desilusão. O facto é que, pelo que li, a Panasonic tem o problema de não se portar muito bem a ISOs elevados.

Podiam esclarecer-me, por favor? Tenho alguma urgência na decisão :)
Obrigada!
 
nenhuma dessas máquinas se vai portar bem a isos elevados, mas penso que a panasonic seja a que se porta pior.
se tens um limite de 300€ aconselho-te vivamente a ponderares a fuji s6500fd que apesar de usar cartões xD é bastante superior a qq um desses modelos

já há ai um topico de um user que comprou a 5700, podes sempre trocar umas opinioes com ele sobre o que tem de bom e de mau.
outra coisa é veres fotos tiradas pelos modelos em questão nas mais variadas situações e na sua maioria por utilizadores comuns como tu e eu no site www.pbase.com/cameras

qt à questão do estabilizador diz a regra que a velocidade nc deve ser inferior à distancia focal. quer isto dizer que se estiveres a usar o zoom no máximo (imaginemos 400mm) a velocidade do obturador teria de ser igual ou superior a 1/400
na pratica isto n é tão linear, pq um pulso firme ou um bom apoio permitem fotos de até 1/20 sem grandes dramas.
eu tenho na minha minolta e na minha panasonic. na minolta nc liguei mt (apesar de tar sempre ligado), mas com a panasonic tenho feito fotos de 1/4s com o OIS nivel 2 e funciona mt bem
 
Obrigada pela resposta e pelo esclarecimento!

O problema que reside na Fuji s6500fd é, principalmente, os cartões. Tenho vários cartões SD que não queria estar a desperdiçar e, além disso, o preço dos XD não é nada convidativo. Por isso ponho mais de parte esta máquina, apesar de conhecer as suas potencialidades.

Já li imensas reviews, sei que nenhuma máquina é perfeita, mas o orçamento também não dá para uma melhor. Dentro deste, estou bastante indecisa. Já várias pessoas me disseram para optar por uma Fuji e pôr as Kodaks de parte. Seleccionei essas duas porque, dentro deste orçamento (e excluindo a 6500fd) me pareciam as melhores.
 
um cartão xd de 1gb fica por volta dos 30€ e seria um mal menor nos ganhos que tinhas na máquina.

-sensor maior e consequentemente fotos quase limpas a iso 800/1600
-zoom e foco por anel na lente que permite maior precisão e menos gasto de bateria

perdias no zoom, mas ganhavas na grande angular

tem é o incomveniente (ou n) de ser a pilhas e pesar quase o dobro do que pesa a panasonic e a 5700

mas isto é apenas a minha opinião, n querendo de forma alguma impingir a máquina
 
Sim, sei que a 6500fd tem mais potencialidades. É uma máquina bastante boa, na minha leiga perspectiva. E pilhas não é, de todo, um problema! Além disso, considero-a melhor que a Panasonic, o único senão seria mesmo os cartões XD. Mas realmente não sei, são muitas máquinas e estou indecisa...
 
Mais uma vez, obrigada pela atenção! Já estive a ver algumas fotos e não fiquei desapontada com a S5700. Obrigada, adolfo dias :)
 
reparei que a fz8 está quase o mm preço da 6500, o que para mim a eliminava dd logo da equação.
é a mm coisa que comprares um fiat por 100€ com um bmw ao lado por 101€ :)
 
:-D

Bom, acho que fico decidida a comprar a S5700, para começar. Talvez mais tarde, quando me aperfeiçoar, opte por uma como a 6500fd!

Obrigada pela preciosa ajuda :)
 
Bom, acho que fico decidida a comprar a S5700, para começar. Talvez mais tarde, quando me aperfeiçoar, opte por uma como a 6500fd!
não sei se a diferença de preço entre a s5700 e a 6500fd justifica deixar a compra para "quando te aperfeiçoares" :) se tens vários cartões SD, podes sempre vendê-los (se forem de 1/2GB são fáceis de vender) e depois comprar os respectivos cartões xD.
 
Back
Topo