MMO Estás à espera do quê em 2009?

Que os gajos da Blizzard abram os olhos em relação ao WoW e lancem um patch com conteúdo mais difícil que o Tetris...

Sinceramente quem nao abre os olhos és tu e tantos outros que se queixam do mesmo.

A Blizzard abriu foi finalmente os olhos e virou o jogo à clientela que realmente lhe interessa que sao os casuals e a garotada.
Esses são os mais fieis assinantes e representam a grande maioria da massa de subscrições do WoW, bem prova disso é o facto de apenas 5% terem visto todo o conteudo T1 pre-TBC.
Acham correcto que a Blizzard esteja constantemente a focar esforços em conteudos que apenas uma pequena percentagem dos subscritores têm acesso??? As pessoas não são parvas e não gostam de ser deixadas em 2º plano e mais tarde ou mais cedo os casuals iam se fartar de serem subscritores de 2ª escolha.
A Blizzard abriu foi os olhos a tempo de corrigir isso e fez a escolha lógica: brindou a grande massa de jogadores com conteudo que lhes é acessível. Com isso provavelmente perde uns 15 ou 20% de dedicated raiders, mas facilmente vai buscar esse numero de subscrições em novos jogadores que agora passam tambem a ter acesso a epeen-pills.
WoW é um negocio muito lucrativo, e a Blizzard desde que o criou que so tem dado é provas atrás de provas que quer é maximizar os lucros e não de ser a heroína dos forums.
Aprendam a viver com isso e procurem outro jogo.

Não jogo WoW e sinceramente o jogo já nao tinha interesse nenhum para mim muito antes desta expansão sair.
Sempre que me diziam para voltar pq o Wotlk estava um espanto eu respondia que estava fora de causa pq vindo da Blizzard já sabia que iria ser mais do mesmo mas pior.
Afinal parece que não estava assim tao enganado...
 
Afinal parece que não estava assim tao enganado...

Por acaso até estás. O WOTLK é bem melhor que o TBC e do que foi o WoW. Estão a julgar uma expansão baseado na dificuldade das Raids entry level... se daqui a uns meses ainda tivermos a discutir o mesmo, admito que a Blizzard errou, até lá... é mijar para o ar.
 
Por acaso até estás. O WOTLK é bem melhor que o TBC e do que foi o WoW. Estão a julgar uma expansão baseado na dificuldade das Raids entry level... se daqui a uns meses ainda tivermos a discutir o mesmo, admito que a Blizzard errou, até lá... é mijar para o ar.

É possivel que tenhas razão, sinceramente desconheço pormenores porque o jogo pouco me interessa, agora pelo que conheço do jogo sei que a grande massa de subscritores são jogadores casuais sem acesso ao endgame raiding, e por isso o natural é que com o tempo o jogo cada vez mais seja orientado na direcção desses jogadores, pois afinal de contas são eles o principal ganha pão da Blizzard.
Não é preciso conhecer bem o jogo para perceber isso, é uma questão de lógica e bom senso.
 
Tu e muita gente, mas Diablo não é mmo.. :P

Hehehehe, mas olha que eu acho que é ;)

Um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores (Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game) ou MMORPG é um jogo de computador e/ou video game que permite a milhares de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na Internet. MMORPGs são um subtipo dos Massively Multiplayer Online Game (Jogos Online Massivos para Múltiplos Jogadores).

Eu jogava o Diablo 2 na Battle Net

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MMORPG
 
Se te estavas a referir ao mmorpg de super-herois desenvolvido pela SOE que estará disponível para PS3 chama-se mesmo DC Universe Online como referiste e não Champions Online, são 2 coisas completamente distintas!

http://www.gamespot.com/ps3/rpg/dcuniverseonline/index.html?tag=result;title;2
http://www.gamespot.com/pc/rpg/championsonline/index.html?tag=result;title;1

O DC Universe parece-me bastante interessante, mas sinceramente não tenho tempo para jogar tudo, e perfiro bastante o The Agency...
Não percebo é porque é que só ao final de tanto tempo é que alguem se lembra de lançar mmorpgs na PS3, e quando o fazem vêm logo 3 de enfiada e todos da SOE :rolleyes:

Entao qual é que acham que será melhor? O Champions ou o DC? lol é claro que ainda nao dá par aexperimentar os jogos, mas eu acho que o Champions vai ser melhor :D
 
Hehehehe, mas olha que eu acho que é ;)

Um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores (Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game) ou MMORPG é um jogo de computador e/ou video game que permite a milhares de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na Internet. MMORPGs são um subtipo dos Massively Multiplayer Online Game (Jogos Online Massivos para Múltiplos Jogadores).

Eu jogava o Diablo 2 na Battle Net

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MMORPG

Não diria MMORPG, mas talvez MORPG ou CORPG. O Guild Wars, por exemplo, também não é considerado MMORPG.
 
Entao qual é que acham que será melhor? O Champions ou o DC? lol é claro que ainda nao dá par aexperimentar os jogos, mas eu acho que o Champions vai ser melhor :D

É uma boa pergunta, mas atendendo a que o Champions leva a vantagem de ser desenvolvido pelos criadores de CoH/CoV e esse já era excelente, apostaria mais no Champions.
Mas a SOE é dos estudios com mais experiencia de mmorpgs, e embora alguma patacoadas no seu historial a verdade é que tambem fizeram já muita coisa boa.
Sinceramente não sei não, o que sei é que esta concorrência directa é optima para nós consumidores :)
 
Infelizmente ou felizmente não gosto de super-heróis, nunca gostei, logo são 2 mmorpgs que me irão passar ao lado.
Mas para quem gosta acho que são uma boa ideia esses 2 games.
 
Última edição:
É possivel que tenhas razão, sinceramente desconheço pormenores porque o jogo pouco me interessa, agora pelo que conheço do jogo sei que a grande massa de subscritores são jogadores casuais sem acesso ao endgame raiding, e por isso o natural é que com o tempo o jogo cada vez mais seja orientado na direcção desses jogadores, pois afinal de contas são eles o principal ganha pão da Blizzard.
Não é preciso conhecer bem o jogo para perceber isso, é uma questão de lógica e bom senso.

Não disse o contrário e tens razão. Mas não podemos julgar um jogo porque não é dirigido especificamente a um pequeno grupo restricto de jogadores(??) e sim à grande maioria que o paga.

Eu jogo para me divertir... pouco me interessa se todos conseguem os mesmos shoulders que eu consegui ao matar o boss X.

Agora quanto ao Raid content... também sou um que espera que venha nos próximos patchs conteúdo mais desafiante. Também acho que exageraram na dificuldade (ou falta dela) e de CC para as Heroics. Mas não vou julgar o jogo todo baseado nisso. Primeiro porque pode mudar... Depois porque o jogo não é somente isso.

Outra coisa a ter em conta ao avaliar esta situação do conteúdo PvE no WoW é que a grande maioria dos jogadores que passou do TBC > WOTLK experimentou Raids, experimentou Heroics, fez pelo menos Karazhan e a grande maioria até acabou por entrar em SSC, TK, BT, etc... Não há propriamente neste momento o mesmo número de jogadores desinformados, pouco rotinados que havia quando surgiu o TBC, porque aí muito pouca gente raidava no WoW original ou pelo menos raidava para além de ZG e MC.

Mas também não interessa trazer para aqui esta conversa. :)
 
Sinceramente quem nao abre os olhos és tu e tantos outros que se queixam do mesmo.

A Blizzard abriu foi finalmente os olhos e virou o jogo à clientela que realmente lhe interessa que sao os casuals e a garotada.
Esses são os mais fieis assinantes e representam a grande maioria da massa de subscrições do WoW, bem prova disso é o facto de apenas 5% terem visto todo o conteudo T1 pre-TBC.
Acham correcto que a Blizzard esteja constantemente a focar esforços em conteudos que apenas uma pequena percentagem dos subscritores têm acesso??? As pessoas não são parvas e não gostam de ser deixadas em 2º plano e mais tarde ou mais cedo os casuals iam se fartar de serem subscritores de 2ª escolha.
A Blizzard abriu foi os olhos a tempo de corrigir isso e fez a escolha lógica: brindou a grande massa de jogadores com conteudo que lhes é acessível. Com isso provavelmente perde uns 15 ou 20% de dedicated raiders, mas facilmente vai buscar esse numero de subscrições em novos jogadores que agora passam tambem a ter acesso a epeen-pills.
WoW é um negocio muito lucrativo, e a Blizzard desde que o criou que so tem dado é provas atrás de provas que quer é maximizar os lucros e não de ser a heroína dos forums.
Aprendam a viver com isso e procurem outro jogo.

Não jogo WoW e sinceramente o jogo já nao tinha interesse nenhum para mim muito antes desta expansão sair.
Sempre que me diziam para voltar pq o Wotlk estava um espanto eu respondia que estava fora de causa pq vindo da Blizzard já sabia que iria ser mais do mesmo mas pior.
Afinal parece que não estava assim tao enganado...

Foi uma decisão inteligente por parte da Blizzard, porque realmente como dizes o que lhes compensa mais são os jogadores casuais que são a maioria.

No entanto o tópico pergunta o que EU estou à espera em 2009 não o que 90% da playerbase do WoW está à espera.
 
Hehehehe, mas olha que eu acho que é ;)

Um jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores (Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game) ou MMORPG é um jogo de computador e/ou video game que permite a milhares de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na Internet. MMORPGs são um subtipo dos Massively Multiplayer Online Game (Jogos Online Massivos para Múltiplos Jogadores).

Eu jogava o Diablo 2 na Battle Net

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MMORPG

Por acaso nunca joguei Diablo na net, se é possivel então sou da mesma opinião que tu. :)

Deve ser bastante bom jogar online n? :D

Um verdadeiro MMORPG de Diablo ia partir muito... era lindo. :D
 
Por acaso nunca joguei Diablo na net, se é possivel então sou da mesma opinião que tu. :)

Deve ser bastante bom jogar online n? :D

Um verdadeiro MMORPG de Diablo ia partir muito... era lindo. :D

Jogar Diablo 2 na Battle Net era viciante.
Muitas coisas do wow foram inspiradas e tiradas do Diablo 2 como por exemplo as tabelas dos talentos e o Butcher que são os guardas com as tripas de fora em Undercity :D entre muitas outras coisas como as classes etc etc...

O Diablo 2 foi o 1º jogo online em mmo a ter 1 milhão de players. Era tal o power do Diablo 2 na Battle Net que uns hackers deram-se ao trabalho de hackar os servidores da Blizzard para roubar as contas e conseguiram, acho que ficamos 2 a 3 dias sem jogar na Battle Net. Depois a Blizzard voltou a restaurar as acounts, isto se a memória não me engana.

E sou defensor da teoria de que um dia quando a "Galinha de ovos de Ouro" da Blizzard o WoW estiver esgotado ou acabado, a Blizzard irá criar um outro wow com melhores gráficos com o tema do Diablo - World of Diablo
 
Última edição:
Eu sinceramente e agora respondendo ao tópico... Espero o SC2. Uppss.. não é um MMO.

Então o Diablo 3... upps não é um MMO. Bem, mas espero mesmo o Diablo 3 "dentro do género". Se o jogo estiver bom, sou capaz de abandonar de vez o WoW pelo mesmo. Aliás... até sou capaz de abandonar o WoW pelo Starcraft 2. :p

Mas estou com o God_lx. Espero um Patch por parte da Blizzard que traga mais o desafio ao jogo...
 
Jogar Diablo 2 na Battle Net era viciante.
Muitas coisas do wow foram inspiradas e tiradas do Diablo 2 como por exemplo as tabelas dos talentos e o Butcher que são os guardas com as tripas de fora em Undercity :D entre muitas outras coisas como as classes etc etc...

O Diablo 2 foi o 1º jogo online em mmo a ter 1 milhão de players. Era tal o power do Diablo 2 na Battle Net que uns hackers deram-se ao trabalho de hackar os servidores da Blizzard para roubar as contas e conseguiram, acho que ficamos 2 a 3 dias sem jogar na Battle Net. Depois a Blizzard voltou a restaurar as acounts, isto se a memória não me engana.

E sou defensor da teoria de que um dia quando a "Galinha de ovos de Ouro" da Blizzard o WoW estiver esgotado ou acabado, a Blizzard irá criar um outro wow com melhores gráficos com o tema do Diablo - World of Diablo

Diablo online... :drooling:

Esse sim eu metia-me de cabeça. Pre-order, com collectors edition... tudo. :D

Desc, o offtopic. :P
 
Encontro apenas 2 diferenças chave entre um mmorpg puro e o Diablo 2:

- O Diablo é um action-rpg e não um rpg puro.
Assim sendo poderiamos eventualmente chamar mmoarpg, quem sabe? ;)

- O Diablo 2 embora se jogasse com milhares de outros jogadores online, a verdade é que as zonas de acção são sempre em instancias bloqueadas ao grupo que nelas entra, e não ambiente mmo.
No entanto há jogos como o GW, DDO e HG:London que tambem são jogados desta forma, e à excepcção do HG, são vulgarmente intitulados de mmorpgs, logo penso que o Diablo 2 tambem se poderia qualificar dessa forma sem ser nenhuma calinada.

Por fim, relativamente ao Diablo 3 (que tambem é compra obrigatoria para mim ;) ) a verdade é que ainda não temos muita informação.
O Diablo 3 sendo um action-rpg não é um concorrente directo do WoW, por isso não vejo grandes impedimentos para que a Blizzard vá um pouco mais longe no Diablo 3 do que foi no 2, e introduza novos elementos que o metam mais proximo de um mmo. Isso é algo que so com o aproximar da data de lançamento vamos descobrir.

---

Quanto ao WoW não me intrepretem mal, eu compreendo perfeitamente que desejem que a Blizzard mude um pouco o rumo que deu ao jogo com o Wotlk, e sinceramente se ainda fosse jogador de WoW muito provavelmente estaria tao irritado como vocês, talvez até mais ;)
No entanto continuo a achar essa mudança lógica e justa.

Talvez agora comecem a perceber que se calhar o mercado está mesmo a precisar de um jogo desafiante e com qualidade como tantos jogadores vêm a dizer à anos.
... ou será que ainda não é desta que abriram os olhos e viram que o WoW é um jogo "de entrada no mundo dos mmorpgs" e não um mmo para jogadores dedicados e com alguma experiencia no género?
Os jogadores dedicados são uma minoria, um nicho de mercado, é por isso que o que precisamos é de mmorpgs para mercado de nicho e não mainstream.
Ajudem por isso a levar os futuros títulos a bom porto, conduzindo-os a um mercado de nicho e não ao mercado mainstream, só temos todos a ganhar com isso ;)
 
Back
Topo