Estatisticas sem cookies

x A S U S x

Power Member
Boas,
Há alguma maneira de eu conseguir contar os visitantes que tenho num site sem que para isso tenha que utilizar cookies? Apenas pretendia obter o numero de visitantes, visitantes unicos e trafego gasto.
 
O que é que queres dizer com tráfego gasto?

Número de visitantes é fácil através dos logs do servidor web, se tiveres acesso a eles. Visitantes únicos é um bocado mais complicado, porque podem vir do mesmo IP (por exemplo, de uma instituição). Claro que também se pode tentar ver pela assinatura do browser, mas não é fidedigno como um cookie que fica só naquele browser, embora hoje em dia com private browsing e pessoas que usam múltiplos aparelhos (telemóvel, computador, tablet) os cookies também não funcionem em todos os casos.
 
Ver o trafego gasto em determinado dia, por exemplo, ha hosts em que existe um limite de trafego (tipo 10tb) por mes, eu queria ir controlando quanto é que o meu site gasta.
Ou seja, no cpanel se bem me lembro (e se nao vi mal) tem la algo sobre stats, isso conta as visitas feitas aquele site com precisao?
Basicamente, eu queria conseguir contar visitas e etc sem ter que usar cookies para nao ter que usar os avisos sobre cookies no site.

O que é que queres dizer com tráfego gasto?

Número de visitantes é fácil através dos logs do servidor web, se tiveres acesso a eles. Visitantes únicos é um bocado mais complicado, porque podem vir do mesmo IP (por exemplo, de uma instituição). Claro que também se pode tentar ver pela assinatura do browser, mas não é fidedigno como um cookie que fica só naquele browser, embora hoje em dia com private browsing e pessoas que usam múltiplos aparelhos (telemóvel, computador, tablet) os cookies também não funcionem em todos os casos.
 
Ver o trafego gasto em determinado dia, por exemplo, ha hosts em que existe um limite de trafego (tipo 10tb) por mes, eu queria ir controlando quanto é que o meu site gasta.

Isso também não fazes com cookies. O host não dá essa informação?

Antes de existirem coisas como o Google Analytics já se faziam estatísticas, por exemplo por IP, como referi. O Piwik funciona sem cookies, mas com menor precisão:

https://piwik.org/faq/general/faq_156/

Se é suficiente para ti e puderes instalar o Piwik, penso que seria uma boa opção.
 
Isso também não fazes com cookies. O host não dá essa informação?

Antes de existirem coisas como o Google Analytics já se faziam estatísticas, por exemplo por IP, como referi. O Piwik funciona sem cookies, mas com menor precisão:

https://piwik.org/faq/general/faq_156/

Se é suficiente para ti e puderes instalar o Piwik, penso que seria uma boa opção.

Vou ver isso que me mandaste, obrigado.

Entretanto estive a confirmar no meu host e no cpanel tem la algo que diz "visitors" e "awstats", penso que isso faça a contagem de visitantes, vou experimentar quando colocar o site online pois ainda ando a fazer uns ultimos ajustes.
 
Se tens cPanel de certeza que tens também contadores de tráfego e bandwidth. De qualquer forma usa o Google Analytics, usa cookies mas a implementação é hands-off, só tens que colar o código.
 
Se tens cPanel de certeza que tens também contadores de tráfego e bandwidth. De qualquer forma usa o Google Analytics, usa cookies mas a implementação é hands-off, só tens que colar o código.

Eu sei que é simples a implementação do oogle Analytics, a questão é que não quero ser obrigado a colocar no site aquele aviso sobre os cookies daí estar á procura de uma solução, acho que vou controlar as visitas através do cpanel e está resolvido.
 
Como é que é possivel o site ja ter visitas (visto no awstats) se ainda nem está online? :s
tentar aceder ao dominio mesmo que o site não esteja online conta como visita? :s
 
Desde já peço desculpa por estar a desenterrar esta thread mas entretanto queria confirmar uma coisa: o awstats atualiza de quanto em quanto tempo? há forma de fazer atualizações manuais?
 
Desde já peço desculpa por estar a desenterrar esta thread mas entretanto queria confirmar uma coisa: o awstats atualiza de quanto em quanto tempo? há forma de fazer atualizações manuais?

Parece que depende de como está configurado o cPanel:

https://documentation.cpanel.net/display/ALD/Tweak+Settings+-+Stats+and+Logs

Isto assumindo que o cPanel é a única maneira que tens de aceder. O awstats compila informação dos logs do Apache, pode ser possível aceder diretamente aos logs de outra maneira. De qualquer maneira, a única sugestão que te posso dar é procurares no interface se há maneira de mudar esse setting.
 
Back
Topo