Estou fora das novidades, XP vs Vista

The_Technician

Power Member
Na altura em que o Vista saiu pro mundo dos warez, eu obtive uma copia para efeitos de exprimentar no modo trial (ah voces já pensavam que eu andava metido na pirataria nao?) e na altura nao havia drivers nenhuns, inclusive um dos meus cdroms nao funcionava :lol: e voltei ao xp onde estou bastante satisfeito até agora..
Contudo vou formatar o computador por razões alheias ao assunto e gostava de saber s ejá vale a pena mudar pra Vista, se é mais rapido o mais pesado, se se for mais pesado em quê.
As minhas specs estão explicitas no meu profile para alguma duvida sobre o hardware k tenho :p
 
Penso que depende muito do uso que dás ao computador... Espero que tenhas bom arrefecimento porque o Vista quando configurado de certa maneira está sempre a comer memória, cpu e gráfica!!
 
Eu pessoalmente dúvido que o vá usar alguma vez, na minha opinião o vista so veio piorar, pode tar mais rapido, mais bonito e essas coisas todas mas sinceramente aquilo é uma biblioteca de coisas que não fazem falta. Uso o Ubuntu e estou extremamente safisteito, e o xp dá para jogar quando quero aliviar o stress. Sinceramente tantos anos, tanto dinheiro e tantas pessoas a desenvolverem um software que nao minha opinião nao chega aos calcanhares do linux. Agora isto são opiniões...
 
Eu pessoalmente dúvido que o vá usar alguma vez, na minha opinião o vista so veio piorar, pode tar mais rapido, mais bonito e essas coisas todas mas sinceramente aquilo é uma biblioteca de coisas que não fazem falta. Uso o Ubuntu e estou extremamente safisteito, e o xp dá para jogar quando quero aliviar o stress. Sinceramente tantos anos, tanto dinheiro e tantas pessoas a desenvolverem um software que nao minha opinião nao chega aos calcanhares do linux. Agora isto são opiniões...

sabes eu fiquei co ma mesma ideia, o vista é 1 biblioteca de "megda" é mta coisa mta coisa mta coisa xiça
 
Mudar só por mudar com o intuito de substituir em pleno o WinXP acho que não é altura.
Claro que pode ser mais exigente agora, mas o XP também era na altura de lançamento. O melhor é esperar. Podes sempre utiliza-lo como segundo SO. Com o passar do tempo, em que todo o software feito por 3º suporte como deve ser o Vista, aí já outra história.
 
aconselho-te a esperar, instalas o Vista numa partição (10 GB chegam) e vais testando até que tudo o que tenhas de hardware seja suportado e que consigas fazer a transição sem problemas.
 
Eu pessoalmente dúvido que o vá usar alguma vez, na minha opinião o vista so veio piorar (...) Uso o Ubuntu e estou extremamente safisteito, e o xp dá para jogar quando quero aliviar o stress. Sinceramente tantos anos, tanto dinheiro e tantas pessoas a desenvolverem um software que nao minha opinião nao chega aos calcanhares do linux. Agora isto são opiniões...

n é bem assim, eu tou a usar o 2000 (meu PC é antiguinho), e já é raro haver jogos e outros softwares compativeis com o meu SO. qd saiu o xp também diziam o q estas a dizer agora do vista e tá quase tudo a usar o xp e ninguem se queixa.
 
n é bem assim, eu tou a usar o 2000 (meu PC é antiguinho), e já é raro haver jogos e outros softwares compativeis com o meu SO. qd saiu o xp também diziam o q estas a dizer agora do vista e tá quase tudo a usar o xp e ninguem se queixa.

Não me lembro de o meu XP me dar problemas na transição de SO, o que com o Vista é um facto.Quando critico o Vista é so pelo simples facto de estares a pagar um SO carissimo quando tens o Linux a borla que faz a mesma coisa e senão mais.
A diferença: Vista custa quase 50 contos e depois todo o software que queiras instalar tens que estar a comprar.
Linux é a borla e existem se nao me engano mais de 18.000 aplicaçoes grátis.

E dpois é como o SwimmerBoy diz, requer muito de um pc bom enquanto linux corre em qualquer maquina e pode ser optimizado para ela.

Agora podes-me dizer que o linux nao corre jogos, felizmente cada vez mais jogos correm em linux, e esses problemas também estao a acontecer com o Vista.
Acho simplesmente que para uma empresa como a Microsoft estão a fazer muito pouco com tanto dinheiro. No meu caso deste que instalei o Linux Ubuntu nunca mais usei windows, se nao para jogar e digo-te que estou muito satisfeito até por sentir que tenho software legal.

Da uma olhadela por ti mesmo e quando me mostrares o windows a fazer isso a ocupar 200megas de ram ou menos avisa
icon10.gif
e não leves o que estou a dizer a mal, é nada mais que uma critica no bom sentido de vos mostrar o que temos de bom e nao usamos ;)

Beryl:
http://www.youtube.com/watch?v=bYsxaMyFV2Y
http://www.youtube.com/watch?v=JD6BiKnLzck

Looking Glass:
http://www.youtube.com/watch?v=EjQ4Nza34ak
 
Não me lembro de o meu XP me dar problemas na transição de SO, o que com o Vista é um facto.Quando critico o Vista é so pelo simples facto de estares a pagar um SO carissimo quando tens o Linux a borla que faz a mesma coisa e senão mais.
A diferença: Vista custa quase 50 contos e depois todo o software que queiras instalar tens que estar a comprar.
Linux é a borla e existem se nao me engano mais de 18.000 aplicaçoes grátis.

E dpois é como o SwimmerBoy diz, requer muito de um pc bom enquanto linux corre em qualquer maquina e pode ser optimizado para ela.

Agora podes-me dizer que o linux nao corre jogos, felizmente cada vez mais jogos correm em linux, e esses problemas também estao a acontecer com o Vista.
Acho simplesmente que para uma empresa como a Microsoft estão a fazer muito pouco com tanto dinheiro. No meu caso deste que instalei o Linux Ubuntu nunca mais usei windows, se nao para jogar e digo-te que estou muito satisfeito até por sentir que tenho software legal.

Da uma olhadela por ti mesmo e quando me mostrares o windows a fazer isso a ocupar 200megas de ram ou menos avisa
icon10.gif
e não leves o que estou a dizer a mal, é nada mais que uma critica no bom sentido de vos mostrar o que temos de bom e nao usamos ;)

Opah, os problemas que relatam agora do Vista, aconteceu algo identico quando saiu o XP.
Eu recordo-me bastatnte bem, das criticas que fizeram ao XP no principio. Eram jogos, programas...
Tu não tiveste problemas durante a transição para o XP, porque tiveste sorte. Eu tive colegas meus em que algum hardware pura simplesmante deixou de funcionar.
Há relatos aqui de users que tem PC`s com alguns anitos que instalaram o Vista com sucesso.

Não vale a pena andarem a martelar no assunto.
 
Não me lembro de o meu XP me dar problemas na transição de SO, o que com o Vista é um facto.Quando critico o Vista é so pelo simples facto de estares a pagar um SO carissimo quando tens o Linux a borla que faz a mesma coisa e senão mais.
A diferença: Vista custa quase 50 contos e depois todo o software que queiras instalar tens que estar a comprar.
Linux é a borla e existem se nao me engano mais de 18.000 aplicaçoes grátis.

E dpois é como o SwimmerBoy diz, requer muito de um pc bom enquanto linux corre em qualquer maquina e pode ser optimizado para ela.

Agora podes-me dizer que o linux nao corre jogos, felizmente cada vez mais jogos correm em linux, e esses problemas também estao a acontecer com o Vista.
Acho simplesmente que para uma empresa como a Microsoft estão a fazer muito pouco com tanto dinheiro. No meu caso deste que instalei o Linux Ubuntu nunca mais usei windows, se nao para jogar e digo-te que estou muito satisfeito até por sentir que tenho software legal.

Da uma olhadela por ti mesmo e quando me mostrares o windows a fazer isso a ocupar 200megas de ram ou menos avisa
icon10.gif
e não leves o que estou a dizer a mal, é nada mais que uma critica no bom sentido de vos mostrar o que temos de bom e nao usamos ;)

Beryl:
http://www.youtube.com/watch?v=bYsxaMyFV2Y
http://www.youtube.com/watch?v=JD6BiKnLzck

Looking Glass:
http://www.youtube.com/watch?v=EjQ4Nza34ak

Epá sinceramente, quem quer usar linux, usa, porque conhece minimamente o sistema ou porque o quer fazer. Acho que Não é o tópico correcto pa tares aqui a defender o linux :). Se ao menos tivesses a fazer comparações com outras versões do windows.... Cada um tem as suas opções, eu por exemplo entre outros SO's tenho o Vista Ultimate 32 a workar a 100% no meu portatil e não me dá problema nenhum nas tarefas para as quais o uso, mas sim, é um sistema muito recente, e não há SO's perfeitos! Ajudem o rapaz...

ON TOPIC: Verifica software, hardware, etc. por incompatibilidades com o Vista (sim o sistema é um cadito mais pesado mas também existe solução para isso) depois faz uma escolha informada. Eu neste momento o Vista é o meu sistema principal.
 
Se queres um bom concelho instala o Vista como SO secundário e nas horas vagas vai "brincando" com ele. Assim vez qual e o melhor. Eu fiz isso e acho que por enquanto a melhor opção e manter o xp. Mas são opiniões.


Não me lembro de o meu XP me dar problemas na transição de SO, o que com o Vista é um facto.Quando critico o Vista é so pelo simples facto de estares a pagar um SO carissimo quando tens o Linux a borla que faz a mesma coisa e senão mais.
A diferença: Vista custa quase 50 contos e depois todo o software que queiras instalar tens que estar a comprar.
Linux é a borla e existem se nao me engano mais de 18.000 aplicaçoes grátis.

E dpois é como o SwimmerBoy diz, requer muito de um pc bom enquanto linux corre em qualquer maquina e pode ser optimizado para ela.

Agora podes-me dizer que o linux nao corre jogos, felizmente cada vez mais jogos correm em linux, e esses problemas também estao a acontecer com o Vista.
Acho simplesmente que para uma empresa como a Microsoft estão a fazer muito pouco com tanto dinheiro. No meu caso deste que instalei o Linux Ubuntu nunca mais usei windows, se nao para jogar e digo-te que estou muito satisfeito até por sentir que tenho software legal.

Da uma olhadela por ti mesmo e quando me mostrares o windows a fazer isso a ocupar 200megas de ram ou menos avisa
icon10.gif
e não leves o que estou a dizer a mal, é nada mais que uma critica no bom sentido de vos mostrar o que temos de bom e nao usamos ;)

Beryl:
http://www.youtube.com/watch?v=bYsxaMyFV2Y
http://www.youtube.com/watch?v=JD6BiKnLzck

Looking Glass:
http://www.youtube.com/watch?v=EjQ4Nza34ak

O grande problema é que o pessoal não esta habituado ao linux. Eu também usei ubuntu durante uns tempos e ao início foi complicado adaptar-me. E também é complicado arranjar certas drives para ele, ainda hoje não consegui encontrar as da placa de rede wireless x)
 
Eu tinha o XP Pro com o pack Vista (só para ficar mais bonito) e estava bastante feliz! agora no meu novo laptop tenho o Vista porque era com esse que vinha... a minha opinão: QUERO O XP NOVAMENTE!!! o Vista demora muito mais tempo a carregar, esta sempre a "sugar" memoria, tem o novo sistema de segurança que acho que mais valia estarem quietos, sempre que quero desinstalar um programa é uma dor de cabeça e o office 2007 obrigou-me a perder um tempo até saber trabalhar com aquilo e não me esquecer de gravar sempre de forma a dar para abrir com os anteriores (coisa que de vez em quando ainda me esqueço)! Já não falando que não reconheceu a minha impressora A3, nem a minha docking station da Targus :( só consegui por aquilo a trabalhar depois de andar a pesquisar patchs e drivers...
Os jogos nem me interessam muito, só tenho o PES 6 para quando vou de ferias para um sitio onde n há tv para ligar a Playstation. Mas certo é que sempre que utilizo um programa mais "pesado" estilo o AutoCad ou o 3DSMax aquilo fica tão lento que só dá vontade de lhe dar um empurrão, principalmente nos renders!!
Agora adorava saber como instalar o XP novamente uma vez que o sistemas de gestão da bateria bem como as drivers estão na partição do disco junto com o Vista :(
Mas assim que descobrir uma forma volto ao velhinho XP Pro e deixo o Vista para quando estiver melhor! Talvez qdo sair o SP2...
 
Boas, eu ja usei o Vista Ultimate 32bits e era muito porreiro sim senhor rapido e tudo, mas ainda existem mluitos bugs de modos que voltei ao XP talvez la para o fim do ano volte para o Vista quqndo ele estiver mais maduro, mas sao opçoes, se te apetece instalar instala e testa, ha colegas meus que estao satisfeiticimos com o SO maravilha mas eu por acaso nao fiquei, mas experimenta pode ser que te dez bem.

Cumps...
 
Boas!

Por aqui trabalha-se com o Vista Ultimate 64bits, e posso dizer que estou bastante satisfeito com o software...

Tenho tb no meu portatil Vista Home Edition 32bits, que também funciona lindamente!

Já tive anos a fio, XP e XP x64, alem do unbuntu (que faço distribuição gratuitamente em parceria com a canonical cá em PT).

O que posso dizer em relação a todos os OS´s que tenho conhecimento é o seguinte...

Para quem tenha 2 gigas ou menos de memória, recomendo para lazer e trabalho, o XP 32bits ou então o Vista 32bits, o XP leva actualmente um pouco mais de vantagem face ao Vista, devido á sua amadurecida base de suporte quer a nível de drivers quer a nível de apps disponíveis...

No entanto caso estejam disponíveis todos os drivers para o vista (convem verificar nos sites das marcas primeiro), penso que seja uma opção também bastante viável...

Concordo com a maioria que esperava algo revolucionário no vista... Infelizmente o Vista não é a revolução que se esperava (nem poderia ser...), mas sim uma evolução do XP...
Tem melhor segurança (ignorem o account control que é uma feature infeliz), com uma firewall mais apurada, antispyware integrado e várias layers de acesso...
Melhor e mais eficaz gestão de memoria (os que falam que chupa memoria...), é perfeitamente normal que assim seja por isto:

A memoria é para ser usada, e a melhor forma de o fazer é metendo tudo o que se puder meter em memoria e não no disco, o que na prática implica que apesar de termos mais memoria ocupada, temos na verdade uma melhor gestão da mesma, dai que a experiencia no vista acaba por ser mais suave, seja nas aplicações ou nos jogos (se bem que ai os drivers ainda não chegaram ao ponto...).
Visualmente também é mais interessante que o XP, falhando a meu ver no aspecto muito "web" que tem... em expecial no Explorador do windows...

Em relação ao Linux, tem feito grandes progressos nos ultimos anos e está quase a chegar ao ponto que deve estar...
Uma solução económica e alternativa á hegemonia do windows...
Com um bom interface gráfico (KDE ou GNOME), boas apps gratuitas e uma leveza no sistema, é um sistema atraente e de piscar o olho a quem tem um escritório e vários postos...
No entanto continuo a recomendá-lo apenas para uma solução de trabalho, pois a nível de lazer (em especial jogos), o windows ser bastante melhor (DirectX).
O calcanhar de aquiles continua a ser no entanto o seu sistema de instalação de aplicações, a falta de algumas applicações importantes (em especial as comerciais) e também o seu suporte limitado a drivers...

Por fim para quem tem 4 gigas ou superior, recomendo o vista 64bits, que claramente supera o xp x64...

Apesar de uma boa experiencia esse XP, a falta de apps para o OS e alguns drivers acabam por arruinar a experiencia...

O Vista 64bits, aparece assim como o melhor vista, já que alia processamento de 64bits em apps nativas e 32bits para as restantes sem que aja problemas de maior...
Alem disso a gestão de memoria nesse software está claramente melhor, sendo que com 4 gigas, a suavidade é excelente e os tempos de resposta também...
Não tem grandes problemas de drivers (pelo menos em comparação com o vista de 32bits), e acaba por ser a meu ver o sistema de eleição, já que é future proof...

Como tal e para concluir este grande post o que eu acho é que quem tem agora o vista e não joga, ou se joga joga pouco, acaba por não compensar a troca, no entanto se for para instalar novamente acho que o vista é plenamente justificado caso tenha os drivers todos... Já que é mais seguro, mais suave e mais intuitivo que o XP...

Cumprimentos

LPC
 
Já há largos meses que usava apenas o vista, ainda rc2 na altura, assim que saiu a rtm notou-se logo um boost na performance, e assim que tive acesso á versão pt que uso agora ainda mais rápido me parece(não por ser pt lol, talvez por terem lançado algum update a corrigir algo...).

Há dias naquela de testar o meu novo hardware(gráfica), vai de instalar o xp, criei a partição e tal..., xp instalado de fresco, updates feitos e mais nada instalado, 20 serviços a correr(contra os 60 que tenho no vista).

Vou jogar FEAR(hehehe), ao fim de uns minutos>reboot, vai de mudar de drivers da gráfica, jogar>reboot, temps estão boas, SO é o xp, e eu a pensar para mim que só podia ser da gráfica, saquei o FRAPS, e só para testar liguei o programa e vai de jogar(desta vez apenas 2 minutos para não reiniciar), vi o que tinha a ver e reiniciei.

Desta feita entrei no vista, onde jogo até enjoar, sem sequer instalar drivers da gráfica, e com os mesmo fps que no xp(20 serviços vs 60 serviços)

Quanto a haver muitos mais serviços a correr e mais memória ram a ser usada,(mesmo assim o vista corre no meu pc muito mais fluido que o xp) e pode ser paranoia minha, mas para quê comprar >2 cores e >2gb de ram se não fosse para mais e melhor processamento de dados em simultâneo?

Conclusão:O vista tira muito melhor partido do hardware(quando este existe, milagres não há, instalem o xp num pc com os requisitos minimos e verão), a questão dos reboots no xp pode ser algum problema, mas qual? é que não sou nenhum maçarico na coisa, já devo ter formatado umas largas centenas de vezes...e pc´s diferentes...
O vista não me deu até agora nem uma terça parte dos problemas que tive com o xp, e as poucas chatices que tive envolveram sempre um terceiro(drivers), que por norma teima em colar autocolantes nos pc´s para lançar as drivers 4 meses depois do SO ter saído(estou a falar da asus, pasme-se).

On topic:
Tendo em conta a tua a máquina The_tecnician, instala o vista que não vais ter problemas nenhuns, antes pelo contrário, espera-te uma pontuação no indice acima dos 5, isso vai ficar 5*, depois não te esqueças de vir aqui dizer alguma coisa aos retro fan boys e afins, mais que não seja para eu não ficar apelidado de o maluco :lol:

ps:afinal li mal, pensei ter visto 2x1gb de ram no teu "my system", sendo assim isso já não vai ficar tão bom como eu falava, 2gb é o ideal, mas tu deves ter para ai mais memória nalguma gaveta :), mete 2 gb e depois sim, instala o vista.
 
Última edição:
Tenho duas licenças do Vista Business, e já usei, mas fartei-me da lentidão e instalei o TinyXP.
WOW! Que grande diferença! E não senti nenhuma falta das "tretas" do Vista.
Para eyecandy e afins tenho o Linux + Compiz Fusion e o MacOSX.
 
andei relutante em instalar o vista durante bastante tempo

com todos os profetas da desgraça e com a estabilidade que tinha no XP adiei quanto pude


estou com o ultimate 32bits ha 2 meses....conservei uma partição de xp para benchar pk para benchs o vista sucks large.....


já não troco.....gosto bastante da maneira mais rápida como as coisas abrem.....da busca indexada....da maneira como aproveita a ram que tenho....

de que me serve ter muita ram e não a usar......

só não consegui....ainda....por a minha ricoh a funcionar...apesar de no fabricante dizer que o driver é para vista

ha coisas que tinhan que ser instaladas no xp (por ex a placa de rede da dfi 965) e que aparecem já instaladas e a funcionar


o sistema de detecção de rede é altamente.....foi chegar e já estava em rede......

eu tb jogo pouco.....C&C3 practicamente......:007:........
de resto.......folda....pasta......faz tudo o que lhe peço....o restauro parece-me ser bem melhor que o do XP....o facto de funcionar já é uma grande melhoria em relação ao XP.......:x2:


até ver não troco.......xp para benchar e no tatil para as fotos da maquina


cumps
 
Back
Topo