Estores Elétricos

Boa noite pessoal

Estou a remodelar um apartamento e em breve o eletricista vai instalar as tomadas, interruptores e o quadro eléctrico. Vou colocar 4 estores eletricos, e gostaria de poder controlar os estores por app assim como focos led e dois aparelhos de AC. Será que me podem aconselhar de que material preciso de comprar para integrar tudo e já agora com um valor económico se possível.
Não percebo nada de eletricidade, como tal tenho que comprar o material e explicar minimamente ao eletricista o funcionamento.
Abraço a todos e bom ano.

Bom dia,

tenho exactamente a mesma questão, alguém pode ajudar?

Abraço
 
Boas. Tenho portadas mas estou a pensar mudar para estores, devido à conveniência destes. Obviamente estou a querer uns estores com ligação por app e Google Assistant, e reparei nos interruptores Zemismart. Sou um bocado noob neste assunto, mas penso que me possam ajudar:
1 - Quando for encomendar os estores a quem os vai fazer, digo para passar os fios elétricos mas não colocar interruptores, visto que os Zemismart vão substituir, certo?
2 - Como funciona a ligação dos interruptores inteligentes à net? É individualmente ligado ao Wi-Fi, ou requer um "gateway"?
3 - Quaisquer estores elétricos funcionam com este tipo de interuptores?
4 - Estou mesmo muito inclinado para os Zemismart, existe alguma loja tuga a vendê-los?
Obrigado e boas festas!

Tens a Amazon Espanhola a vender em packs que faz com que cada um fique a 15€ ou menos.
 
Alguém já fez um DIY de estores, só comprando o motor? Tem uns motores no eb*y e Alliex**, +/- 40€ da China, vi um youtuber brasileiro a falar bem daquilo e pelas possibilidades de os controlar pelo Google Home etc etc. Agora só resta saber como adaptar aos estores manual. Acham que mais vale comprar já feito ou fazer? Só vi a vender já completo no IKA
 
Já tenho o switch a funcionar, é bastante simples de ligar. Apesar da integração com Google Home, não funciona com ifttt, também não tem função de abertura por %. Estou a tentar ver se é possível contornar com outra aplicação, mas não está fácil.
 
Vou substituir um estore de PVC por aluminio com motor, (uma porta que dá para a varanda com 220x200) ao lado do estore tenho uma caixa eletrica (a 20 cm), e ao lado da porta um interruptor para ligar a luz da varanda. Eu consigo colocar eletricidade dentro da caixa e consigo colocar um interruptor ao lado do estore sem rasgar nada.
A minha dúvida é:
1 só coloco um shelly e só comando com a alexa (que já tenho).
2 shelly + comando burro + alexa
3 comando de parede wifi + alexa - comando de parede pode ser um Nedis WIFIWC10WT

praticamente é tentar perceber a vantagem do shelly para este tipo de comando como o nedis ou o teekar (https://www.amazon.es/dp/B07H9PSQCN/ref=nosim?tag=zwame00-21)
 
Última edição pelo moderador:
Alguém já fez um DIY de estores, só comprando o motor? Tem uns motores no eb*y e Alliex**, +/- 40€ da China, vi um youtuber brasileiro a falar bem daquilo e pelas possibilidades de os controlar pelo Google Home etc etc. Agora só resta saber como adaptar aos estores manual. Acham que mais vale comprar já feito ou fazer? Só vi a vender já completo no IKA

pretendo fazer a mudança para com motor e shelly 2.5.
que motores recomendam?
 
Já tenho o switch a funcionar, é bastante simples de ligar. Apesar da integração com Google Home, não funciona com ifttt, também não tem função de abertura por %. Estou a tentar ver se é possível contornar com outra aplicação, mas não está fácil.
Um pequeno update:
Já consegui contornar o problema de abrir por percentagem, a aplicação da para criar automatismos, criei um com sucesso, com um temporizador. Basicamente abre e passado x segundos entra em pause. Posso pôr print se alguém quiser ver como fazer.
 
Boas,

Se alguém perceber deste tipo de estores agradecia ajuda.

A versão instalada é a por comando wireless, 5 estores independentes, rotativos, descida/subida parcial ou total e com contactos magnéticos para a porta.
É precisamente o da porta que não funciona, ficou todo em baixo.

A Pellini não tem suporte cá, o representante faliu.

Cumps.
 
Um pequeno update:
Já consegui contornar o problema de abrir por percentagem, a aplicação da para criar automatismos, criei um com sucesso, com um temporizador. Basicamente abre e passado x segundos entra em pause. Posso pôr print se alguém quiser ver como fazer.
Viva,
Tens interruptores para subir/descer os estores? Continuam a funcionar normalmente com o LoraTap?
Obrigado
 
@Zalex
IMG_20200313_002949.jpg

As ligações S1/S2 são para ligar o interruptor físico.
 
Olá a todos,

Ando a aproveitar este tempo para investigar mais sobre este tema das casas inteligentes e concretamente sobre os estores eléctricos li aqui 3 "grandes" soluções:
- o Shelly 2.5
- módulo LoraTap,
- interruptores de parede Zemismart. Este ultimo parece-me a melhor solução, pois evita-se comprar interruptor á parte, fica-se com acesso à app smartlife e consequentes automações.

Estou a analisar bem a questão ou existem aqui pormenores que não tenha considerado?

Obrigado.
 
@fleyd LoraTap e Fibaro não compras interruptor, mantém sempre o original. LoraTap também usa smartlife e tuya.
Sim eu sei, por isso chamei ao LoraTAp de módulo e tb reparei que é tuya.

Fibaro não considerei por causa do preço, só isso, mas não entendi ainda se faz algo mais do que as outras soluções.

O interruptor da zemismart parece me a opção mais equilibrada, não vejo vantagens nas outras soluções, mas é isso que queria perguntar aqui pois posso estar a esquecer de algum pormenor.
 
Sim eu sei, por isso chamei ao LoraTAp de módulo e tb reparei que é tuya.

Fibaro não considerei por causa do preço, só isso, mas não entendi ainda se faz algo mais do que as outras soluções.

O interruptor da zemismart parece me a opção mais equilibrada, não vejo vantagens nas outras soluções, mas é isso que queria perguntar aqui pois posso estar a esquecer de algum pormenor.
Os zemismart acho que ficam mais caros em relação ao LoraTap, comprei 4 a 12€ cada. Depois não mudas o "look" dos interruptores da casa já que mantens os originais. A app e a mesma, smart life.
 
Back
Topo