Avaria Estouro e computador desligou

sPoOk69

Power Member
Boa noite pessoal,

Tinha o computador ligado e estava apenas com o browser aberto enquanto decorria a atualização do Warzone. Nisto ouço um estouro e o computador desligou-se e não voltou mais a ligar. O quadro da eletricidade não foi abaixo, mais nenhum outro equipamento se desligou nem mesmo o monitor. Naquele momento não houve cheiro a queimado e quando o abri também não.

A minha configuração é a seguinte:

I7-6700
Seasonic S12II 620W
ASUS B150M-A/M.2
Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 GAMING 8GB GD5
Corsair Vengeance LPX Black DDR4 2x8GB 2400MHz CAS14 1.2V
Crucial MX300 750GB
WD Blue 1TB 7200RPM

Uma vez que não houve cheiro a queimado, acham que pode ter sido a fonte ou algo mais? Apesar de já ter esta configuração desde finais de 2016, as horas de uso têm sido muito poucas e ainda assim tem levado a normal manutenção e limpeza.

Que testes é que posso fazer? E caso venha a confirmar ser da fonte, qual a que recomendam comprar? Aliás, penso que a fonte ainda deve estar na garantia. A Seasonic dá 5 anos certo?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
 
Última edição:
Boas, tens algum led que indique alimentação ligado na MB?
As ventoinhas giram ao tentar ligar?

Em principio pelo estouro, devera' ser mesmo a fonte, para teres a certeza so' arranjando outra fonte e ligar para testar.

Em termos de recomendação a seasonic costuma ser muito boa e os watts que tinhas eram suficientes para essa configuração, outras marcas a considerar sao corsair, enermax, fsp, superflower mas aqui ja' começas a entrar em despesas maiores.
 
Vê tb a Gráfica, já me aconteceu isso tb sem cheirar a queimado e tinha sido um transístor da gráfica que tinha queimado.
closeup-vista-do-adaptador-grafico-danificado-queimado_151013-5207.jpg
 
Entretanto já tinha feito o teste de fechar o circuito à fonte com o clip e ela não ligou sequer. Depois fui buscar outra fonte antiga só para testar a motherboard e está a funcionar, pelo que à partida terá sido apenas a fonte.

Também contatei o representante oficial da marca em Portugal e disseram-me que a questão da garantia não é com eles mas sim diretamente com o fabricante e que esse certamente iria pedir para enviar a fonte para fora do país com portes pagos por mim. Irei esclarecer isto mais tarde mas agora tenho alguma urgência pelo que preciso mesmo de comprar uma fonte nova.

Já falaram aqui em marcas mas recomendam algum modelo em específico? Vou talvez também abrir um tópico nas aquisições.

Obrigado pela ajuda de todos.
 
Sempre me pareceu esquisito esta coisa de serem representantes oficiais e depois nada é com eles. É só para venderam? A ASAE não tem nada a dizer?
Cumps
 
As lojas apenas dão os 2 anos de garantia que é obrigatório por lei, o restante é com a marca directamente. Se for um artigo muito caro compensa enviar para a marca agora neste caso uma PSU só se tivesse custado mais de 100€ pois só em portes vai ser uma pipa de massa devido ao peso, é que tem de ser enviado em correio registado.
 
As lojas apenas dão os 2 anos de garantia que é obrigatório por lei, o restante é com a marca directamente. Se for um artigo muito caro compensa enviar para a marca agora neste caso uma PSU só se tivesse custado mais de 100€ pois só em portes vai ser uma pipa de massa devido ao peso, é que tem de ser enviado em correio registado.
Claro que a garantia é de 2 anos. Não tinha reparado que já tinha 5 anos. :-) As minhas desculpas.
Cumps
 
A loja onde compraste a fonte não facilita (enviar através deles), mesmo que tenhas que pagar portes à loja? Provavelmente ficaria mais barato.
 
A "Seasonic" tem, creio, fábrica em Taiwan para onde a peça teria que ser enviada e, sendo fora da UE, é uma carga de trabalhos com papelada.
Se calhar fica mais barato e mais prático comprar uma nova.
Cumps
 
Sim, neste momento como tenho alguma urgência vou avançar para a compra de uma nova e mesmo isso não será fácil tendo em conta a falta de stock de fontes que existe atualmente.

A loja onde compraste a fonte não facilita (enviar através deles), mesmo que tenhas que pagar portes à loja? Provavelmente ficaria mais barato.

Mais tarde vou procurar saber junto da Seasonic quais são os procedimentos a ter e verei se vale ou não a pena acionar a garantia. Penso que através da loja não será possível, até porque eles não são os distribuidores da marca cá e os próprios distribuidores e representantes já se descartaram relativamente a este assunto.
 
Fala se tanto da seasonic e depois estoiram assim com poucos anos...
E tenho pcs com fontes lc power e outras tretas com mais de 15 anos e continuam a funcionar..
 
[QUOTE="sPoOk69, post: 16495477, Mais tarde vou procurar saber junto da Seasonic quais são os procedimentos a ter e verei se vale ou não a pena acionar a garantia..[/QUOTE]



A "trabalheira" é sobre a papelada toda que é necessária arranjar cá para que, quando for recebida da garantia, a alfândega não a considere como artigo novo e obrigar a taxas, impostos, etc..
Cumps
 
Fala se tanto da seasonic e depois estoiram assim com poucos anos...
E tenho pcs com fontes lc power e outras tretas com mais de 15 anos e continuam a funcionar..

Todo o material é passível de falhas. A LC Power já teve e continua a ser algumas fontes decentes na sua gama. Já as outras "tretas", eu não confiava a segurança da minha casa a uma dessas "tretas", mesmo que continuem a funcionar...

Sim, neste momento como tenho alguma urgência vou avançar para a compra de uma nova e mesmo isso não será fácil tendo em conta a falta de stock de fontes que existe atualmente.



Mais tarde vou procurar saber junto da Seasonic quais são os procedimentos a ter e verei se vale ou não a pena acionar a garantia. Penso que através da loja não será possível, até porque eles não são os distribuidores da marca cá e os próprios distribuidores e representantes já se descartaram relativamente a este assunto.

Salvo erro, a Seasonic tem um centro de reparação na Europa, particularmente, na Alemanha.

O problema, é que essa Seasonic em particular é uma péssima fonte e se a tua gráfica não foi também com a fonte, podes-te sentir um tipo com sorte, uma vez que a protecção nessa linha é virtualmente inexistente.

É uma unidade que foi vendida durante muito mais tempo do que devia. Já quando a compraste, não devia estar no mercado.

Posto isto, o dinheiro que vais gastar a mandar isso, juntamente ao tempo de espera...para receberes uma fonte igual que não se adequa a nenhum sistema moderno...pondera bem se vale a pena.

No entretanto, aposta numa fonte como deve ser:

https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/
 
A loja onde compraste a fonte não facilita (enviar através deles), mesmo que tenhas que pagar portes à loja? Provavelmente ficaria mais barato.

As fontes seasonic sao enviadas para alemanha, basta ires ao site da seasonic, preenches o rma online.
Depois eles dão-te a morada para envio e envias.

Se for por chronopost, o envio deve-te ficar entre 15 a 20 euros.
 
Faz RMA o envio e para centro Alemanha sim.Penso que se falares nisso mesmo eles ja te devem enviar a SIII , para substituir essa.(com sorte)

Eu a ti, comprava uma fonte boa nova e qd essa viesse vendi-a ou guardava-a para secundária/reserva.

A "nova" Seasonic SIII 650w , essa ja e DC-DC , a SIII e 550w group regulated.
 
Última edição:

Tudo bem, mas não era esse o meu ponto.

Quando digo a loja poder facilitar, seria enviar através da loja. Assumindo que a loja envia logo 5 ou 10+ fontes para esse centro na Alemanha, suponho que fique mais barato por fonte do que um envio único de um particular.

Mas por ~10€ não vale a pena chatear a loja, e sempre compensa receber uma fonte nova de RMA por ~10€ do que ir comprá-la.
 
Obrigado a todos pela preciosa ajuda, vou tratar desse assunto de RMA.

Acabei por comprar a Seasonic Focus GX-550. Felizmente foi só a fonte, podia ter sido pior.
 
Back
Topo