Estão a fazer-me PiggyBack.

Gaminger

Power Member
Olá.

Eu comecei a notar um aumento muito grande no m consumo do tráfego mensal e eu comecei a suspeitar que alguem estivesse a fazer piggyback com a minha rede wireless do meu router da Buffalo AirStation WHR-G54S. Um amigo meu disse-me que é uma questão de dois segundos até que alguém descubra o meu wep passkey, então eu decidi ver o que podia fazer.

Primeiro pensei em mudar a encriptação para aes. Disseram-me que é a mais segura... até tinha uma opção para mudar a passkey de x em x minutos.

Mas depois descobri outra opção, que é a de "turn off wireless radio". O que eu gostava de saber é se isso desliga por completo o acesso wireless à minha rede através do router ou não. Aqui em casa temos três computadores ligados por cabo ao router, mas não usamos wireless, por isso pensei que já e não é necessário podia desligar logo completamente. O que acham?

O que eu sei é que tentei usar o wireless de um dos meus portáteis acedendo a rede quando ainda tinha wep e funcionou. Depois que carreguei na opção para desligar "wireless radio", o portátil já nem encontra a rede. Isso significa que funcionou?
 
Tur off Wireless Radio é isso mesmo!!! Desliga-te a parte WiFi, desactivando-te as antenas. Se é isso que pretendes, e se tens os PCs todos ligados por cabo, entaõ a opção é mesmo essa para acabar com a "mama" :D

Cumps,
UnWired
 
Parece que o excessivo consumo continua, portanto não era este o problema. Já verifiquei se tenho Virus/Spyware and the such (não sei se poderá ter alguma coisa a haver mas pelo sim e pelo não...), mas nada, tenho o computador clean. Ontem, só com messenger e skype gastei 1gb de tráfego... eu não compreendo isto. Será da falha de luz que houve na sexta-feira passada? É que o meu modem deve ter apanhado uma descarga ou assim e deixou de funcionar durante umas horas.
 
Parece que o excessivo consumo continua, portanto não era este o problema. Já verifiquei se tenho Virus/Spyware and the such (não sei se poderá ter alguma coisa a haver mas pelo sim e pelo não...), mas nada, tenho o computador clean. Ontem, só com messenger e skype gastei 1gb de tráfego... eu não compreendo isto. Será da falha de luz que houve na sexta-feira passada? É que o meu modem deve ter apanhado uma descarga ou assim e deixou de funcionar durante umas horas.

Onde estás a verificar o consumo? Na página do ISP? Algum programa no pc?
 
Tenta usar o network stumbler e vês o que se passa, assim, creio eu, poderás verificar se efectivamente alguém está a fazer piggyback ou se tens um worm ou algo parecido
 
Mas não tens segurança na rede wireless? WPA? Como é que os utilizadores poderão estar ligados?

Ideias se se verificar, realmente, que alguém está ligado à tua rede:

- Desliga o DHCP automático (assim quando se tentarem ligar, não obtêm IP) e configura os teus PCs com endereço físico.

- Ou se quiseres manter o DHCP, limita o número de leases aos PCs que são teus e que pretendes ligados por Wireless.

- Podes sempre, também, instalar o DD-WRT (www.DD-WRT.com) no teu router, caso seja suportado. A melhoria em termos de funcionalidades de segurança é brutal!

- Podes sempre também arranjar um IP Scanner, varrer a rua rede e verificar quantos endereços/PCs respondem.

Cumprimentos,
UnWired
 
Grande Mitch, sempre pronto a saltar da sua cabana de praia para salvar mais um que se afoga em posts desnecessários... lol
Tens razão, não me apercebi de que, efectivamente, a parte wireless já tinha sido desligada... lol...
Mas não é por isso que não se aplicam as sugestões.

Cumps,
UnWired
 
Ainda sobre wireless, WEP = inseguro. convém sempre usar WPA(2)!

Depois, os routers geralmente tem uma pagina com a lista de dispositivos activos e até inactivos no passado (pelo menos o meu router TG787 tem isso e é um router de baixa gama!)

Se mesmo com wireless desligado e ainda assim tens tráfego é monitorizar cada PC em rede. Instalar 1º antivirus e correr, depois é verificar PC a PC, quer em processos, quer desligar um a um da rede e verificar.

também pode ter consumos a mais pelo ISP ou não é actualizado em tempo real (ou seja se alguem tava a te mamar tráfego por wireless, ainda estava pendente depois de teres desligado o wi-fi)
 
Back
Topo