Estraguei uma fonte - quero arranjar - URGENTE

The WolfMan

1st Folding then Sex
Bem, um amigo deu-me uma fonte de 250W para um pc que vai servir de Media center. ora bem a fonte estava cheia de po e eu abri-a e limpei-a. quando tava a por a fan, sem querer bati num condensador grande e preto que diz o seuinte (JEE [marca?]; 339uF [o u e eskesito]; 200v). Quando eu montei a fonte e liguei isto. o condensador rebentou e verteu ***** cena branca k solidificou. Está aki uma foto:



Posso arranjar isto? como?
 
Última edição pelo moderador:
Condensadores a rebentar são um máximo...PÁÁÁÁ

:D

para o meu post ser informativo,subscrevo o que disse o redalert,dizendo ainda que nao e certo que volte a funcionar...
 
não convem ser igual ao outro? onde compro condensadores? Se tiverem mais uf = + Watts?

Os condensadores têm várias características: capacidade (medida em Farad - F), tensão e temperatura máximas.

O que te disseram foi explícito:

Dessoldas o condensador que rebentou e trocas por um de 339 uF (micro Farad), com um índice de tensão máxima de, no mínimo, 200V.

E.g.:
339 uF @ 200V
339 uF @ 250V
339 uF @ 400V
etc.

Como podes ver, todos têm no mínimo 200V. Ninguém disse que tinha que ser mais, mas sim pelo menos isso.

Quanto ao valor da capacidade, daquilo (pouco) que sei, o melhor é não o alterares, pois vais alterar características da tensão/corrente no circuito.


Bom concerto.

(Se quiseres tenho por aqui uma fonte velhota de 250W :p)
 
Última edição:
Enganei-me, nao e de 339, mas sim de 330. amanha vou pedir ao meu pai para irmos a uma loja comprar os consensadores. como e que eu os dessoldo? são muito caros?
 
Lembrei-me agora... maneiras de testar a fonte sem por em causa estragar algum componente do pc?

E como e que limpo a porcaria que saiu daquilo e que está ''colada'' na pcb?
 
Álcool isopropílico. Em Lisboa havia na farmácia Barral. 8,5€ 2 litros :x

Tenta arrancar suavemente com ajuda de um objecto não-pontiagudo. Algumas substâncias atacam os acabamentos das PCB ou potenciam corrosão nos condutores e semicondutores. Usa solventes só em último caso.

Para limpar o pó/lixo da fonte usa um pincel com cerdas macias e bem compridas (e, de preferência, que não sejam fáceis de arrancar do pincel lol), uma máscara anti-pó (!!) e um local bem arejado.

:)


[[]]
 
Problema resolvido. Fui a casa de um vizinho que trabalha com o meu pai (este começou a gozar comigo a dizer que eu era maluco) e afinal o que tava estragado eram outros condensadores (os laranjinhas da foto). Ele tinha la fontes ''para decapitar'' e aproveitamos os condensadores da outra fonte. O que aconteceu foi que quando liguei, um interrompeu e o outro entrou em curto circuito. Agora tenho de de trocaar os condensadores electrólitos da minha futura (falta pagar) ECS P6VXM que tão inchados (parecem iogurtes fora do prazo)
 
Back
Topo