1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Estou neste momento a montar o meu 1º PC (help!)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ZIGS, 29 de Junho de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 814)

1. ZIGS

ZIGS Power Member

Ora bem, cheguei à parte de instalar o cooler (Tuniq Tower 120) numa board Abit IN9 32X-MAX ( a caixa é uma Antec P182). Qual é a melhor posição para o montar? Ou seja, para que lado é que a ventoínha deve "soprar"? Eu estava a pensar pô-la a soprar para a parte de tráz, que tem uma ventoínha de extracção. E já agora, como é que eu sei qual o lado da ventoínha que "chupa" e/ou "sopra"?

2. Kamipt

Kamipt Power Member

O cooler deveria ter trazido um papel com instruções, no entanto estás a pensar correctamente, por a soprar para a parte de trás. A ventoinha sopra na direcção do dissipador.

3. ZIGS

ZIGS Power Member

No manual só diz como montar, não especifica a direcção. A ventoínha encaixa no meio do cooler, como posso saber qual dos lados é que puxa ar?

4. jtcgomes

jtcgomes Power Member

As "pás" viradas para cima o ar vai pra baixo...

5. OdracirPT

OdracirPT Power Member

Nas ventoinhas, está marcada em relevo uma setinha que indica para que lado é que ela sopra.

Essa setinha está ou dentro do rebordo da fan ou fora dela. Procura bem mesmo! ;)

Se a fan não tiver alguma setinha, pegas numa folha de papel fina e aproximas o mais possível da fan.

Última edição: 29 de Junho de 2007
  6. ZIGS

ZIGS Power Member

Boa dica, agora já tenho a certeza absoluta :) . Bem, agora estou a montar o cooler, mas como é que sei até onde devo apertar os parafusos? Não corro o risco de partir a board se apertar de mais? Aquilo mete-se uma mole nos parafusos, será que é até a mola ficar completamente "encolhida"?

7. ZIGS

ZIGS Power Member

Bom, surgiu outro problema. A minha fonte é uma Corsair 620W e para além dos cabos modulares tem 3 cabos fixos: 1 de 24 pins (alimentação mobo), 1 de 8 pins (alimentação CPU) e outro de 4 pins (que segundo o manual não é preciso ligar, tanto é que a mobo nem sequer tem um socket que o suporte). Anyway, o de 24 e 8 pins já estão ligados, mas no manual da mobo (Abit IN9 32X-MAX) pede-me também para ligar um outro cabo a um socket (ATX4P1) de 4 pins (1x4). Dizem eles que é um conector que dá energia auxiliar para dispositivos nas slots PCI-E. Que raio de cabo é este? Estive a ver nos cabos modulares e está lá um chamado "peripheral power connector cable" que tem 3 fichas, uma que liga à fonte, e outras duas iguais que "penso eu" ligam ao tal socket ATX4P1, se bem que a mobo só tem um socket e o cabo tem duas fichas. Será que é este o cabo certo? Eu tentei ligar uma das fichas ao tal socket e era um bocado apertado e também estou a achar estranho o cabo ter 2 fichas e a mobo só ter um socket. O que acham?

UPDATE: Estive a ver um video de um gajo a montar um PC (http://www.youtube.com/watch?v=x1NxsHpaL_s), e ele só ligou o de 24 pins e o de 4 pins [no meu caso foi o de 8, mas não interessa). Será que este tal socket ATX4P1 precisa mesmo de ser ligado?

Última edição: 29 de Junho de 2007
  8. ZIGS

ZIGS Power Member

Partilhar esta Página