Estores Elétricos

Boas malta, tenho estores eléctricos no meu apartamento e queria meter tomada inteligente.
As ligações que tenho são estas.
39FHhvZ.jpg

REd5PYY.jpg

Recomendam algum interruptor, de preferência que permita regular a % que baixa e sobe o estore? nao queria que fecha-se todo ou abri-se todo de uma vez.
Em relação as ligações alguém me consegue identificar quais os cabos de subir e descer e a fase?
O cabo azul tem dentro da caixa (não sei se percebe na foto mas tem 3 cabos ligados num conector), o melhor será eliminar esse conector e meter um de 4, com esse quarto a ligar a futura tomada? ou tenho de ligar o que vem de cima?

Cumps
 
Olá a todos.

Vou instalar estores eléctricos em toda a casa e, como tudo em casa já é controlado com Home Assistant, quero juntar os estores ao sistema.

Pelo que tenho visto aqui as soluções principais são entre LoraTap ou Shelly 2.5 (wi-fi) e Fibaro (zwave).

Perguntas:
1) Alguém conhece uma opção zigbee?
2) Acredito que sim, mas alguém me pode confirmar se todas estas opções podem ser instaladas na caixa do estore? (isto porque os Fibraro, por exemplo, têm instruções para instalação na caixa do interruptor)
 
Ola malta,
Eu tenho um motor que tens controlo remoto ja intregado (nao tenho botao fisicos, apenas o remote - este estores foram adaptador para ter motor ja depois), pelo que vi dentro da caixa de estore, o cabo tem apenas L+N+T, ou seja tem apenas a alimentacao, tem alguma forma de adaptar este modulos wifi + comando?
(comprei um modulo loratap wifi + comando), so que isto precisa de L1+L2+N e eu nao tenho L2..
alguma possibilidade de adaptar? ou tenho msm de trocar motores por motor mais burro pra ter wifi?
 
Olá a todos.

Vou instalar estores eléctricos em toda a casa e, como tudo em casa já é controlado com Home Assistant, quero juntar os estores ao sistema.

Pelo que tenho visto aqui as soluções principais são entre LoraTap ou Shelly 2.5 (wi-fi) e Fibaro (zwave).

Perguntas:
1) Alguém conhece uma opção zigbee?
2) Acredito que sim, mas alguém me pode confirmar se todas estas opções podem ser instaladas na caixa do estore? (isto porque os Fibraro, por exemplo, têm instruções para instalação na caixa do interruptor)

Eu tb meti as minhas persianas electricas e comprei shelly 2.5 para todas, ficou 5 estrelas.
A melhor solução é mesmo shelly.
 
Podes colocar a lista de material que usaste e se possível fotografias da instalação? Funciona com a app da Apple?

Boas, o material que comprei foi os motores v2, fio electrico cerca de 100 m e os shelly 2.5, fui buscar pontos de luz aos interruptores e as tomadas. meti calha e ficou 5 estrelas.
Fotos da instalação em si não tenho, mas segui um video do youtube
 
Boas, o material que comprei foi os motores v2, fio electrico cerca de 100 m e os shelly 2.5, fui buscar pontos de luz aos interruptores e as tomadas. meti calha e ficou 5 estrelas.
Fotos da instalação em si não tenho, mas segui um video do youtube

Podes partilhar o link?
Caso não seja possível no fórum por PM sff

E até fazer um ou umas fotos a ver o resultado final
 
eu nos meus tenho moes, troquei mesmo o interruptor, vindos da china, ficou a 11€ para cada estore, funciona com a alexa, serviu lindamente para o que uso. tenho a abrir e fechar a X horas, com comandos personalizados para abrir tudo ou algumas alturas. tambem tenho os interruptores das luzes todos do mesmo genero.


sao parecidos com estes

HTB1sZ0ecRGw3KVjSZFDq6xWEpXaU.jpg
 
Boas malta, tenho estores eléctricos no meu apartamento e queria meter tomada inteligente.
As ligações que tenho são estas.
39FHhvZ.jpg

REd5PYY.jpg

Recomendam algum interruptor, de preferência que permita regular a % que baixa e sobe o estore? nao queria que fecha-se todo ou abri-se todo de uma vez.
Em relação as ligações alguém me consegue identificar quais os cabos de subir e descer e a fase?
O cabo azul tem dentro da caixa (não sei se percebe na foto mas tem 3 cabos ligados num conector), o melhor será eliminar esse conector e meter um de 4, com esse quarto a ligar a futura tomada? ou tenho de ligar o que vem de cima?

Cumps

No meu caso meti shelly 2.5 e mantive os interruptores (iguais a esse), vou partilhar neste tópico o que escrevi noutro:
Caso seja para estores eléctricos com 2 interruptores down and up:
Para a cablagem que vem do estore:
01 onde antes ligava a entrada 01 do interruptor (o da esquerda, tipicamente descer); SW1 ligar do shelly à entrada 01 do interruptor (ou seja passar novo fio);
02 onde antes ligava a entrada 02 do interruptor (o da direita, tipicamente subir); SW2 ligar do shelly à entrada 02 do interruptor (ou seja passar novo fio);
N - Neutro - Cor Azul, ligar ao N (poderá ser preciso colocar ligador, depende...

Fase:
No interruptor 02 (tipicamente da direita, terá um cabo que ainda não mexeste - deve ser preto ou castanho é onde está a fase.
Tirar fora do interruptor e colocar um ligador rápido (de preferência e puxar 3 fios:
L, L - Fase
Nota: Penso que os 2 Ls dos Shelly 2.5 têm ligação interna, sendo só necessário ligar 1, mas eu costumo ligar os dois ao ligador.
O último cabo ligar ao interruptor (onde foi retirado a fase)
 
Desde que esteja ligado por wifi à rede não precisa de internet.

O registo do aparelho e feito nos servidores da Shelly, assim como todos os comandos enviados. Não é possível sequer configurar os shelly sem internet, nem sequer com um telefone ligado a 4g e Wi-Fi (sem internet) ao mesmo tempo.
 
O registo do aparelho e feito nos servidores da Shelly, assim como todos os comandos enviados. Não é possível sequer configurar os shelly sem internet, nem sequer com um telefone ligado a 4g e Wi-Fi (sem internet) ao mesmo tempo.
Pareceu-me que a pergunta era no âmbito do uso diário, após isso que referes.
 
Sim a pergunta era em termos de utilização, mas se houver alguma boa relação qualidade preço que não precise de internet tb agradecia.

Ai está a grande questão. Para tal provavelmente terás de ir para um Home Assistant e terás de perceber que equipamentos possas utilizar que sejam ou não proprietários que não estejam dependentes dos seus servidores centrais. A tarefa pode não ser fácil. Isto é, poderás ter de comprar equipamento e flashá-lo ou se for diretamente compatível, poderás simplesmente ignorar as tools disponibilizadas pelo construtor do equipamento, tal como acontece com o Shelly.

Contudo, não há bela sem senão: maior controlo, autonomia e segurança VS maior trabalho em manutenção e instalação e ainda custos em teres o teu próprio servidor.

Estou neste momento a montar o meu projeto de Smart Home e estou a equacionar tudo isto porque também terei estores elétricos e não só.
 
Back
Topo