Estranho HDD Hitachi Deskstar - Problema Grave

TiagoGomes23

Power Member
Boa noite a todos

Antes demais, gostaria de pedir desculpa antecipadamente! Isto porque posso estar a fazer uma pergunta que já foi colocada mas o meu desespero é tanto que nem consigo ver direito...


Hoje cheguei a casa e como habitualmente, liguei o computador. Assim que apareceu o desktop, o computador bloqueou... quando digo bloqueou quero dizer que nem o teclado nem o rato respondeu!

Até aqui, tudo mal, mas tudo bem até porque esta situação já me tinha acontecido anteriormente mas o reboot resolveu o problema!

A gravidade da questão é que neste preciso momento, ligo o computador e nem o monitor responde, ou seja, o computador liga ( subentenda-se tem energia ) mas... nada! Nem bios, nem o ecran da Asus, nada!

Estamos a falar de um P4 a 3.0 Ghz com um HDD Hitachi Deskstar 160 GB


Alguém consegue dizer o que é que se poderá estar a passar?! O estranho disto tudo é que nem a ventoinha da motherboard responde e nem sequer aquele bip inicial que é habitual ouvir se ouve!

Alguém me consegue indicar o que é que poderá ser o problema?


Agradeço toda a ajuda que me possam dar...
 
fonte de alimentação na sucata ...

verifica se está tudo ligado .. todos os cabos de alimentação ...

isso pode ser muitas coisas ...

clear cmos ...
 
Obrigado pelo reply...

Tudo ligado! Provavelmente é mesmo da fonte de alimentação... digo isto porque o HDD é novo ( tem tipo 4 meses )!

Se não for, tens mais sugestões?

Não vou por o CPU a reparar porque não acredito em serviços de Assistência Técnica. Desde que pus a Ps2 a reparar, ter pago quase € 100 para vir a descobrir que era apenas uma questão de oleo no elevador da lente, decidi que a AT seria o ultimo dos ultimos recursos a ter em conta! Então desde que descobri o Techzone, para lojas de AT acabaram...!

Sem querer abusar, recomenda-se algum teste para ver se realmente à da Fonte de Alimentação?


Cumps
 
como é que sabes que o pc se liga se nao ouves os discos a rodar, nem a ventoinha do cpu nem nada ? a board pode ter ido À vida, o cpu pode ter queimado, o disco pode ter queimado e ao estar em curto circuito o pc nao liga.. tanta coisa.. so testando

Obrigado pelo reply...

Tudo ligado! Provavelmente é mesmo da fonte de alimentação... digo isto porque o HDD é novo ( tem tipo 4 meses )!

Se não for, tens mais sugestões?

Não vou por o CPU a reparar porque não acredito em serviços de Assistência Técnica. Desde que pus a Ps2 a reparar, ter pago quase € 100 para vir a descobrir que era apenas uma questão de oleo no elevador da lente, decidi que a AT seria o ultimo dos ultimos recursos a ter em conta! Então desde que descobri o Techzone, para lojas de AT acabaram...!

Sem querer abusar, recomenda-se algum teste para ver se realmente à da Fonte de Alimentação?


Cumps
sim.. tira a fonte fora, mete um clip dobrado ao meio, em U, e no ficha de 20/24pins da board, parece um rectangulo, no pin do cabo preto ( um qualquer, hano pin #1 varios) e 4 (normalmente é o fio verde, é unico) assim fazes uma especie de jumper, e depois pousas muito qietinho e tiras as maos !!!! e ligas À tomada e ve se a fonte liga. se sim fixe, se nao compra outra :P
 
Última edição pelo moderador:
OnTheNet,

Garantidamente, o PC liga, mas não arranca ( não sei se esta frase faz sentido ). Agora, das ultimas vezes que o liguei, o monitor ( a imagem ) "tremia" a meio, o que não era normal e tenho a certeza que era um sintoma do que aconteceu hoje!
 
Boas,

Experimenta desligar os cabos que ligam os discos e leitores de CD/DVD, remover todas as placas excepto a de video, deixar apenas uma memória (se tiveres mais que uma tenta alternadamente em várias slots) e tenta ligar o pc e depois diz o que acontece. O PC apita?

Cumps.
 
A ver se eu percebi... tiro a fonte de alimentação e ligo, com um clip, uma ponta na entrada que sai da fonte para a motherboard e a outra ponta na entrada que liga a ventoinha da motherboard à motherboard ( que tem o fio verde ).

Será isso ( uma imagem ajudava ) ?!


Apercebi-me agora o que estava a dizer... posso te dizer que já tou a suar e quase quase pronto a gastar 20 € numa fonte...
 
Última edição:
Boas,

Pelo que escreveste no 1º post dás a entender que o PC liga mas não arranca, se fôr o caso então excusas de fazer o chante na fonte já que se a fonte estivesse morta o PC não ligava.

Para confirmares abre uma das tampas do PC e verifica se a ventoinha do dissipador roda, aproveita que o PC está aberto para ver se o PC não tem lixo no interior.

Cumps.
 
Ja agora... caso a operação corra mal, o que é que pode acontecer?!

Boas Minister...

Ainda não fiz o chante ( eu e a electricidade nunca nos demos muito bem, mas vou seguir a tua segunda sugestão!

Fala-me só da ventoinha do dissipador! Estamos a falar da ventoinha que está na motherboard não é?!
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Experimenta desligar os cabos que ligam os discos e leitores de CD/DVD, remover todas as placas excepto a de video, deixar apenas uma memória (se tiveres mais que uma tenta alternadamente em várias slots) e tenta ligar o pc e depois diz o que acontece. O PC apita?

Cumps.

Boas,

Fizeste isto? Se fizeste o PC apita uma ou várias vezes?

Cumps.
 
Boas,

Verifica se a VGA está limpa e bem encaixada assim como as memórias, quando ligares o PC espera uns 10 segundos e coloca a mão no dissipador para ver se tá quente. Experimentaste trocar as memórias e tentar alternadamente?

Cumps.

EDIT: Vai ao teu Perfil e preenche os campos do Hardware para sabermos que PC tens.
 
desculpem o silêncio de ontem mas tive de me ir embora!

Hoje o PC ligou e diz o seguinte:

CPU over tempertura error!
Overclocking failed.


E esta?! Já ajuda a identificar o problema? Apenas para acrescentar que há bocado arrancou até ao ecran do Windows
 
Como já disseram, e bem, se a fonte estivesse "morta" mesmo os componentes não recebiam energia logo nenhum deles poderia ligar, e o teu caso é diferente pelo que dás a entender. Por acaso ontem aconteceu-me uma situação do genero mas foi mesmo a fonte que deu o berro, pois nem ligava nem nenhum dos componentes...

Deixo aqui um link de um topico de um forum que explica como fazer a "ligação directa" na fonte para comprovar o seu estado: http://forum.inforpascoa.pt/faq-s-manuais/925-como-testar-fonte-de-alimenta.html
 
Alguém?!

Tou desconfiado que o problema possa ser do dissipador... tive a ler umas informações na net e cruzei-me com uma situação parecida em que se fala de um "thermal gel".

Acham que pode estar relacionado com sobreaquecimento?!
 
Boas


Preciso da vossa colaboração...

O meu CPU não arranca e começo a pensar em alternativas mas queria a vossa opinião.

Como descrevi no tópico "Estranho HDD Hitachi Deskstar - Problema Grave ", o meu CPU liga, as ventoinhas arrancam mas não há interacção nenhuma, ou seja, parece que o HDD não interage com o resto até porque o nem à BIOS tenho acesso.

Das ultimas vezes que ligou, recebia a mensagem:

CPU over tempertura error!
Overclocking failed.


A minha pergunta é o que eu vou comprar para resolver este berbicacho! Tou a pensar em motherboards mas tenho receio de comprar uma e ficar na mesma!


Qual é a vossa opinião?

Cumps
 
Back
Topo