Estores Elétricos

Se já tivesses alguma experiência com home assistant ou similar era só acrescentar o anenómetros e criar uma condição que se o vento estivesse a cima de X velocidade ele dava ordem ao relé para fechar os estores.. mas o que pretendes vai ser dispendioso de implementar.
 
Bem, comprei na Castro Elec uns interruptores Wi-Fi da Nedis. Já chegaram, mas como ainda não tenho os estores instalados, ainda não os pude pôr. Mas que são bonitos isso são :001:
 
Estou a construir uma casa e gostava de ter uma ideia acerca de controlo de estores eletricos de laminas orientáveis. Sabem uma solução para controlar estes estores de forma inteligente? Há Shelly adequado para este controlo?

Obrigado
 
Andam em testes na Shelly para suportar esse tipo de estores via firmware, pelo menos foi o que vi lá no grupo inglês da Shelly...
Não sei se já há a firmware beta para testar e qual o feedback (como não tenho não estou a seguir esse tópico). Pesquisa por lá.
 
Boas. Estou a pensar comprar esses interruptores, já chegou a testar?
Sabe me dizer se funciona no iOS HomeKit?
Obrigado
Boas. Já os tenho montados na parede há 3 semanas, ainda que os estores só tenham sido encomendados na semana passada e portanto ainda estejam a ser fabricados. Mas, ainda que sem estores, consigo ter uma boa perceção de como funciona.
Vamos por partes:

Design
Posso dizer que o design foi escolhido ao pormenor, o vídeo temperado e a ausência de teclas conferem-lhe um design premium.
De ressaltar é a luz LED azul que se encontra no botão de subir: esta indica o estado de ligação ao Wi-Fi / servidores da Tuya e, como tal, está sempre ligado. Durante o dia pouco se vê; de noite, por experiência de quem é muito sensível à luz quando dorme, consegue-se ver mas não é nada do outro mundo, consegue-se dormir bem até.

Funcionamento
Quanto ao subir e descer... não há muito a dizer, é aquilo e aquilo mesmo :)
Quando se aciona um dos botões, o LED branco correspondente liga-se até estar concluído (carrega-se no botão de fechar, o LED branco que ilumina esse botão liga-se e só se desliga ou quando se troca de função ou quando o motor dá a indicação que a persiana fechou). Em caso de acionar a pausa, o LED branco aciona-se por 1/2 segundos.

Conectividade (app)
Usa-se a app Nedis SmartLife, que é uma adaptação da app da Tuya. Pelo facto de existirem servidores da Tuya na Europa, comandar pela app tem quase tanto lag quanto carregar diretamente no botão, ou seja, nenhum. É realmente impressionante. Usa Wi-Fi 2.4GHz e tem um alcance como um telemóvel, portanto onde tens Wi-Fi no telemóvel tens Wi-Fi nos estores.
A app permite criar várias divisões personalizadas, partilhar a “casa” com outras pessoas, criar shortcuts, criar automações, etc.
Quanto aos Shortcuts, tenho 3: abrir todas, fechar todas, pausar todas. Irei, no entanto, criar um shortcut para abrir a uma x % (tipo, abrir, esperar x segundos, pausar)
Quanto a automações, talvez coloque uma em que se o vento estiver a mais de uns x km/h, os estores fechem. Ou então para eles fecharem quando for o sunset. Acho que aqui é à escolha do freguês e depende mesmo da imaginação de cada um.

Integração com a Google Assistant
É tão simples quanto dizer “Ok Google, abre os estores”. Dá para abrir, fechar e pausar. Para além do mais, quando se criam divisões também no Google Home, permite dizer “Ok Google, abre o estore da sala” e ele abre apenas esse.
O meu conselho de configuração é ir configurando um a um. Ligar o interruptor A à corrente, adicioná-lo à app, adicioná-lo ao Google Home, e só depois repetir para o interruptor B e assim. Nós interruptores seguintes, basta dar um pull to refresh para ele automaticamente encontrar o novo.
Uma coisa que se deve salientar prende-se com a app Google Home. A Google Assistant funciona 100% bem, contudo na Google Home apenas se pode aceder às definições do interruptor, ou seja, se não se quiser usar por voz, tem-se mesmo de usar a app Nedis SmartLife.

Integração com a Amazon Alexa
Não faço a mínima ideia, não tenho nenhuma Alexa ;)

Integração com o HomeKit
Pois bem... suporte oficial não há e também já contactei a Nedis, ao que me responderam que não faz parte dos planos futuros deles. No entanto, temos sempre o Homebridge.
Com o plugin homebridge-tuya-web, é necessário o uso das apps Tuya Smart, Smart Life e Jinvoo Smart. No entanto, estes interruptores usam a app Nedis SmartLife, logo mehhh. Não é solução. Talvez um dia me dê ao trabalho de tentar integrá-los na app Smart Life, mas por enquanto não faz parte dos meus planos.
Temos também os plugins homebridge-tuya e homebridge-tuya-lan (até hoje estou para entender a diferença entre ambos). Estou ainda a testar o primeiro plugin (devo confessar que não tenho tido tempo nenhum) mas devo dizer que já tenho os interruptores adicionados ao HomeKit. Dá para definir posições com base no tempo (configurável no config.json do homebridge) e basicamente fazer tudo o que se faz com a Google Assistant. Como senão, tenho de ter sempre o PC ligado, mas para quem tem um Raspberry Pi isso facilmente se resolve. Ainda só não sei como mandar pausar, tenho de ver. Se quiseres um dia ajuda, manda dm ;)
No entanto, não querendo ter o Homebridge, a app Nedis SmartLife oferece a possibilidade de adicionares à Siri os shortcuts que definires na aplicação. Tenho, por exemplo, “Hey Siri, open the blinds” para um shortcut na app que define todos os estores para abrir. O mesmo para fechar e para pausar.

A minha votação vai mesmo para um 10/10. Espero ter ajudado, qualquer dúvida que tenhas não hesites em perguntar!
 
Nada mau e 4 interruptores estão a custar 41€ (são Zigbee).

Presumo que funcione com smartthings, não?


Comprei agora na Black Friday para os meus futuros estores estes interruptores, relação qualidade preço pelo que tenho investigado. Acho que é do melhorzito que anda no mercado. Espero é que o tempo de vida deles não me desiludam...

O meu principal objectivo é ter melhor controlo térmico na minha futura casa, acho que compensa o custo.

Ps: Gateway acham que é fundamental num destes sistemas e outros do género?
 
Conhecem alguém no Porto que instale drivers bluetooth/wi-fi para controlar estores e que me possam recomendar, por favor?
Se me enviarem por mensagem privada, será melhor.

Obrigado.
 
é uma questão encostar um telemóvel lá ao interruptor e com as variadas apps que existem, ver os dB do sinal wifi.
BTW, Shellys ligam-se a redes 2.4GHz.
 
Bom dia,

Aos poucos estou a alterar as coisas cá de casa para ficar tudo mais inteligente. O próximo passo serão os estores, neste momento são manuais. Vou instalar os interruptores wifi onde irão ligar os motores que preciso de comprar. (Vou fazer instalação elétrica, não quero nada com baterias.)

No entanto não está fácil de arranjar motor com este diâmetro: 28mm.

Alguém que tenha comprado? Alguma dica?

Fotos do tubo do estore:
(Na foto com a fita métrica ele não chega a ter os 30mm, a fita está com folga no inicio.)
IMG-20201210-145342.jpg

IMG-20201210-145448.jpg


Obrigado pela ajuda :)
 
Back
Topo