Estores Elétricos

Olá a todos!
Adquiri o Shelly 2,5 para controlar os estores, de origem apenas comandados por RF, no entanto com o comando através da aplicação Shelly, não funciona. Observei que quando testo a calibração, é-me devolvida a informação que a potência mínima exigida de 4W não é obtida.
Já se depararam com este problema e conseguirão ajudar-me?

Obrigado.

Obs:
1. Não coloquei limitação no consumo na aba SAFETY > MAX POWER PROTECTION.
2. Através do comando original RF, consigo controlar o estore, através da APP só ouço o próprio click. (Edição: por alguma razão, perdi o controlo via RF)
 
Última edição:
Coloquei algures, penso eu neste tópico como os tenho ligados...
Os 2.5 não tem contatos secos, ou seja a fase passa por ambos os contatos.
Não sei muito bem como tens isso do RF, mas acredito que seja um relay que esteja a emular os botões físicos de um interruptor... Esse RF também é 230v?
 
Bom dia,

Aos poucos estou a alterar as coisas cá de casa para ficar tudo mais inteligente. O próximo passo serão os estores, neste momento são manuais. Vou instalar os interruptores wifi onde irão ligar os motores que preciso de comprar. (Vou fazer instalação elétrica, não quero nada com baterias.)

No entanto não está fácil de arranjar motor com este diâmetro: 28mm.

Alguém que tenha comprado? Alguma dica?

Fotos do tubo do estore:
(Na foto com a fita métrica ele não chega a ter os 30mm, a fita está com folga no inicio.)
IMG-20201210-145342.jpg

IMG-20201210-145448.jpg


Obrigado pela ajuda :)

Do que conheço não vais conseguir meter esse tipo de cortina elétrica.
As que existem já trazem de origem uma caixa monobloco com o motor la dentro.
 
Alguém sabe de alguém na zona de viana do castelo, alguem que faça a instalação dos shelly 2.5? Toda a gente que encontro é para daqui a um mês, ou dois e eu não percebo patavina de electricidade para fazer isto.
 
Tenho estores eléctricos cá em casa e alguns dos interruptores têm patilha com mola e pelo que me dizem são ideais para instalar relés para utilizar uma app para fechar/abrir estores remotamente.
Onde se consegue adquirir esses relés ao melhor preço?
 
Coloquei algures, penso eu neste tópico como os tenho ligados...
Os 2.5 não tem contatos secos, ou seja a fase passa por ambos os contatos.
Não sei muito bem como tens isso do RF, mas acredito que seja um relay que esteja a emular os botões físicos de um interruptor... Esse RF também é 230v?
Sim, 230V.
 
Olá a todos, vejo muita gente a usar os relés da Shelly, alguém já testou com os Sonoff zbmini? É que neste momento custam +-7,50€ que é menos de metade dos Shelly 2.5 a minha dúvida é se funcionam da mesma maneira.

Cumprimentos,
 
Última edição:
Olá a todos, vejo muita gente a usar os relés da Shelly, alguém já testou com os Sonoff zbmini? É que neste momento custam +-7,50€ que é menos de metade dos Shelly 2.5 a minha dúvida é se funcionam da mesma maneira.

Cumprimentos,
Não tenho nenhum, mas pelo que li devem funcionar.
Ter em atenção que os SHELLY são wifi e mais pequenos.
 
Boas pessoal.
Comprei um sonoff dualr3 para controlar as persianas.
Vou colocar no controle central e assim fazer subir e descer todas pela aplicação ao mesmo tempo. O interruptor centrar é daqueles duplos de clique em que um faz subir e o outro faz descer.
O problema é que não sei fazer a ligação. Sou um pouco noob nisto da eletricidade.
Será que alguém.me.pode dar uma ajuda?




 
Última edição:
Olá pessoal,

Vou instalar estores eléctricos numas janelas em casa e quero deixar aquilo inteligente.
A casa está em remodelações e ainda não tem nenhum ecosistema smart, pelo que ainda indeciso entre zigbee e wifi.

Para os estores é preferivel meter interruptores analogicos + relé smart (tipo shelly) ou é melhor comprar interruptores ja smart?
E já agora o que aconselham?
 
Não optei por interruptores Smart. Mandei vir um e não gostei do aspecto. Demasiado matacão. Depois, a ligação wi-fi perdia-se facilmente. Era um zemismart.

Optei por Shelly: fiável e eficaz. Caro talvez mas até agora só tive de fazer reset a 1 e já vão 6 meses.
 
Tenho Shelly. Se fosse para construção nova teria que estudar a melhor forma.... Se interruptor ou como tenho agora que não tenho nada a apontar (tens que ter algum cuidado com os firmwares que são lançados, nunca atualizar logo sem ver feedback lá no FB deles :) )
Mas uma coisa te digo para fazer: Caixas fundas e neutro em tudo quanto é caixa.
Fichas de Rede e coaxial em tudo que é divisão. Na sala pelo menos 2, + uma saída ótica. Saída para colunas e se conseguires definir o local da TV um fundo falso para cablagem e tomas elétricas :)
Bastidor para telecoms ou pelo menos um ATI generoso com espaço para os equipamentos ativos router, switchs, ...
 
Obrigado aos dois pela partilha.

Caixas fundas nos interruptores já não vou a tempo, já foram instaladas novas com a medida standard de interruptor, a não ser que desfaça o que está feito para as substituir.
Fichas de rede e coxial ja está garantido, saída otica não me tinha lembrado, mas vou explorar melhor essa questão.
As colunas e a televisão, vou deixar umas calhas por dentro da parede e tecto, para mais tarde passar a cablagem necessária.
Vai ter ATI, mas um bastidor também não está fora de questão.

Vou continuar a explorar este tema, mas devo acabar por optar por shelly também, quanto mais não seja pela resiliência, ou seja se um avariar (interruptor ou rele) ainda devo conseguir ter o outro a funcionar.
 
Obrigado aos dois pela partilha.

Caixas fundas nos interruptores já não vou a tempo, já foram instaladas novas com a medida standard de interruptor, a não ser que desfaça o que está feito para as substituir.
Fichas de rede e coxial ja está garantido, saída otica não me tinha lembrado, mas vou explorar melhor essa questão.
As colunas e a televisão, vou deixar umas calhas por dentro da parede e tecto, para mais tarde passar a cablagem necessária.
Vai ter ATI, mas um bastidor também não está fora de questão.

Vou continuar a explorar este tema, mas devo acabar por optar por shelly também, quanto mais não seja pela resiliência, ou seja se um avariar (interruptor ou rele) ainda devo conseguir ter o outro a funcionar.
Se já tens as caixas, então vai ser muito trabalho e moroso colocares Shelly nessas caixas. Especialmente 2.5. Dependerá também dos interruptores que tiveres. Se forem volumosos, poderás mesmo não conseguir.

Não tento pelo tamanho do Shelly. Não te esqueças que tens de meter cabos e wagos lá dentro também..
 
Se já tens as caixas, então vai ser muito trabalho e moroso colocares Shelly nessas caixas. Especialmente 2.5. Dependerá também dos interruptores que tiveres. Se forem volumosos, poderás mesmo não conseguir.

Não tento pelo tamanho do Shelly. Não te esqueças que tens de meter cabos e wagos lá dentro também..
Disse que os interruptores ficaram todos com caixa pequena, mas estava-me a referir aos da luz, os dos estores penso que ficaram com as caixas largas das tomadas. E no caso dos shelly 2.5 tenho também espaço para os instalar na propria caixa dos estores se for necessário.
 
Caso queiras também tornar a tua iluminação inteligente, terás igualmente problemas semelhantes. Diria que será mais barato adquirir um Shelly e investir em lâmpadas não inteligentes.

Quanto a instalar na caixa de estore, tens de garantir acesso ao Shelly a qualquer altura com facilidade. Se a caixa de estore for das modernas, de PVC, por exemplo.. abrir e fechar essas tampas com frequência vão ficar danificadas facilmente. Ter de intervir num shelly vai ser mais provável que numa caixa de estore.
 
Se for um reset ao Shelly, se tiver disjuntor separado para os estores que até é recomendado, pode fazer o 5 ON/Off num minuto para reset e voltar ao estado AP... Ou mesmo que esteja no disjuntor com mais coisas, fazer isso... fica mal (leia-se trabalhoso) é resetar todos.
Eu nunca o precisei de fazer, mas nunca ando com a última firmware...
Mas também não os colocaria na caixa de estores, mesmo que seja isolada a humidade será superior ao interruptor

Verifica qual a profundidade das caixas.... grande parte dos meus shellys estão ao alto, mas também tenho alguns ao alto logo por detrás do interruptor... e ainda tenho 2 no quadro elétrico a comandar 2 linhas:P
para os interruptores de luz verifica se tens NEUTRO.
 
Obrigado pelas sugestões, vou verificar esses pontos.
O dijuntor separado já é dificil, mas o resto acho que vou alterar para me assegurar que cada rele fica na caixa do interruptor.
 
Back
Topo