Porque, ao contrário de ti, não consigo definir estilos por fórmulas tipo "tem isto, isto e isto, então é isto". E atenção que isto não é crítica a ti... eu simplesmente não o consigo fazer. E da mesma forma que há RPGs que não têm 1 ou 2 ou mais das características que apresentaste, também há jogos de outros jogo que têm características de RPG, mas não o são. E sim... eu aceito perfeitamente que alguém considere um Zelda, Mass Effect ou Fallout 3 RPG... até porque muitas vezes a linha é ténue. Simplesmente eu, pela experiência que me ofereceram, não consigo considerar RPG's e, para mim, não o são. Portanto é esse o meu critério: aquilo que o jogo me "dá". Mas isto hoje em dia é mais marketing que outra coisa. Ser RPG é fixe. Está na moda. A jogos como o Dead Rising ou GTA, não lhes assenta bem bem o título de RPG, dado que lhes dá um status mais "limpo" e não é isso que se quer... e é apenas por isso que não o são. Já agora, nunca referi o Oblivion nisto.
Isto sinceramente, já me parece a conversa dos estilos de música do "isto é metal-post-grundge-psicadélico"... "não não é, é neo-black-rock-progressivo-hardcore". Felizmente, nunca se enveredou por estes sub-géneros no mundo dos vídeo jogos, mas a alguns jogos ficava-lhes bem algo do género.
EDIT: Só para acrescentar, de acordo com o primeiro RPG existente, nem os JRPGs seriam RPG. Inicialmente o nome aplicava-se para jogos em que a personagem era o jogador (ou seja, não desempenhava o papel de alguém, mas era o próprio jogador a personagem), e, segundo isso, muito poucos jogos seriam RPGs (World of Warcraft, Fable, Neverwinters Night, etc). Entretanto o género evoluiu para algo mais, principalmente pelo nome ambíguo que dava para ambas as situações. O problema é que se continua a evoluir, qualquer dia todos os jogos são RPG, inclusive o PES