1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Estragos provocados por trovoada/PC não liga

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jorgetime, 28 de Julho de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 3730)

  1. Jorgetime

    Jorgetime Power Member

    Boas,

    Ora vou direto ao assunto:

    Estava de fora de casa, de férias, chego a casa, tento ligar uma televisão c/ recetor tdt... puff recetor não funciona, provavelmente a corrente que o estourou foi da antena. Asseguir vejo que router estoirou também. Apetece-me ir ao computador... puff não liga. Hoje veio o técnico da PT compor as cenas da meo, vê que as entradas do LCD onde está a meobox também não estão a funcionar. Bem acho que já deu para perceber.

    O PC simplesmente não dá sinal de vida nenhuma, experimentei com outra fonte e também não deu nada. Experimentei a fonte noutro computador e funciona. Concluo então que o que queimou foi a tensão vinda do cabo ethernet/router estoirado (cabo ethernet ainda funciona). Logo quase de certeza que a motherboard foi-se. A fonte que tenho é uma Corsair CX-400w, por isso acho que é boa suficiente para não ter deixado passar a corrente e para se "salvar". E aqui em casa o que se estragou foi coisas ligados ao cabo telefónico e à antena...

    Há probabilidade de ter queimado resto tudo? Não convinha MESMO NADA ter estragado o meu disco rigido. Já andei a ver se arranjo uma motherboard igual para comprar (Intel P43/45 socket 775), mas se tenho por exemplo o CPU queimado também já não queria comprar uma motherboard igual.
    Por isso gostar de saber se sabem os "sintomas". Tipo, se está apenas a motherboard estragada, o computador não dá sinal de vida mesmo?

    Ainda tenho hipóteses de experimentar se o disco rígido está a funcionar noutro computador, mas é só mesmo o disco rígido, o resto penso que não dá.

    Desde já, obrigado.
     
  2. ITWASTHATGUY

    ITWASTHATGUY Suspenso

    Isso agora só testando os componentes ..Mas é possivel que só a board se tenha avariado..

    Podes ver é se tens capacitores inchados ..cheiro a queimado zonas chamuscadas/pretas..Isso é sinal que poderá estar KO
    Ve tambem no socket do cpu ..
     
    Última edição: 28 de Julho de 2012
  3. Condensadores


    On topic:

    Com a eletricidade tudo pode acontecer. Tens mesmo de experimentar o disco noutro computador bem como o processador noutra board.
     
  4. barricas

    barricas Power Member

    Também me levou o pc à frente pela net. A fonte está na boa agora visto não ter onde testar o resto levei a uma loja daqui.
     
  5. integrao

    integrao Power Member

    Por vezes vale a pena ter " Seguro riscos electricos".
     
  6. Se não me engano maior parte dos seguros para as casas, tem uma alínea que cobre danos provocados por picos de electricidade que não tenham sido causados por nós, isto é, apenas por causas naturais como neste caso.

    À uns tempos aconteceu me o mesmo e a seguradora tratou de tudo.
    Em suma, só precisou de um documento assinado por uma loja do valor da reparação dos equipamentos e que comprove que os danos foram causados pela trovoada.
    Mandam uma pessoa para um "check" dos dados do acontecimento que foi reportado, pedem para assinar um documento e passado algum tempo emitem um cheque no valor dos danos (se tudo bater correcto é claro, nestes casos eles também verificam se na tua zona existiu realmente uma descarga elétrica forte o suficiente.)

    Informa te disso, liga ao teu mediador por exemplo e pode ser que tenhas sorte e tenhas a mesma alínea.
     
    Última edição: 29 de Julho de 2012
  7. Jorgetime

    Jorgetime Power Member

    Foste a uma simples loja daquelas costuma haver nos centros? Ou daquelas que costuma haver em centros comerciais?
    Depois diz os resultados.
    .
    Acho que vou arriscar e compro uma motherboard nova quase igual. Provavelmente se for a uma loja dessas vou ser "gamado.
     
  8. RodrigoCorreia

    RodrigoCorreia Suspenso

    Boas malta, o meu sistema de som logitech z2300 foi à vida com um pico de electricidade que passou aqui há uma hora. Agora voltei a ligar o pc, funciona tudo bem, mas as colunas morreram. Há possibilidade de reclamar danos materiais por este tipo de acidentes?

    cumps e obrigado
     
  9. MinisterOfSound

    MinisterOfSound Power Member

    Boas,

    Poder... podes, tens é que ver perante quem vais reclamar e se os custos dessa reclamação não seriam superiores á reparação/substituição das colunas.

    Cumps.
     
  10. RodrigoCorreia

    RodrigoCorreia Suspenso

    liguei para a edp que me disseram para apresentar queixa por escrito que depois entravam em contacto comigo para decidir qual a melhor opção
     
  11. Walderstorn

    Walderstorn Power Member

    Podes, o meu cunhado ha uns meses (se a memória não me falha outubro) ficou sem 1 Monitor, 1 Fonte e outras pequenas coisas, outras pessoas do predio ficaram sem electrodomesticos e uma empresa no andar de baixo com danos também num PC, demorou uns pequenos mas foi tudo resolvido.
     
  12. MinisterOfSound

    MinisterOfSound Power Member

    Boas,

    Ui, EDP... boa sorte pois são da coisa mais difícil de aceitar responsabilidades.

    Vê se o teu modelo não tem um fusível removível na traseira, se tem aconselhava-te a ver se não está fundido e trocava-o a ver se as colunas ficavam boas.
    Aposto como te ficava mais barato do que os custos das cartas registadas+chamadas que poderás ter que fazer.

    Cumps.
     
  13. Walderstorn

    Walderstorn Power Member

    Epa o caso não foi exactamente o mesmo porque a culpa foi da EDP, a corrente estava demasiado alta e eles mesmo afirmaram tal pos-vistoria, não sei exacatmente todos os dados, mas sei que a corrente estava muito acima do que devia por culpa deles e por isso pagaram um certo valor a cada 1, mediante a estimativa (foi la um tecnico às casas pelo que percebi).
     
  14. RodrigoCorreia

    RodrigoCorreia Suspenso


    Afinal tinha mesmo, não sabia que tinha, já o troquei e tudo funciona bem agora :D. Obrigado
     

Partilhar esta Página