Estores Elétricos

Qual será a melhor solução para ligar os meus estores eletricos na rede wireless da minha casa? Para serem abertos e fechados por app.

E qual será o esforço monetário necessário ?

Obrigado
 
Eu uso controladores fibaro fgr222 (~45euros por cada estores) e um hub samsung smartthing (~120 euros) com isso tanto podes controlar os estores dentro e fora de casa no telemovel, agora qual a melhor solução ja é muito discutivel. Podes tambem ver o home assistant como hub ou qubino como controlador.
 
Qual será a melhor solução para ligar os meus estores eletricos na rede wireless da minha casa? Para serem abertos e fechados por app.

E qual será o esforço monetário necessário ?

Obrigado
Eu uso o RMpro da Broadlink como interface de comando (uns 30 €). Tive que trocar os interruptores por interruptores receptores RF da Livolo.(uns 30€ cada) Funciona sem mais nenhum equipamento pela app da Broadlink ou pelo Home Assistant. Desvantagem comparado com soluções mais caras: não tens retorno do comando por ser technologia RF 433Mhz. Ou seja mandas o comando para abrir ou fechar os estores e não tens retorno se fechou ou abriu. Também é mais difícil (mas não impossível programando os segundos) automatizar um fecho/abertura a um determinado patamar tipo deixar uns 20% aberto por exemplo. No geral funciona bem, mas de vez em quando um estore ou outro pode não ter actuado. (falha sinal RF? )
 
Eu uso o RMpro da Broadlink como interface de comando (uns 30 €). Tive que trocar os interruptores por interruptores receptores RF da Livolo.(uns 30€ cada) Funciona sem mais nenhum equipamento pela app da Broadlink ou pelo Home Assistant. Desvantagem comparado com soluções mais caras: não tens retorno do comando por ser technologia RF 433Mhz. Ou seja mandas o comando para abrir ou fechar os estores e não tens retorno se fechou ou abriu. Também é mais difícil (mas não impossível programando os segundos) automatizar um fecho/abertura a um determinado patamar tipo deixar uns 20% aberto por exemplo. No geral funciona bem, mas de vez em quando um estore ou outro pode não ter actuado. (falha sinal RF? )

Paulo106 eu já tenho estores eléctricos na minha casa de uma tal marca SELVE e até com uma central na entrada que me fazem subir e descer todos ao mesmo tempo ou os que eu tenha selecionado para modo automático.

Aqui a questão é:
- elevado preço de cada interrupto! (sei disto pois a tal centrar avariou)
- Não me permite subir ou descer até uma certa altura!

E eu pretendia:
- Que pudesse voltar a controlar todos ao mesmo tempo mas sem ter que ir à central (atenção que esta central não passa de um interruptor no hall da casa igual aos que estão em todas as janelas, dá me a entender que todos estão ligados aquele e quando carrego naquele ele envia o sinal para todas as janelas permitindo assim subir ou descer [cada janela tem o seu e tem lá um botão para manual ou automático, quando está no automático permite controlar com o da central).

- Que pudesse automatizar essa subida e descida todos dias as x horas e até um certo nível (por exemplo por tempo) para quando estou de férias permitir que subam e desçam.

- Que pudesse subir e descer por exemplo com uma aplicação de telemóvel.

Desculpa tudo isto e se não poderes ajudar é na boa.
 
Desculpem, eu há uns tempos coloquei a questão num outro tópico de algo muito semelhante.
Tenho também uma central das persianas igual que me parece um interrupetor de pressão, um sobe o outro desce as ditas persianas todas.
Será que se colocam um interrupetor sonoff wall Touch vai fazer com que funcione? Assim ficava com a possibilidade de controlar via wi-fi.
 
Desculpem, eu há uns tempos coloquei a questão num outro tópico de algo muito semelhante.
Tenho também uma central das persianas igual que me parece um interrupetor de pressão, um sobe o outro desce as ditas persianas todas.
Será que se colocam um interrupetor sonoff wall Touch vai fazer com que funcione? Assim ficava com a possibilidade de controlar via wi-fi.

Boas,

O sonoff wall touch apenas tem 1 interruptor. Precisa de um interruptor duplo no mínimo.
Ao usar estes interruptores (Sonoff T1 de duas teclas) nao se garante que pode haver duas ordens contrarias em simultâneo (sobe e desce).
 
Vou desmontar o interruptor que controla todas as persianas e ver como são feitas as ligações. Alguém sabe se aquilo funciona a uma voltagens que não 220v?
 
Verifica os qubinos, são ligeiramente mais barato (mas nao muito).

Vou desmontar o interruptor que controla todas as persianas e ver como são feitas as ligações. Alguém sabe se aquilo funciona a uma voltagens que não 220v?

Se for 24DC tens um controlador DC da qubino ou então usando fibaro (mais caras que a sonoff) tens estes dois tipos de montagens para dois tipos de motores DC.

http://www.vesternet.com/resources/application-notes/apnt-75
http://www.vesternet.com/resources/application-notes/apnt-74
 
Eu comprei um Sonoff Dual para controlar os estores elétricos. Mas quero também controlar os estores pelo interruptor normal de parede. Há algum problema em fazer a ligação conforme este esquema ?

a7173a31e89ac5d4724cc0d349c7b7f6c22e199c.jpg
 
Eu comprei um Sonoff Dual para controlar os estores elétricos. Mas quero também controlar os estores pelo interruptor normal de parede. Há algum problema em fazer a ligação conforme este esquema ?

a7173a31e89ac5d4724cc0d349c7b7f6c22e199c.jpg


Penso que o @Ervoes vai instalar os estores com o Sonoff Dual. Pelo que vejo do video dele, apenas precisa de 1 Sonoff Dual se for botao de pressao.

https://forum.zwame.pt/threads/home-assistant-constroi-a-tua-propria-hub.981360/page-23

edit: No caso de interruptor "normal",pelo que vejo no teu esquema se utilizares o interruptor vais ter que por-lo sempre na posiçao off, ou seja, se por exemplo deixares o interruptor para baixo ligado nao vais conseguir subi-lo pelo sonoff.
 
Última edição:
Penso que o @Ervoes vai instalar os estores com o Sonoff Dual. Pelo que vejo do video dele, apenas precisa de 1 Sonoff Dual se for botao de pressao.

https://forum.zwame.pt/threads/home-assistant-constroi-a-tua-propria-hub.981360/page-23

edit: No caso de interruptor momentarios,pelo que vejo no teu esquema se utilizares o interruptor vais ter que por-lo sempre na posiçao off, ou seja, se por exemplo deixares o interruptor para baixo ligado nao vais conseguir subi-lo pelo sonoff.
Sim, eu sei que só necessito de um. O esquema foi sacado da net.
A minha dúvida é se devo ligar conforme o esquema, isto é, o sonoff e o botão físico em paralelo com o motor ou se isso pode criar algum problema.
O botão quando não em funcionamento estaria em off.
 
Para quem quiser, é possivel controlar os estores electricos apenas com um sonoff basic e apenas um rele de impulso.
permite subir. parar onde quiser e descer.
Vantagem:
nunca há o risco de haver duas alimentaçoes ao mesmo tempo o que poderia danificar o motor.
desvantagem.
sempre que para, o proximo comando inverte sempre. Exemplo- sobe, para, desce, para, sobe, para, etc
 
Back
Topo