Estores Elétricos

Eu tenho algumas coisas mas está na altura de decidir por onde quero seguir para depois não ficar com coisas a mais sem utilidade, neste momento acho que irei para Shelly e tentar flashar isso e as minhas tomadas da Blitzwolf com Tasmota.

Todos os meus interruptores em casa são duplos por isso terei de ir para Shelly 2.5, os dos estores tb é uma caixa dupla com estore+iluminação de exterior, com os Shelly 2.5 como são dois canais dá para estore + luz ou usa um canal para subir e outro para descer?
 
Eu tenho algumas coisas mas está na altura de decidir por onde quero seguir para depois não ficar com coisas a mais sem utilidade, neste momento acho que irei para Shelly e tentar flashar isso e as minhas tomadas da Blitzwolf com Tasmota.

Todos os meus interruptores em casa são duplos por isso terei de ir para Shelly 2.5, os dos estores tb é uma caixa dupla com estore+iluminação de exterior, com os Shelly 2.5 como são dois canais dá para estore + luz ou usa um canal para subir e outro para descer?
Não precisas de flashar os shelly, e usa os 2 canais para sobe e desce.
Se gostas da blitzwolf eles também têm um equipamento idêntico ao shelly 2.5 e a metade do preço +/-
 
Ai está a grande questão. Para tal provavelmente terás de ir para um Home Assistant e terás de perceber que equipamentos possas utilizar que sejam ou não proprietários que não estejam dependentes dos seus servidores centrais. A tarefa pode não ser fácil. Isto é, poderás ter de comprar equipamento e flashá-lo ou se for diretamente compatível, poderás simplesmente ignorar as tools disponibilizadas pelo construtor do equipamento, tal como acontece com o Shelly.

Contudo, não há bela sem senão: maior controlo, autonomia e segurança VS maior trabalho em manutenção e instalação e ainda custos em teres o teu próprio servidor.

Estou neste momento a montar o meu projeto de Smart Home e estou a equacionar tudo isto porque também terei estores elétricos e não só.
Podes usar a app da shelly sem acesso à cloud, apenas usando a tua rede interna.
 
Não precisas de flashar os shelly, e usa os 2 canais para sobe e desce.
Se gostas da blitzwolf eles também têm um equipamento idêntico ao shelly 2.5 e a metade do preço +/-

Tenho me dado bem com a blitzwolf, eles tem o BW-SS6 mas qt mais leio mais quero uma solução sem acesso à internet.

A ideia de flashar era para ficar tudo igual e em teoria ser mais facil de configurar num servidor local mas admito que ando entretido com outras coisas e sem ter lido muito sobre isso.
 
Existe configuração para o efeito? Sem ser necessário flashar os dispositivos?

Consegues explicar/exemplificar como?
É só retirar o acesso à cloud
Screenshot-20200925-005009-allterco-bg-shelly.jpg
 
Tenho me dado bem com a blitzwolf, eles tem o BW-SS6 mas qt mais leio mais quero uma solução sem acesso à internet.

A ideia de flashar era para ficar tudo igual e em teoria ser mais facil de configurar num servidor local mas admito que ando entretido com outras coisas e sem ter lido muito sobre isso.

Não precisas de flashar os shelly, e usa os 2 canais para sobe e desce.
Se gostas da blitzwolf eles também têm um equipamento idêntico ao shelly 2.5 e a metade do preço +/-

Podem-me dizer quais as vantagens/desvantagens desse módulo da blitzwolf face ao shelly 2.5?
É um módulo que conto comprar nos próximos tempos e se o mais barato cumprisse excelente.
Obrigado.
 
Perfeito. Uma última pergunta se possível e puderes confirmar. E consigo íntegra-lo no Home Assistant utilizando o software de origem e tendo a cloud desactiva?
Sim consegues, é só ativar o MQTT, é melhor, mais rápido e usa menos dados, impossibilita é a conexão à cloud, mas como não queres mesmo o acesso, é o melhor de 2 mundos para ti!
 
Podem-me dizer quais as vantagens/desvantagens desse módulo da blitzwolf face ao shelly 2.5?
É um módulo que conto comprar nos próximos tempos e se o mais barato cumprisse excelente.
Obrigado.
Sinceramente não aprofundei muito a leitura sobre o equipamento da blitzwolf, o shelly normalmente oferece integração com uma panóplia grande de plataformas se forma fácil e sem ser necessário flashar nada.. o da blitzwolf acredito que não seja tão "plug&play"
 
Sinceramente não aprofundei muito a leitura sobre o equipamento da blitzwolf, o shelly normalmente oferece integração com uma panóplia grande de plataformas se forma fácil e sem ser necessário flashar nada.. o da blitzwolf acredito que não seja tão "plug&play"

rjmpires, agredeço a tua ajuda. Este mundo está muito competitivo: há muitos aparelhos/dispositivos e todos oferecem algo de diferente e torna-se difícil de compreender das várias alternativas qual é aquela que se ajusta a nós, a não ser que se invista muito tempo a analisar cada um (ver vídeos, reviews, manuais do fabricante, etc.), o que se torna insustentável até certo ponto. A Shelly sempre foi uma hipótese para mim mas ficava sempre a dúvida se iria funcionar bem numa integração com HA e ignorando o serviço deles.

A título de exemplo: o LoraTap com controlo remoto para os estores elétricos que se baseia no serviço da Tuya é bastante interessante por ter o RF + Wi-Fi. A questão é que em parte alguma consegui entender se ao flashar com Tasmota o comando RF continua a funcionar. Portanto, por vezes só adquirindo um exemplar e testando é que se sabe. Ao adquirir um exemplar de cada dispositivo que nos revela interesse se no final não der o que se pretende.. são alguns €'s porta fora.
 
Podem-me dizer quais as vantagens/desvantagens desse módulo da blitzwolf face ao shelly 2.5?
É um módulo que conto comprar nos próximos tempos e se o mais barato cumprisse excelente.
Obrigado.

A Vantagem é sempre a mesma, preço. O da Shelly passa os 20€ o outro são 10€, sem contar se fosse trocar tudo por este tipo seriam uns 20, logo, Shelly 400€, Blitzwolf ficaria por 200.

Depois por norma as coisas da Blitzwolf costumam dar para flashar Tasmota facilmente e uma das tomadas até tem o mesmo hardware da Shelly logo ate podes flashar o firmware da Shelly.
 
O objetivo é sempre comprar um equipamento que cumpra os requisitos, cumpra o propósito e seja o mais barato possível, o problema depois é o tempo e as voltas que se tem que dar, uns são mais caros mas é só ligar e já está, outros são mais baratos mas é preciso mais trabalho e não têm todos os bells and whistles.
 
Cá está eu mandei vir uns Shelly para testar mas nada tenho a apontar aos Blitzwolf, são compatíveis com Google Home e diria que isso para 90% das pessoas chega.

Por ex os Shelly está-me a custar (na carteira) ter de comprar os 2.5 para algo tão simples como um interruptor duplo( que no meu caso são todos) mas só a ideia de ser plug & play meter os gajos numa VLAN sem acesso à NET e funcionar é tentador.

Como foi dito pelo user acima o importante é definir o que se precisa e o trabalho que isso dá, por norma o barato obriga a mais trabalho e aprendizagem.
 
Tens algum controlo central em que os baixe todos de uma vez?
Há vários anenómetros que dão para integrar em smart homes, agora fazê-lo direto deve ser mais complicado..
 
A maneira que me passa pela cabeça é colocar uns anenómetros ligados aos motores através de um relé.. mas não me parece uma coisa muito simples de executar [emoji14]
 
Back
Topo