1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Estabilizar Q6600/P5Q

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por infected_, 15 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 2326)

1. infected_

infected_ Power Member

Boas pessoal. É o seguinte. O meu oc tanto passa no ibt/linx como não passa, com as mesmas definições e sem alterar nada na bios... Tenho tentado estabiliza-lo a um tempo já mas sem sucesso. Ele não "crasha" nos jogos, nem os mais dependentes do cpu. Tentei varias definições quando não passava no ibt/linx.. As minhas specs/oc sao:

q6600 vid 1.3250 @ 3.6
    teamgroup xtreem dark pc2-8500
    p5q bios 1406

Isto foi o que consegui até agr..

Mesmas settings sempre:
    400*9
    ddrs 1066 5-5-5-15 2.2v
    vcore 1.50625
    cpu pll 1.58
    sbv 1.10
    pci sata 1.50

settings que mudei:
    Com estas settings tanto passa como não.. basta fazer reboot ou passado um tempo tentar outra vez.

Procurei em forums o que podia ser. aumentei o cpu pll para 1.64. o resultado foi o seguinte:

Mas o problema mantém-se, tanto passam no ibt/linx como não. Já tentei vcore superior (1.51xxxv) mas igual. Alguem me sabe explicar o porquê disto ou como resolver esta situação? já nao sei o que fazer mais....

Obrigado.

Última edição: 15 de Fevereiro de 2009
  2. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

O mais certo é esta não ser a resposta que procura, mas mesmo assim vou-me tentar explicar.

As razões para não atingir o seu objectivo, podem ser muitas e variadas: falta de volts em alguns campos; FSB wall da CPU/motherboard; FSB hole da motherboard; limitações do próprio hardware, etc. E, normalmente, só quem testa directamente um determinado sistema (e por vezes nem esses, como é comum) é que se consegue aperceber do que realmente está a limitar o overclock.

Não sei, qual a refrigeração que utiliza, mas se for "ar", começo por dizer que me parecem tensões excessivas para os 3.6GHz, especialmente o CPU PLL = 1,64v (já agora, podia-nos dizer como andam as temperaturas em idle e load, se faz favor) e se calhar era melhor testar uma velocidade mais baixa, para ver se a necessidade de volts descia drasticamente ;).

Apesar de os Q6600 serem CPU´s excelentes (não obstante a sua idade "avançada", são um dos melhores processadores que me recordo, pelos mais variados aspectos) e muito resistentes, não devemos abusar da sua "boa-vontade", e como muitas vezes acontece, para se ganhar 200MHz de velocidade, a partir de um certo ponto, a necessidade de volts cresce quase exponencialmente, se é que me permitem o exagero.

Rsumindo e baralhando, se a sua refrigeração for "ar", teste o CPU com uma velocidade mais baixa e com tensões (volts) mais conservadoras, pois acho que as que tem actualmente, não trazem saúde ao seu sistema. Mas é só a minha opinião, por isso vamos aguardar por mais.

Cumprimentos.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2009
  3. infected_

infected_ Power Member

A nível de temps, apos 10 runs de ibt/linx:
    Refrigerado a ar por um noctua nh-u12p+nf-p12(push-pull)+mx2+antec 1200 (7x120mm+1x200mm). Não tou mto preocupado com as temps, mas mais sim em nao passar dos 1.55v vcore full loaded. Mas isto tanto passa como nao passa....
    O cpu pll ja vi que é desnessário tanto, com testes que fiz, mas disseram que podia ir maximo do maxs até 1.7v pois ajudava em fsb elevados.
    Fsb wall nao penso que seja, consigo 425x8 estaveis (1 run de 10x, shutdown durante um tempo, dps + 1 run de 10x). Fsb hole acho que n tambem, tentei 399 a 405..
    Andei de volta dos 450x8 com uma mbios e consegui 2 ou 3 runs estaveis, mas dps igual.. Voltagens, testei todas a variaçoes possiveis acho eu. Sera algum do meu hardware que me esta a limitar? Ou a nao deixar estavel? è que mesmo com vcore superior n adianta de nd...

Obrigado.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2009
  4. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Como eu o compreendo, e lamentavelmente já não sei que mais sugerir. Esperemos que alguém tenha mais recursos, pois os meus, esgotaram-se.

Essas temperaturas estão muito boas, para as tensões utilizadas. Eu com esse vCore passo os 85ºC num instante, e não tenho uma refrigeração muito má (STACKER 832 + Tuniq).

Estou mais ou menos na mesma situação, pois consigo os 3.4GHz com vCore=1.3, mas não consigo estabilizar a 3.6GHz de forma nenhuma. Mas ainda não desisti. Tenho é pouco tempo para testes. :004:

Cumprimentos.

5. Demiar

Demiar Power Member

Baixa as memórias para 400, testa e vê se o problema vem dai.

6. infected_

infected_ Power Member

ja tentei isso também.. sem sucesso.

Obrigado.

7. infected_

infected_ Power Member

Alguem tem alguma dica que me possa dar acerca disto? Tou aberto a todas as sugestoes...

Obrigado.

8. Peterboss

Peterboss Power Member

Boas actualiza a bios, pode ser que ganhes estabilidade..eu no teu caso agr punha o ***** a 1,5v apenas para testar e saber que nao é falta de voltagem no nb, punha o cpu a 1,55v e as mems a 2,3 se estas forem de origem a 2,2v.. mas isto em ultimo caso, mesmo em ultima instancia pois é um bocado tiro no escuro...

por acaso ja tive um q6600 g0 que para 3.4 nao podia tar abaixo dos 1,48v senao eram logo bsods quando em full load.. e agr tenho um tambem g0 que ta a 3.4 a 1,38v..faz diferença..
    ainda nao tive tempo para andar a escalar com ele pk o pouco tempo que tenho gasto com outras coisas mas estou para tirar um fds para isso e testes e etc..
    ja agr tambem tenho uma p5q+q6600, as mems é que sao as gskill PI black pc7200 4-4-4-12
    cumpts

Última edição: 18 de Fevereiro de 2009
  9. infected_

infected_ Power Member

Boas, obrigado pelo post. A bios ja tentei a ultima, a 1611 e a 1611 modded by ket's, sem sucesso tb, decidi manter a 1406. Nbv preciso de 1.28~1.32v para 400x9 acima disso é pior. ja tive alguns resultados estaveis a 445x8 com nbv a 1.42~1.44v... Mas ja andei devolta dos 1.48 ~1.52 a 450x8, foi kuando passou no ibt com a modded bios... mas dps ja na passou outra vez..
    o cpu nao posso por a 1.55v senao ficava com 1.58xv, e isso é muita "xixa" para o cpu.
    Obrigado

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  10. Joao Doroana

Joao Doroana Power Member

Vocês metem uma meta inicial em vez de irem testando overcloks graduais e crescentes. Se forem subindo aos poucos e individualmente as coisas, CPU, mems e FSB da board vao-se apercebendo do que vai falhando e de onde precisam subir voltagens.

11. infected_

infected_ Power Member

é assim. neste momento tenho o sistema estável, verificado por 4x ibt de 10 runs cada, com shutdown nos intervalos. Estas são as settings ke usei:

CPU Ratio = 8
    FSB Frequency = 447
    PCI-E Frequency = 100
    FSB Strap to North Bridge = 333
    DRAM Frequency = 1074
    DRAM Timing Control = Manual - 5-5-5-15
    DRAM Static Read Control = Disabled
    DRAM Read Training = Disabled
    Memory OC Charger = Enabled
    AI Clock Twister = Moderate
    AI Transaction Booster = Manual - Performance 10
    CPU Voltage = 1.50625
    CPU GTL Voltage Reference = 0.65x
    CPU PLL Voltage = 1.64
    FSB Termination Voltage = 1.46
    DRAM voltage = 2.2
    Northbridge Voltage = 1.44
    Southbridge voltage = 1.20
    PCI-E SATA voltage = 1.50
    Load Line Calibration = Enabled
    CPU Spread Spectrum = Disabled
    PCI-E Spread Spectrum = Disabled
    CPU Clock Skew = Normal
    NB Clock Skew = Normal
    CPU Margin Enhancement = Compatible Mode
    C1E = Disabled
    Max Cupid Value Limit = Disabled
    Intel Virtualization Mode = Disabled
    CPUTM Function = Disabled
    Execute Disable Bit = Disabled

Mas os 450x8 tá mesmo impossível de estabilizar. O que acham que deva mexer? eu já estou a ficar sem ideias..

12. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Infelizmente não o posso ajudar, mas estou curioso para saber como é que andam as temperaturas desse sistema em load?

É que estão aí alguns valores para tensões (nomeadamente PLL=1.64; vFSB=1.46 e vNB=1.44 8|) que eu não teria coragem de colocar no meu sistema, e sinceramente não me lembro de ver em mais lado nenhum, especialmente sendo utilizada dissipação a ar. Mas, se calhar, tenho sido demasiado cauteloso. Os nossos gurus que se pronunciem. :D

Cumprimentos.

13. infected_

infected_ Power Member

pikos de 77-78ºc no ibt, e o sensor da mobo anda nos 32~35ºc. queria ver se conseguia os 450*8 senao vou tentar optar pelos 400*9 a ver se consigo estabiliza-lo.

14. tuniq

tuniq What is folding?

Não é que seja expert na matéria mas tenho um sistema semelhante ao teu e com essas voltagens ficava com um forno em vez de um pc... Mesmo que as temps sejam aceitáveis, essas voltagens podem trazes surpresas desagradáveis...

Cumps,
    tuniq

15. infected_

infected_ Power Member

ok. decidi começar de raiz. começei por establlizar a 450*6 no prime large ffts (melhor pra descobrir probs no fsb/ram/nb) durante 8hrs. a partir da aí deveria ser uma questao de subir o multi, dar mais vcore e se calhar mexer nas gtl's e talvez cpu pll.
    neste momento ja fiz 2h 19m de prime small ffts com o seguinte:
    cpu pll: 1.54
    gtl ref: 0.63x
    fsb term: 1.24
    nbv: 1.22

ja tao voltagens mais aceitaveis nao?

tou agr a tweakar pll, gtls e se calhar mais um notch de vcore a ver se passo 8hrs de prime small ffts.

ps: axo ke se calhar o meu sistema n gosta do linx...

16. infected_

infected_ Power Member

ok, sucesso! mas vou fazer na mesma 8 a 12hrs de prime small ffts pra ter a certeza. usei o occt por ser mais rapido, visto ke ja tava muito perto de estabilizar. settings usadas:

CPU Ratio = 8
    FSB Frequency = 450
    PCI-E Frequency = 100
    FSB Strap to North Bridge = 333
    DRAM Frequency = 1081
    DRAM Timing Control = Manual - 5-5-5-15
    DRAM Static Read Control = Disabled
    DRAM Read Training = Disabled
    Memory OC Charger = Enabled
    AI Clock Twister = Moderate
    AI Transaction Booster = Manual - Performance 13
    CPU Voltage = 1.52500
    CPU GTL Voltage Reference = 0.61x
    CPU PLL Voltage = 1.62
    FSB Termination Voltage = 1.22
    DRAM voltage = 2.2
    Northbridge Voltage = 1.22
    Southbridge voltage = 1.20
    PCI-E SATA voltage = 1.50
    Load Line Calibration = Enabled
    CPU Spread Spectrum = Disabled
    PCI-E Spread Spectrum = Disabled
    CPU Clock Skew = Auto
    NB Clock Skew = Auto
    CPU Margin Enhancement = Compatible Mode
    C1E = Disabled
    Max Cupid Value Limit = Disabled
    Intel Virtualization Mode = Disabled
    CPUTM Function = Enabled
    Execute Disable Bit = Disabled

vcore no cpu-z loaded no occt:

occt apos 1h:

temps do core mais quente:

Vou ver se consigo baixar o vcore mais um pouco, os timings do fsb strap e do AI booster.
    Devo isto a um companheiro overclocker muito porreiro e esclarecedor num outro forum estrangeiro. O gajo é um genio.

Vou fazer umas tantas horitas de prime e posto dps screens.

Obrigado a todos.

PS: usem o linx so pra testar a "top speed" do cpu, nao usem pra descobrir probs de fsb/nb/rams. Usem multis abaixo, e usem antes o prime large ffts para estabilizar o fsb. dps é so subir o multi, vcore e fazer alguns ajustes.

17. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

isso é a ar?
    tanto vcore..eu não dava mais de 1.45 e já e a esticar..

18. infected_

infected_ Power Member

o que interessa ser a ar ou wc se as temps sao boas? e até 1.55v tas na boa. procura na net um pdf oficial da intel relative ao q6600 e ve la a voltagem maxima pra eles.

19. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

tu lá sabes.já agora k cooler é? temps no ibt ao fim de 10 runs?

20. Tiag0_2006

Tiag0_2006 Suspenso

concordo com o Jeixarf isso é Vcore a mais a partir de 1.45 já é de mais

Partilhar esta Página