Estalidos no HD

Genome_Boy

Power Member
Boas!

Comprei a pouco tempo um pc novo e juntamente um WD raptor de 150gb e um seagate de 500gb.

Notei agora, que quando ligo o computador, após este estar muito tempo desligado (ligo-o de manhã, estando este desligado durante a noite), oiço uns 4 ou 5 estalidos (penso que do raptor). Será isto normal?

De realçar que só oiço isto no startup (como se só acontecesse quando o disco está "frio"). De resto, sejam 2 ou 20 horas que o PC esteja ligado, nunca mais oiço nada.
 
Última edição:
estalidos no disco é a cabeça a saltar, pode ser um mau pressagio, nunca devem fazer isso em circunstancias normais.

verifica a energia que é fornecida aos discos, se tens mais que um, troca os dois de pusição e verifica se continua a fazer.

outra forma de ver se é do disco é coloca-lo numa caixa externa e ver se dá erros.

ex:

eu tinha o Win xp pro num disco IDE, do dia para a noite perdi tudo, deu-me erro na partição.
instalei o windows num sata e coloquei esse como disco 3 para backups,
muitas vezes dava estalidos, parecia que martelavam o disco, depois simplesmente desaparecia do sistema, como se nao tivesse disco algum (o IDE).
Coloquei-o numa caixa externa, nunca mais tive problemas, o mal é da board, a saída IDE ou a bus IDE na board estão danificadas.


pode não ser este o teu caso, visto que só faz uma vez, mas não custa testar numa caixa externa :)
 
Na caixa externa é um bocado complicado, pois são SATA e não IDE e não tenho caixa para isso.
Porém agora deixei o PC desligado durante uma meia hora e quando o liguei pus as mãos nos 2 discos. Fez o barulho, mas não senti nenhuma vibração relacionada com isso em nenhum dos discos...
Tenho de verificar melhor isto.
 
existem caixas externas SATA e SATA2.

Quando é a cabeça sentes a vibração no disco.

corre um programa para corrigir o disco como o chkdsk, se for um sector estragado é normal ele saltar e dar esse barulho.

qual a fonte que tens?
que mais tens instalado ai dentro?
 
Tenho uma LC power de 550W. Tenho os 2 discos, uma 8800gt q6600 e 2 drives de disco.

Btw ja estive aqui a fazer uns testes e descobri que o barulho vem não do raptor, mas sim do seagate.

Telefonaram-me hoje da loja a dizer para ir la buscar o disco que aquilo não tem problema nenhum...
É chegar lá e pedir o livro de reclamações...>(
 
Última edição pelo moderador:
a última vez que isso me aconteceu teve mesmo de ser trocado
a pouco e pouco deixou de arrancar à primeira o SO, começava a aparecer mensagens de erro de escrita no disco, etc... :(

força nisso ;)
 
a última vez que isso me aconteceu teve mesmo de ser trocado
a pouco e pouco deixou de arrancar à primeira o SO, começava a aparecer mensagens de erro de escrita no disco, etc... :(

força nisso ;)


Hoje não pude ir, mas amanhã estou lá batido..
Um disco com 2 dias de uso fica assim com a cabeça de leitura aos saltos e dizem que não tem nada, que é normal?! :S

Quando pedir o livro, a cantiga deve logo mudar.

Cumps
 
atençao ás reclamaçoes, se nao tiveres razao, arriscaste a pagar e nao é pouco como isso....
pede uma segunda e terceira opiniao antes de fazer a reclamaçao.

cumpz.
 
Tão se o disco faz uma data de barulhos esqusitos ao arrancar, isso não pode ser normal, tal como tu tinhas dito uns posts atrás....

Nunca um disco meu, fez este género de barulhos...
 
Sim de qq maneira tenho de ir la com o meu pai, pq estou sem bateria no carro!

O mais chato nisto tudo e que dei 100 euros por um disco, e no final da nisto...
 
Back
Topo