Estou lixado com a *****. Não me arranjam o carregador do portátil.

Obrigado pela informação, já não me lembro muito bem mas alguém me tinha dito que ou era a bateria ou o carregador tinha só 6meses de garantia. Pelos vistos é só treta para venderem.
 
Não é "treta para venderem"...

As pessoas que vendem também efetivamente não têm acerteza, e dizem ao calhas... Ou pelo menos o que acham, tal como te disseram que tinha só 6 meses de garantia e começaste a achar que sim :p, isso é para os vendedores também...
 
Normalmente todas as marcas só dão 1 ano de garantia nas baterias por exemplo, temos imensas situações dessas na ***** e as marcas simplesmente negam-se a dar mais que 1 ano de garantia...
 
Também é normal as marcas não darem (entenda-se não quererem dar) garantia em pens e cartões de memória por exemplo, no entanto o que manda é a lei e não as marcas e a lei diz que são 2 anos de garantia e que tanto é responsável pela garantia do bom funcionamento o vendedor como o produtor ou seu representante.
Se eles não gostam do que diz a lei ou não a querem cumprir ou a tentam limitar ou seja o que for, isso já é problema deles porque ou cumprem a bem ou a mal.
 
Infelizmente é raro ser cumprido como dizes, já houve várias (muitas mesmo) situações com julgados de paz e tribunais e as marcas ganharam sempre na situação das baterias...
 
Estás a gozar, certo?

Até hoje não vi nem tão pouco tive conhecimento de uma única decisão judicial que fosse a dizer que as baterias não tinham a normal garantia legal de tudo o resto.
Pelo contrário até há decisões judiciais a dizer que borrachas e discos e pastilhas (falando de veículos automóveis e de processos que estão neste momento a passar-me pela memória) tinham 2 anos de garantia, desde que os bens tenham sido adquiridos para consumo.
 
Claro que não estou a gozar, basicamente é o que tem acontecido nos últimos anos (atenção que é o que temos conhecimento, pessoalmente nunca estive envolvido em qualquer processo desses pois são tratados entre a marca, os advogados da empresa e os clientes).

Tirando as baterias que ultimamente é menos frequente, o prato nosso de cada dia é a Apple e a impossibilidade de trocar/devolver, são mais umas quantas aventuras.
 
Última edição:
Isso dos tribunais é tudo muito certinho e bonito mas é para marcas e fabricantes portugueses... a Apple e os chineses estão-se a c***r para os tribunais tugas... tenho um primo que está há anos à espera de um iPod e a Apple nem ai nem uí... está literalmente a c****-se....
 
Claro que não estou a gozar, basicamente é o que tem acontecido nos últimos anos (atenção que é o que temos conhecimento, pessoalmente nunca estive envolvido em qualquer processo desses pois são tratados entre a marca, os advogados da empresa e os clientes).
Ah ok, é a tal situação tradicional de teres ouvido que certa coisa era de certa maneira mas na realidade não estás minimamente por dentro do assunto nem tão pouco alguma vez viste uma única jurisprudência na matéria que fosse.

Todos os dias um pouco por todo o lado em Portugal (e por todo o mundo) temos decisões judiciais estranhas e ilógicas, não falta quem decrete que uma bola é quadrada, no entanto por cá em processos envolvendo baterias e garantia de bens adquiridos para consumo curiosamente nunca vi uma única decisão que fosse no sentido que te disseram. Disseram-te mal e é exatamente o oposto.

Passa por aqui e procura decisões em processos de baterias para consumo: Locais de obtenção de jurisprudência. E depois diz-me tu o teu veredito, já com real conhecimento de causa, após analisares processos e decisões (jurisprudência) na matéria.

---

Isso dos tribunais é tudo muito certinho e bonito mas é para marcas e fabricantes portugueses... a Apple e os chineses estão-se a c***r para os tribunais tugas... tenho um primo que está há anos à espera de um iPod e a Apple nem ai nem uí... está literalmente a c****-se....
Tenho um palpite que ele não moveu ação litigiosa, vou dar o palpite que ele ameaçou com ação litigiosa mas que não avançou com ela. Isto porque se ele tivesse avançado com uma ação não estava à espera da Apple para nada porque o que fosse decretado litigiosamente é que seria válido independentemente da vontade da Apple.
Nesta matéria em caso de litígio não se fazem ameaças, antes tomam-se ações. Manda-se só uma comunicação à outra parte a ameaçar ir para tribunais e similares e não se manda segunda, isto porque a segunda comunicação já é uma carta do Tribunal ou do Julgado de Paz a notificar da ação movida.
Normalmente nós como bons portugueses que somos passamos mais tempo a queixarmo-nos de problemas e a culpar meio mundo por eles do que a fazer alguma coisa para resolver situações que não achamos corretas. Falando em legislação de garantias, se cada pessoa que fosse injustiçada recorresse aos mecanismos legais disponíveis o cenário atual era totalmente diferente e para muito melhor do lado dos consumidores.
 
Tenho um palpite que ele não moveu ação litigiosa, vou dar o palpite que ele ameaçou com ação litigiosa mas que não avançou com ela. Isto porque se ele tivesse avançado com uma ação não estava à espera da Apple para nada porque o que fosse decretado litigiosamente é que seria válido independentemente da vontade da Apple.
Nesta matéria em caso de litígio não se fazem ameaças, antes tomam-se ações. Manda-se só uma comunicação à outra parte a ameaçar ir para tribunais e similares e não se manda segunda, isto porque a segunda comunicação já é uma carta do Tribunal ou do Julgado de Paz a notificar da ação movida.
Normalmente nós como bons portugueses que somos passamos mais tempo a queixarmo-nos de problemas e a culpar meio mundo por eles do que a fazer alguma coisa para resolver situações que não achamos corretas. Falando em legislação de garantias, se cada pessoa que fosse injustiçada recorresse aos mecanismos legais disponíveis o cenário atual era totalmente diferente e para muito melhor do lado dos consumidores.

Foi mesmo a tribunal e eles até foram condenados a pagar as custas mas o que o tribunal determinou nunca foi cumprido e nunca vai ser... e já passaram 2 anos...
 
Ouvi dizer mas posso tentar aprofundar, tenho quase a certeza que nunca foi dada uma bateria nova a nenhum dos clientes que levaram algum processo até ao final, mas lá está, posso estar enganado. Acções contra a Apple também têm sido muitas e até agora também não tenho conhecimento de ter sido resolvido seja o que for com algum cliente nesse sentido... mas também posso estar enganado e espero que esteja.
 
Foi mesmo a tribunal e eles até foram condenados a pagar as custas mas o que o tribunal determinou nunca foi cumprido e nunca vai ser... e já passaram 2 anos...
Ai cacilhas... :n1qshok:
Diz-lhe que vá de imediato falar com um solicitador de execução. Se ele tivesse feito isso no dia seguinte à sentença transitar em julgado já tinha o ipod há imenso tempo.

---

Ouvi dizer mas posso tentar aprofundar, tenho quase a certeza que nunca foi dada uma bateria nova a nenhum dos clientes que levaram algum processo até ao final, mas lá está, posso estar enganado
Vai ao link que coloquei atrás procurar processos na matéria e as decisões deles e tu próprio dirás depois que afinal a realidade tem uma diferença de 180º em relação ao que te disseram que era.
 
Desconhecia este assunto.
Perdoe-me o offtopic, mas isso quer dizer que a o meu aspirador a bateria, que antes aspirava a casa toda e agora só aspira meia divisão, poderia trocar a bateria ao abrigo da garantia?
 
O problema é que é sempre dada a causa como desgaste, nos portáteis e telemóveis é o mesmo... a autonomia diminui devido ao desgaste.
 
Desconhecia este assunto.
Perdoe-me o offtopic, mas isso quer dizer que a o meu aspirador a bateria, que antes aspirava a casa toda e agora só aspira meia divisão, poderia trocar a bateria ao abrigo da garantia?
Sim. Claro que há que tentar destingir entre defeito e feitio mas uma coisa é durar menos 10% ou algo do género e outra coisa é nem durar metade, é com certeza defeito. Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo)

--

Só por curiosidade, o que é que lhe pode acontecer se não cumprirem...? Se calhar nada...
Se não cumprirem o solicitador de execução penhora-lhes bens e procede à venda judicial dos mesmos de forma a ser paga a dívida, custas judiciais e incluindo custas do solicitador. Dá uma espreitadela aqui.
 
O ppl usa os equipamentos como se as baterias fossem perpétuas e nem sequer cumpre as instruções dos fabricantes. Um tipo que carregue a bateria 2 ou 3 vezes por dia e tenha sempre o portátil ligado não pode esperar milagres na duração e eficácia e lá está, os fabricantes ficam de pé atrás porque não sabem o uso que lhe é dado...
 
O ppl usa os equipamentos como se as baterias fossem perpétuas e nem sequer cumpre as instruções dos fabricantes. Um tipo que carregue a bateria 2 ou 3 vezes por dia e tenha sempre o portátil ligado não pode esperar milagres na duração e eficácia e lá está, os fabricantes ficam de pé atrás porque não sabem o uso que lhe é dado...

Exatamente, por isso é que eu nestas questões das garantias das baterias fico sempre dividido.
 
Back
Topo