Estado do GNU/Linux feito em Portugal.

Minguno

Power Member
Dado que existem poucas novidades por cá e gostamos todos dos projectos GNU/Linux urge ver como anda o estado da nossa comunidade -cá em Portugal e dos projectos GNU/Linux por cá.

1 - Distribuições existem novidades? A Caixa Mágica tem renovado as ISO's? Novos projectos que andem or aí e alguns como eu não conheçam ainda.

2 - Projectos e documentação divulgação - redes sociais, vídeo demonstração ou ensino , Blogues sobre GNU/Linux em Português nativo? Quais usam vocês, conhecem aguns?

3 - Programas sobre tecnologias e jogos com GNU/Linux feito por Portugueses, youtubers ou podcasters ou outros?

É isso , aproveitar para ver se aí os amigos têm informação para eu ver e visitar (link) e aproveitar para poderem dar as vossas opiniões sobre o estado da Nação no que a S.L GPL e GNU/Linux respeita.
 
@Minguno pelo que vi o pessoal do CM privilegiará versões LTS, ou seja, suporte durante cinco anos e pelos vistos houve uma mudança na direção. E reparei que a própria comunidade, pequena, tem vindo a ser cada vez menos, com a pouca ou nenhuma informação da mesma e consequentes atualizações.
Como podem ver por aqui https://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89088#p170942 e por aqui https://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=89094&start=10 . E é pena podiam arriscar, por exemplo pelo Debian e daí tirar partido. Há uns anos quando descobri o linux através dos cd grátis Ubuntu gnome2, que saudades, e Kde. Acabei por descobrir o CM por causa do famoso eEscolas e na altura, cheguei a instalar num portátil na altura era um fork do Mandriva. Mas devido ao atraso nas atualizações dos pacotes acabei por desistir.
Lembro que na altura existiam alguns utilizadores, aconselhavam a mudar para o Debian estável, mas com atualizações mais rápidas como o browser. Mas caiu em saco "roto" é pena, podia ser uma soluçao e até para os nossos governantes, mudarem do $indows 95 para algo mais rápido e grátis... nada contra o windows e a quem o utiliza.
Tenho dito.
 
@Minguno como pedis-te :002: . Encontrei mais uma distro "construída" por um tuga e out-of-the box baseada em Debian estável, com o leve lxde. O nome da distribuição é Açor-Os lxde, como o nome indica foi um açoriano e entusiasta "linux-user".
Video da distribuição e o link de download encontra-se na descrição do video.


A de cima é a mais recente, o autor já tinha "construído" outra, mas com xfce e kwin.
link para download e video.

 
É pena que só haja 64 mas do que vi está muito bom, uma remasterização do Debian muito bem feita.
Na verdade não e estranha pois o Manuel já o conhecia de outro fórum e ele chegou a fazer versões baseadas em Manjaro o que já não é para qualquer um , só é pena que não haja mais gente à volta dos projectos que lança pois são bons tendo em conta que faz por interesse seu e depois dá para outros usarem.
 
ola desculpem a curta mensagem. mais eu a divagar

portugal ser um boa aldeia. andei fora do movimento mas nestes dias fiquei fa do arch linux e depois com a automatizacao no manjaro. queria mesmo voltar a viver a cena do linux. comecei com mirrors e configs e agora estou a escalar para a minha distro baseada em manjaro.

que no fundo é mais do mesmo apenas optmizado e configurado por mim, lol

mirror no algarve do manjaro
http://manjaro.barata.pt/

linux brazileiro com outra FHS mas tipo windowz?
http://gobolinux.barata.pt/

projecto mega pacote para quake 1
http://nquake.barata.pt/
 
Sobre o ponto 1, vou acabar por colocar um ISO online baseado no GNU/Linux Crux. Diferenca vai estar no kernel (talvez com grsecurity) e "hardened build flags" para os restantes pacotes. :o)
 
Back
Topo